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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Raiury Santos da-
dc.date.accessioned2023-08-03T15:40:06Z-
dc.date.available2023-08-03T15:40:06Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/133-
dc.description.abstractFamily farming today represents a strong segment that supplies the table of families in urban centers. The commercialization activity of family farming takes place in several spaces, such as open markets. These fairs are spaces for trade and also for the relationship between consumer and producer. However, the new pandemic reality caused by covid-19 has placed family farming in a new challenging scenario, mainly for the availability of marketing channels and strategies to reach its consumers. This work aims to identify the marketing channels and sales strategies used by family farming before and during the pandemic in Rio Branco - AC. The methodology used was the bibliographic review together with the exploratory research applied through a structured questionnaire with objective and subjective questions to 50 family farmers distributed among the three main street markets in Rio Branco: Elias Mansour Municipal Market, Francisco Assis Marinheiro Municipal Market ( Mercado da Estação) and the Rio Branco Supply Center (CEASA), where the Producer’s Fair is held. The collected data were systematized, using the quantitative method, and tabulated in Excel spreadsheets. It was observed that the main market accessed by family farming is the open market. During the pandemic, marketing strategies were adopted using digital means for sale, however these strategies were manifested in an individualized way. In this way, there is a need to strengthen dialogue with the government to develop collective entrepreneurship skills and policies to minimize impacts in crisis scenarios that meet the needs of family farming.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.subjectFamily farmingpt_BR
dc.subjectMarketpt_BR
dc.subjectMarketpt_BR
dc.subject.classificationCovid-19pt_BR
dc.subject.classificationEstratégiaspt_BR
dc.subject.classificationAgricultura familiarpt_BR
dc.subject.classificationMercadopt_BR
dc.subject.classificationEmpreendedorismopt_BR
dc.titleO efeito da pandemia na comercialização da agricultura familiar nas principais feiras de Rio Branco – ACpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568124999228575pt_BR
dc.contributor.advisor1PLESE, Norma Giovanna da Silva Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9879596095871397pt_BR
dc.description.resumoA agricultura familiar hoje representa um forte segmento que abastece a mesa das famílias dos centros urbanos. A atividade de comercialização da agricultura familiar acontece em vários espaços, como por exemplo, as feiras livres. Essas feiras são espaços de comércio e também de relacionamento entre consumidor e produtor. Entretanto, a nova realidade pandêmica causada pela covid-19, inseriu a agricultura familiar em um novo cenário desafiador principalmente para disponibilidade de canais de comercialização e estratégias para alcançar seus consumidores. Este trabalho tem como objetivo identificar as estratégias de venda utilizadas pela agricultura familiar antes e durante a pandemia em Rio Branco - AC. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica em conjunto com a pesquisa exploratória, aplicada por meio de questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas a 50 agricultores familiares distribuídos entre as três principais feiras livres de Rio Branco: Mercado Municipal Elias Mansour, Mercado Municipal Francisco Assis Marinheiro (Mercado da Estação) e a Central de Abastecimento de Rio Branco (CEASA). Os dados coletados foram sistematizados, pelo método quantitativo, e tabulados em planilhas do tipo Excel. Foi observado que o principal mercado acessado pela agricultura familiar é a feira livre. Durante a pandemia foram adotadas estratégias de comercialização utilizando os meios digitais para venda, no entanto essas estratégias foram manifestadas de maneira individualizada. Desta maneira nota-se a necessidade de estreitar o diálogo com o poder público para desenvolver capacitações de empreendedorismo coletivo e políticas de minimização de impactos em cenários de crise que atenda às necessidades da agricultura familiar.A agricultura familiar hoje representa um forte segmento que abastece a mesa das famílias dos centros urbanos. A atividade de comercialização da agricultura familiar acontece em vários espaços, como por exemplo, as feiras livres. Essas feiras são espaços de comércio e também de relacionamento entre consumidor e produtor. Entretanto, a nova realidade pandêmica causada pela covid-19, inseriu a agricultura familiar em um novo cenário desafiador principalmente para disponibilidade de canais de comercialização e estratégias para alcançar seus consumidores. Este trabalho tem como objetivo identificar as estratégias de venda utilizadas pela agricultura familiar antes e durante a pandemia em Rio Branco - AC. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica em conjunto com a pesquisa exploratória, aplicada por meio de questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas a 50 agricultores familiares distribuídos entre as três principais feiras livres de Rio Branco: Mercado Municipal Elias Mansour, Mercado Municipal Francisco Assis Marinheiro (Mercado da Estação) e a Central de Abastecimento de Rio Branco (CEASA). Os dados coletados foram sistematizados, pelo método quantitativo, e tabulados em planilhas do tipo Excel. Foi observado que o principal mercado acessado pela agricultura familiar é a feira livre. Durante a pandemia foram adotadas estratégias de comercialização utilizando os meios digitais para venda, no entanto essas estratégias foram manifestadas de maneira individualizada. Desta maneira nota-se a necessidade de estreitar o diálogo com o poder público para desenvolver capacitações de empreendedorismo coletivo e políticas de minimização de impactos em cenários de crise que atenda às necessidades da agricultura familiar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pós-graduação em Agricultura Familiar - Campus Baixada do Solpt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.identifier.patentnoIFACpt_BR
Aparece nas coleções:Pós Graduação em Agricultura Familiar

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