Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | OLIVEIRA, Roger Correa de. | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-12T15:06:44Z | - |
dc.date.available | 2022-09-12T15:06:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/12 | - |
dc.description.abstract | The study aimed to analyze the inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder
- ASD in the formal educational spaces of the Federal Institute of Acre - Campus Rio
Branco. By problematizing the inclusion, we sought to meet the objectives designated
in the project: knowing and conceptualizing the disorder, analyzing the progress of
enrollment in integrated courses, knowing how management acts in the inclusive
process, in particular for students with ASD. Composed of three articles that were
based on understanding the need for effective education for the entire society. The
research method followed a qualitative approach, and the development, application
and validation of the educational product followed the steps of the proposed research.
The initial results are reflected in the increasing enrollment of students with the Autistic
Spectrum and the advances of the Institution's Management Team in inclusive actions
and practices, as well as revealing the challenges to improve school inclusion. Facts
that culminated in the development of an educational product in the form of a Guide
for Ifac Managers to deal with the inclusion of students with ASD. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Espaços pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
dc.title | A Inclusão do Autista no Espaço Pedagógico do Instituto Federal do Acre do Campus Rio Branco. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0268162070221562 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FREITAS, CÉSAR GOMES DE. | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7425147140892912 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho teve por objetivo analisar sobre a inclusão de alunos com Transtorno do
Espectro Autista - TEA nos espaços formais pedagógicos do Instituto Federal do Acre
– Câmpus Rio Branco. Ao problematizar a inclusão, buscou-se atender os objetivos
designados no projeto: conhecer e conceituar o transtorno, analisar o avanço das
matrículas nos cursos integrados, saber sobre como a gestão age no processo
inclusivo, em particular de discentes com TEA. Composto por três artigos que foram
alicerçados em compreender a necessidade de uma educação efetivamente para toda
a sociedade. O método da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, e o
desenvolvimento, aplicação e validação do produto educacional seguiram as etapas
da pesquisa proposta. Os resultados inicias se traduzem na crescente ascensão
matricular de alunos com o Espectro Autista e os avanços da Equipe Gestora da
Instituição nas ações e práticas inclusivas, bem como revela os desafios para
aprimorar a inclusão escolar. Fatos que culminaram na elaboração de produto
educacional em forma de um Guia para Gestores do Ifac para lidar com ainclusão de
alunos com TEA. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Branco | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - 2018
|