Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/12
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Roger Correa de.-
dc.date.accessioned2022-09-12T15:06:44Z-
dc.date.available2022-09-12T15:06:44Z-
dc.date.issued2021-07-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/12-
dc.description.abstractThe study aimed to analyze the inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder - ASD in the formal educational spaces of the Federal Institute of Acre - Campus Rio Branco. By problematizing the inclusion, we sought to meet the objectives designated in the project: knowing and conceptualizing the disorder, analyzing the progress of enrollment in integrated courses, knowing how management acts in the inclusive process, in particular for students with ASD. Composed of three articles that were based on understanding the need for effective education for the entire society. The research method followed a qualitative approach, and the development, application and validation of the educational product followed the steps of the proposed research. The initial results are reflected in the increasing enrollment of students with the Autistic Spectrum and the advances of the Institution's Management Team in inclusive actions and practices, as well as revealing the challenges to improve school inclusion. Facts that culminated in the development of an educational product in the form of a Guide for Ifac Managers to deal with the inclusion of students with ASD.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEspaços pedagógicospt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
dc.titleA Inclusão do Autista no Espaço Pedagógico do Instituto Federal do Acre do Campus Rio Branco.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0268162070221562pt_BR
dc.contributor.advisor1FREITAS, CÉSAR GOMES DE.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7425147140892912pt_BR
dc.description.resumoO trabalho teve por objetivo analisar sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA nos espaços formais pedagógicos do Instituto Federal do Acre – Câmpus Rio Branco. Ao problematizar a inclusão, buscou-se atender os objetivos designados no projeto: conhecer e conceituar o transtorno, analisar o avanço das matrículas nos cursos integrados, saber sobre como a gestão age no processo inclusivo, em particular de discentes com TEA. Composto por três artigos que foram alicerçados em compreender a necessidade de uma educação efetivamente para toda a sociedade. O método da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, e o desenvolvimento, aplicação e validação do produto educacional seguiram as etapas da pesquisa proposta. Os resultados inicias se traduzem na crescente ascensão matricular de alunos com o Espectro Autista e os avanços da Equipe Gestora da Instituição nas ações e práticas inclusivas, bem como revela os desafios para aprimorar a inclusão escolar. Fatos que culminaram na elaboração de produto educacional em forma de um Guia para Gestores do Ifac para lidar com ainclusão de alunos com TEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Brancopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_0428415_Dissertacao___Roger_Correa_de_Oliveira.pdfDissertação13.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Guia para gestores do Instituto Federal do Acre - Campus Rio Branco voltado para à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista..pdfProduto Educacional de Mestrado10 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.