Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Gabriela Antonia da Costa-
dc.date.accessioned2023-07-31T16:05:43Z-
dc.date.available2023-07-31T16:05:43Z-
dc.date.issued2020-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/132-
dc.description.abstractLa presente investigación se desarrolló como un curso de postgrado en Agricultura Familiar, ofrecido por el Instituto Federal de Acre. Su objetivo es reflexionar sobre la relación entre la educación en agroecología y el concepto de territorio, en diálogo con autores como Caldart, Sousa y Arroyo, también con las narraciones de los estudiantes del curso técnico superior en agroecología, en el Campus Avanzado Rio Branco Baixada do Sol del Instituto Federal do Acre, alumnos del primer y segundo semestre del curso en el segundo semestre del año académico de 2019. Para escuchar, registrar y reflexionar sobre las narraciones de los estudiantes del curso técnico en Agroecología, se buscó la perspectiva metodológica de la investigación, referencias en el campo de los estudios de historia oral, investigación de acción, investigación participativa y grupos focales, como el método más oportuno para crear un espacio para el diálogo colectivo, con mayor alcance y sensibilidad en relación con las historias de vida narradas. La investigación permitió identificar y señalar problemas sociales que se cruzan con la vida estudiantil, así como la importancia de las instituciones que piensan en la diversidad como una lógica social. Una elaboración y práctica de políticas públicas que tengan como objetivo encajar diferentes identidades e historias en el proceso de enseñanza-aprendizaje, que presenten perspectivas de una transformación social real y en las relaciones de trabajo, que sean justas, sensibles y alcanzables, de modo que, de hecho, satisfagan la demanda de capacitación en las diferentes áreas profesionales en el ámbito de la vida en la selva.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmazoníapt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectEducación ruralpt_BR
dc.subjectEducación profesionalpt_BR
dc.subjectJuventudpt_BR
dc.subject.classificationAmazôniapt_BR
dc.subject.classificationAgricultura Familiarpt_BR
dc.subject.classificationEducação do Campopt_BR
dc.subject.classificationEducação Profissionalpt_BR
dc.subject.classificationJuventudept_BR
dc.titleTerritório e educação: relatos de estudantes do curso técnico subsequente em agroecologia do Instituto Federal do Acrept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0862501326752014pt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Joana de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5038721915390915pt_BR
dc.contributor.advisor-co1NARAHARA, Karine Lopes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1436535409103673pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida enquanto trabalho de conclusão de curso de Pós-graduação em Agricultura Familiar, ofertada pelo Instituto Federal do Acre. O objetivo consiste em refletir sobre a relação entre educação em agroecologia e o conceito de território, em diálogo com autores como Caldart, Sousa e Arroyo e com as narrativas de discentes do curso técnico subsequente em agroecologia do Campus Avançado Rio Branco Baixada do Sol do Instituto Federal do Acre, que cursaram o primeiro e o segundo período do curso no segundo semestre do ano letivo de 2019. Para proceder a escuta, registro e reflexão sobre as narrativas dos e das discentes do curso técnico em Agroecologia, a perspectiva metodológica da pesquisa buscou referências no campo de estudos da história oral, da pesquisa-ação, da pesquisa participante e dos grupos focais, como método mais oportuno para a criação de um espaço de diálogo coletivo, com maior alcance e sensibilidade em relação às histórias de vida narradas. A pesquisa permitiu identificar e apontar questões sociais que cruzam a vida discente, assim como a importância de instituições que pensem na diversidade enquanto lógica do social. A elaboração e a prática de políticas públicas que visem o encaixe de distintas identidades e histórias no processo de ensino aprendizagem, que apresentem perspectivas de uma real transformação social e nas relações de trabalho, que sejam justas, sensíveis e alcançáveis, para que de fato, a demanda de formação em distintas áreas profissionais no âmbito da vida na floresta, sejam atendidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPós-graduação em agricultura familiar - Campus Baixada do Solpt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.patentnoIFACpt_BR
Aparece nas coleções:Pós Graduação em Agricultura Familiar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA ANTONIA DA COSTA SOUZA - MONOGRAFIA.pdfMonografia869.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
GABRIELA ANTONIA DA COSTA SOUZA - TERMO.pdfTermo1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.