Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | NERI, Cristiana Rodrigues Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T13:54:05Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20T13:54:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/128 | - |
dc.description.abstract | This work deals with the "Politics for Child Education: an analysis of the Single Reference
Curriculum of Acre after the National Common Curricular Base and has as this problem: How
is the Acre Single Reference Curriculum for Child Education of Excellence for All presented
with the support of the National Common Curricular Base. And it has as general objective to
analyze how the curriculum for Child Education is presented in CRUA/EI having as foundation
the BNCC. This is a research of qualitative approach and as a procedure of data collection the
documentary analysis. The research is characterized as exploratory, based on bibliographic
studies, including the survey of theses and dissertations in the Database of the Coordination for
the Improvement of Higher Education (CAPES), in addition to the search for scientific articles
in this same locus. For the analysis of the documents, the main reference was the CRUA/EI,
having as theoretical support the BNCC and as legal contribution the Federal Constitution of
1988 and the Law of Guidelines and Bases of Education LDB (9394/96), the National
Education Plan (2014-2024), the Early Childhood Framework (2016) and the National
Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2009; 2010). In the field of Early
Childhood Education, the main references were: Kramer (2006); Oliveira (2005; 2020),
Barbosa (2010), Cerisara (1999; 2002). On public policies we consulted Mainardes (2006,
2011). On Sacristán curriculum (2000). As for the methodological foundation, we are anchored
in Gil (2002; 2008); Minayo (2008); Marconi; Lakatos (2002; 2003); Bardin (1977). For data
analysis, Bardin's Content Analysis was used, in which the central and intermediate categories
were elaborated a posteriori, which generated the sections of the dissertation. The results of
this research demonstrate that CRUA/EI meets what is indicated in the BNCC. The CRUA
expanded some themes in relation to BNCC. From the perspective of Sacristán (2000), we can
say that it is a prescriptive curriculum. As for the participation of the community in its
construction, spaces for discussions were not opened in the initial phases, we realized that
participation was only possible through online consultation. Thus, the predominance of the
participation of the SEME team was verified. The construction process took place in a lightened
way. The document may even have been made collaboratively, but it left aside the democratic
conception in the formulation of this curriculum. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Child Politics | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Acre | pt_BR |
dc.subject.classification | Políticas para Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject.classification | Currículo | pt_BR |
dc.subject.classification | Acre | pt_BR |
dc.title | Políticas para a educação infantil: uma análise do currículo de referência único do Acre pós base nacional comum curricular | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8724088501534988 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GROTTI, Giane Lucelia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7304681363616095 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho trata das “Políticas para a Educação Infantil: uma análise do Currículo de
Referência Único do Acre pós Base Nacional Comum Curricular” e tem como problemática:
Como é apresentado o Currículo de Referência Único do Acre para Educação Infantil de
Excelência para Todos (CRUA/EI) tendo como sustentação à Base Nacional Comum Curricular
(BNCC)? E possuí como objetivo geral analisar como o currículo para Educação Infantil é
apresentado no CRUA/EI tendo por alicerce a BNCC. Trata-se de uma pesquisa de abordagem
qualitativa e como procedimento de coletas de dados a análise documental. A pesquisa
caracteriza-se como exploratória, a partir de estudos bibliográficos, incluindo o levantamento
de teses e dissertações no Banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível
Superior (CAPES), além da busca por artigos científicos nesse mesmo locus. Para a análise dos
documentos, a principal referência foi o CRUA/EI, tendo como suporte teórico a BNCC e como
aporte legal a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB
(9394/96), o Plano Nacional de Educação (2014-2024), o Marco da Primeira Infância (2016)
as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009; 2010). No campo da
Educação Infantil, as principais referências foram: Kramer (2006); Oliveira (2005; 2020),
Barbosa (2010), Cerisara (1999; 2002). Sobre políticas públicas consultamos Mainardes (2006,
2011). Sobre currículo Sacristán (2000). Quanto à fundamentação metodológica, nos
ancoramos em Gil (2002; 2008); Minayo (2008); Marconi; Lakatos (2002; 2003); Bardin
(1977). Para a análise dos dados, foi utilizada Análise de Conteúdo de Bardin, em que foram
elaboradas, a posteriori as categorias centrais e intermediárias, as quais geraram as seções da
dissertação. Os resultados desta pesquisa demonstram que o CRUA/EI atende o que é indicado
na BNCC. O CRUA ampliou algumas temáticas com relação a BNCC. Sob a ótica de Sacristán
(2000), podemos dizer que se trata de um currículo prescritivo. Quanto a participação da
comunidade na sua construção, não foram abertos espaços de discussões nas fases iniciais,
percebemos que a participação só foi possível por meio da consulta on-line. Assim, foi
constatado a predominância da participação da equipe SEME. O processo construção ocorreu
de forma aligeirada. O documento pode até ter sido feito de forma colaborativa, porém, deixou
de lado a concepção democrática na formulação desse currículo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.patentno | UFAC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações - Outras Instituições
|