Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | SILVA, Raiury Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T15:40:06Z | - |
dc.date.available | 2023-08-03T15:40:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/133 | - |
dc.description.abstract | Family farming today represents a strong segment that supplies the table of families in
urban centers. The commercialization activity of family farming takes place in several
spaces, such as open markets. These fairs are spaces for trade and also for the
relationship between consumer and producer. However, the new pandemic reality
caused by covid-19 has placed family farming in a new challenging scenario, mainly
for the availability of marketing channels and strategies to reach its consumers. This
work aims to identify the marketing channels and sales strategies used by family
farming before and during the pandemic in Rio Branco - AC. The methodology used
was the bibliographic review together with the exploratory research applied through a
structured questionnaire with objective and subjective questions to 50 family farmers
distributed among the three main street markets in Rio Branco: Elias Mansour
Municipal Market, Francisco Assis Marinheiro Municipal Market ( Mercado da Estação)
and the Rio Branco Supply Center (CEASA), where the Producer’s Fair is held. The
collected data were systematized, using the quantitative method, and tabulated in
Excel spreadsheets. It was observed that the main market accessed by family farming
is the open market. During the pandemic, marketing strategies were adopted using
digital means for sale, however these strategies were manifested in an individualized
way. In this way, there is a need to strengthen dialogue with the government to develop
collective entrepreneurship skills and policies to minimize impacts in crisis scenarios
that meet the needs of family farming. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Strategies | pt_BR |
dc.subject | Family farming | pt_BR |
dc.subject | Market | pt_BR |
dc.subject | Market | pt_BR |
dc.subject.classification | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.classification | Estratégias | pt_BR |
dc.subject.classification | Agricultura familiar | pt_BR |
dc.subject.classification | Mercado | pt_BR |
dc.subject.classification | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.title | O efeito da pandemia na comercialização da agricultura familiar nas principais feiras de Rio Branco – AC | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8568124999228575 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PLESE, Norma Giovanna da Silva Pereira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9879596095871397 | pt_BR |
dc.description.resumo | A agricultura familiar hoje representa um forte segmento que abastece a mesa das
famílias dos centros urbanos. A atividade de comercialização da agricultura familiar
acontece em vários espaços, como por exemplo, as feiras livres. Essas feiras são
espaços de comércio e também de relacionamento entre consumidor e produtor.
Entretanto, a nova realidade pandêmica causada pela covid-19, inseriu a agricultura
familiar em um novo cenário desafiador principalmente para disponibilidade de canais
de comercialização e estratégias para alcançar seus consumidores. Este trabalho tem
como objetivo identificar as estratégias de venda utilizadas pela agricultura familiar
antes e durante a pandemia em Rio Branco - AC. A metodologia utilizada foi a revisão
bibliográfica em conjunto com a pesquisa exploratória, aplicada por meio de
questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas a 50 agricultores
familiares distribuídos entre as três principais feiras livres de Rio Branco: Mercado
Municipal Elias Mansour, Mercado Municipal Francisco Assis Marinheiro (Mercado da
Estação) e a Central de Abastecimento de Rio Branco (CEASA). Os dados coletados
foram sistematizados, pelo método quantitativo, e tabulados em planilhas do tipo
Excel. Foi observado que o principal mercado acessado pela agricultura familiar é a
feira livre. Durante a pandemia foram adotadas estratégias de comercialização
utilizando os meios digitais para venda, no entanto essas estratégias foram
manifestadas de maneira individualizada. Desta maneira nota-se a necessidade de
estreitar o diálogo com o poder público para desenvolver capacitações de
empreendedorismo coletivo e políticas de minimização de impactos em cenários de
crise que atenda às necessidades da agricultura familiar.A agricultura familiar hoje representa um forte segmento que abastece a mesa das
famílias dos centros urbanos. A atividade de comercialização da agricultura familiar
acontece em vários espaços, como por exemplo, as feiras livres. Essas feiras são
espaços de comércio e também de relacionamento entre consumidor e produtor.
Entretanto, a nova realidade pandêmica causada pela covid-19, inseriu a agricultura
familiar em um novo cenário desafiador principalmente para disponibilidade de canais
de comercialização e estratégias para alcançar seus consumidores. Este trabalho tem
como objetivo identificar as estratégias de venda utilizadas pela agricultura familiar
antes e durante a pandemia em Rio Branco - AC. A metodologia utilizada foi a revisão
bibliográfica em conjunto com a pesquisa exploratória, aplicada por meio de
questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas a 50 agricultores
familiares distribuídos entre as três principais feiras livres de Rio Branco: Mercado
Municipal Elias Mansour, Mercado Municipal Francisco Assis Marinheiro (Mercado da
Estação) e a Central de Abastecimento de Rio Branco (CEASA). Os dados coletados
foram sistematizados, pelo método quantitativo, e tabulados em planilhas do tipo
Excel. Foi observado que o principal mercado acessado pela agricultura familiar é a
feira livre. Durante a pandemia foram adotadas estratégias de comercialização
utilizando os meios digitais para venda, no entanto essas estratégias foram
manifestadas de maneira individualizada. Desta maneira nota-se a necessidade de
estreitar o diálogo com o poder público para desenvolver capacitações de
empreendedorismo coletivo e políticas de minimização de impactos em cenários de
crise que atenda às necessidades da agricultura familiar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pós-graduação em Agricultura Familiar - Campus Baixada do Sol | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS | pt_BR |
dc.identifier.patentno | IFAC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pós Graduação em Agricultura Familiar
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