Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | LIMA, Rennan Francisco Messias de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-05T18:30:12Z | - |
dc.date.available | 2023-05-05T18:30:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/100 | - |
dc.description.abstract | In federal public education institutions, each year the student population grows, along
with the number of employees, generating the need for new technological resources, such as, for example more efficient and higher quality information systems. Due the development teams are small, with little maturity in processes, there are delays in fulfill the demands, in addition to the build process and delivery of the software product being costly and not repeatable, caused by excessive errors, it delays delivey and implementation , resulting in frequent corrections, causing delivery to take hours or days without product quality assurance. This is due to the high number of errors that are reported late, causing delays and consequently missed deadlines.
This work aimed to carry out a study on the adoption of integration and continuous delivery regarding the development software delivery cycle at Federal Institute of Acre (IFAC), in order to verify the impact of this adoption on the delivery process and product quality. To carry out this study, a systematic literature review (SRL) was performed that analyzed 54 studies published between 2016 and 2019, to collect evidence on challenges faced, best practices and tools used in the adoption and use of integration and continuous delivery. During the systematic review, 32 challenges, 20 best practices and 63 tools were found. From the evidence collected, a proposal for an evidence-based approach was built for the process of adoption and isk management of an integration and continuous delivery pipeline, through the relationship and combination of challenges and solutions (best practices and tools). As a validation of the approach, it was applied in an IFAC pilot project, being evaluated for feasibility, through the GQM, after adoption, using the method of comparison of the sister project. The main contributions of this work were: (1) the creation of a body of knowledge, from the evidence collected as a result of the systematic review, which works as a framework to compose the concrete and effective pipeline to be implemented; (2) a pipeline adoption process; and (3) an approach to risk management utilizing the body of knowledge. Finally, the process created in this research was applied in an IFAC pilot project and documented through an experience report presenting minimum strategies to adopt the integration and continuous delivery pipeline in a public education institution, containing the steps taken, tools used, challenges overcome, lessons learned and team feeling. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Integração contínua | pt_BR |
dc.subject | Entrega contínua | pt_BR |
dc.subject | Time to market | pt_BR |
dc.subject | Órgão público | pt_BR |
dc.subject | Economicidade | pt_BR |
dc.subject | Ifac | pt_BR |
dc.title | Implementação de pipeline de engenharia de integração e entrega contínua no Ifac | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8922527644966992 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GARCIA, Vinicius Cardoso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6613487636748832 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nas instituições públicas federais de educação, a cada ano a população estudantil cresce, juntamente com o número de funcionários, gerando a necessidade de novos recursos tecnológicos como, por exemplo, sistemas de informação mais eficientes e com maior qualidade. Devido as equipes de desenvolvimento serem pequenas, com pouca maturidade em processos, ocorrem atrasos para o atendimento às demandas, além do processo de build e entrega do produto de software ser custoso e não repetível, ocasionado pelo excesso de erros, demora para fazer a entrega e a implantação, acarretando em correções frequentes, fazendo com que a entrega demore horas ou dias sem garantia da qualidade do produto. Isso acontece por conta do alto número de erros que são reportados tardiamente, gerando atrasos e consequentemente a perda dos prazos. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo sobre a adoção da integração e entrega contínua quanto ao ciclo de entrega do desenvolvimento de software no Instituto Federal do Acre (IFAC), de forma a verificar o impacto dessa adoção no processo de entrega e qualidade do produto. Para a realização desse estudo, foi executada uma revisão sistemática da literatura (RSL) que analisou 54 estudos publicados entre 2016 e 2019, para coletar evidências sobre desafios enfrentados, melhores práticas e ferramentas utilizadas na adoção e uso de integração e entrega contínua. Durante a revisão sistemática, foram encontrados 32 desafios, 20 melhores práticas e 63 ferramentas. A partir das evidências coletadas, foi construída uma proposta de abordagem baseada em evidências para o processo de adoção e gestão de riscos de um pipeline de integração e entrega contínua, através da relação e combinação de desafios e soluções (melhores práticas e ferramentas). Como validação da abordagem, ela foi aplicada em um projeto piloto do IFAC, sendo avaliada quanto à viabilidade, através do GQM, após a adoção, utilizando o método de comparação do projeto irmão. As principais contribuições deste trabalho foram: (1) a criação de um corpo de conhecimento, a partir das evidências coletadas como resultado da revisão sistemática, que funciona como um framework para compor o pipeline concreto e efetivo a ser implementado; (2) um processo de adoção de pipeline; e (3) uma abordagem para o gerenciamento de risco utilizando o corpo de conhecimento. Por fim, o processo criado nesta pesquisa foi aplicado em um projeto piloto do IFAC e documentado através de um relato de experiência apresentando estratégias mínimas para adotar o pipeline de integração e entrega contínua em uma instituição de ensino pública, contendo as etapas percorridas, ferramentas utilizadas, desafios superados, lições aprendidas e as impressões da equipe. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações - Outras Instituições
|