Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | SALDANHA, Alan da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T16:06:24Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20T16:06:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/129 | - |
dc.description.abstract | This study presents, through the life stories of theater directors and artists,
during the period from 1975 to 1985, in Rio Branco - Acre, with the general
objective of this to deepen training, pedagogy, and the process of scenic creation
in the study ways of acting and doing in Acre's theater, since the interest was
focused on knowledge and know-how, as well as their implications for theatrical
activity. For this, the methodology was adopted, Oral History, more specifically:
Thematic Oral History, Meihy, and Ribeiro (2011). The work was based on the
studies of theater pedagogues such as Stanislávski (2010), Brecht (1978),
Grotowski (1992), and others. This way, through the narratives of other
documents collected, such as photographs, newspaper clippings, letters, and
other documents, it was possible to revisit, record, and analyze the experiences,
expectations, thoughts, and knowledge hidden in the memory of these Rio
Branco theater artists. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Staging | pt_BR |
dc.subject | Knowledge and Know-how | pt_BR |
dc.subject | Formation | pt_BR |
dc.subject | Creation process | pt_BR |
dc.subject | Oral History | pt_BR |
dc.subject.classification | Encenação | pt_BR |
dc.subject.classification | Saberes e Saber-fazer | pt_BR |
dc.subject.classification | Formação | pt_BR |
dc.subject.classification | Processo de Criação | pt_BR |
dc.subject.classification | História Oral | pt_BR |
dc.title | (Re) visitando os modos de “agir e fazer” teatro em Rio Branco – AC de 1975 a 1985 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0577464930955156 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GOMES, Micael Carmo Côrtes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2608909873734527 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta por meio das histórias de vida de encenadores e
artistas de teatro, no período de 1975 a 1985, em Rio Branco – Acre, tem como
objetivo geral se aprofundar no processo de formação, na pedagogia, no
processo de criação cênica e nos modos de agir e fazer do teatro acreano, uma
vez que o interesse estava voltado aos saberes e ao saber-fazer, bem como
suas implicações na atividade teatral. Para isto foi adotada a metodologia,
História Oral, mais especificamente: História Oral Temática, Meyhi e Ribeiro
(2011). Assim, o trabalho se fundamentou nos estudos dos pedagogos do teatro
tais como, Stanislávski (2010), Brecht (1978), Grotowski (1992), e outros. Desta
forma, por meios das narrativas de outros documentos coletados, como
fotografias, recortes de jornais, cartas e outros documentos, foi possível revisitar,
registrar e analisar as experiências, as expectativas, o pensamento e os saberes
escondidos na memória desses artistas de teatro rio-branquense. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Bloco da Pós-Graduação - Bloco dos Mestrados | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.identifier.patentno | UFAC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações - Outras Instituições
|