Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Silva, Anselmo Gonçalves da | - |
dc.creator | Da Silva, Fátima Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-16T16:06:52Z | - |
dc.date.available | 2023-08-16T16:06:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
dc.identifier.citation | Silva, A.G. da, & Da SILVA, F. C. (2022). Da educação rural à “educação na floresta”: um chamado para a geração de uma escola amazônica. Em Soares, A.M. Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas 4. Aya editora. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-5379-058-2 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/136 | - |
dc.description.abstract | The text contextualizes the problem of formal education in territories of traditional Amazonian gathering populations, generally recognized as conservation units. In the specific case, the context and experiences of the author in the discussion of the theme in the Chico Mendes Extractive Reserve, in Acre, were described. In addition to presenting the problem, the author presents some proposals from his point of view on how formal education for traditional non-indigenous Amazonian populations - especially schools in Gatherer Reserves - could be more adequate to the specificities, ontologies and epistemologies, and perspectives of future of these territories and populations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | escolas | pt_BR |
dc.subject | amazônia | pt_BR |
dc.subject.classification | educação | pt_BR |
dc.subject.classification | amazônia | pt_BR |
dc.subject.classification | escolas | pt_BR |
dc.subject.classification | populações tradicionais | pt_BR |
dc.subject.classification | Reserva Extrativista | pt_BR |
dc.subject.classification | Unidades de Conservação | pt_BR |
dc.subject.classification | áreas protegidas | pt_BR |
dc.title | Da Educação Rural à "Educação na Floresta": um chamado para a geração de uma escola Amazônica | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.47573/aya.5379.2.87 | pt_BR |
dc.description.resumo | O texto contextualiza a problemática da educação forma em territórios de populações tradicionais extrativistas amazônicas, geralmente reconhecidos como unidades de conservação. No caso específico, descreveu-se a contexto e experiências do autor na discussão do tema na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre. Além da apresentação da problemática, o autor expõe algumas propostas sob o seu ponto de vista de como a educação formal para populações tradicionais amazônicas não indígenas - sobremodo a escola em Reservas Extrativistas - poderia ser mais adequada às especificidades, ontologias e epistemologias, e perspectivas de futuro destes territórios e populações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.citation.spage | 162 | pt_BR |
dc.citation.epage | 183 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos
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