Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSALDANHA, Alan da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-20T16:06:24Z-
dc.date.available2023-07-20T16:06:24Z-
dc.date.issued2022-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/129-
dc.description.abstractThis study presents, through the life stories of theater directors and artists, during the period from 1975 to 1985, in Rio Branco - Acre, with the general objective of this to deepen training, pedagogy, and the process of scenic creation in the study ways of acting and doing in Acre's theater, since the interest was focused on knowledge and know-how, as well as their implications for theatrical activity. For this, the methodology was adopted, Oral History, more specifically: Thematic Oral History, Meihy, and Ribeiro (2011). The work was based on the studies of theater pedagogues such as Stanislávski (2010), Brecht (1978), Grotowski (1992), and others. This way, through the narratives of other documents collected, such as photographs, newspaper clippings, letters, and other documents, it was possible to revisit, record, and analyze the experiences, expectations, thoughts, and knowledge hidden in the memory of these Rio Branco theater artists.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStagingpt_BR
dc.subjectKnowledge and Know-howpt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectCreation processpt_BR
dc.subjectOral Historypt_BR
dc.subject.classificationEncenaçãopt_BR
dc.subject.classificationSaberes e Saber-fazerpt_BR
dc.subject.classificationFormaçãopt_BR
dc.subject.classificationProcesso de Criaçãopt_BR
dc.subject.classificationHistória Oralpt_BR
dc.title(Re) visitando os modos de “agir e fazer” teatro em Rio Branco – AC de 1975 a 1985pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0577464930955156pt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Micael Carmo Côrtes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2608909873734527pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta por meio das histórias de vida de encenadores e artistas de teatro, no período de 1975 a 1985, em Rio Branco – Acre, tem como objetivo geral se aprofundar no processo de formação, na pedagogia, no processo de criação cênica e nos modos de agir e fazer do teatro acreano, uma vez que o interesse estava voltado aos saberes e ao saber-fazer, bem como suas implicações na atividade teatral. Para isto foi adotada a metodologia, História Oral, mais especificamente: História Oral Temática, Meyhi e Ribeiro (2011). Assim, o trabalho se fundamentou nos estudos dos pedagogos do teatro tais como, Stanislávski (2010), Brecht (1978), Grotowski (1992), e outros. Desta forma, por meios das narrativas de outros documentos coletados, como fotografias, recortes de jornais, cartas e outros documentos, foi possível revisitar, registrar e analisar as experiências, as expectativas, o pensamento e os saberes escondidos na memória desses artistas de teatro rio-branquense.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentBloco da Pós-Graduação - Bloco dos Mestradospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.patentnoUFACpt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações - Outras Instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALAN SALDANHA - DISSERTAÇÃO.pdfDissertação6.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ALAN SALDANHA - TERMO.pdfTermo de autorização370.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.