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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNOGUEIRA, HENRY A. S.-
dc.creatorGISI, MARIA L.-
dc.creatorAGUIAR, RUCELINO S.-
dc.date.accessioned2023-09-04T13:44:19Z-
dc.date.available2023-09-04T13:44:19Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/148-
dc.description.abstractThe present study investigates the importance of the Federal Institutes of Education, Science, and Technology (IFEs) in reducing educational inequality in Brazil. The research was conducted through a literature review and document analysis using data from the Basic Education Census, INEP Reports, OECD/PISA, and the Nilo Peçanha Platform. The results derived from the PISA analysis indicate that IFEs perform above the national average. In addition, about IDEB, the average grades of IFEs are higher than the general average. When considering the specific results of Institutes located in the North and Northeast regions, it is observed that these institutions, in addition to surpassing the general average, approach the highest grades achieved by private schools. Combined with the conception of education for human emancipation, these results aim to offer comprehensive training and opportunities to less privileged individuals, revealing that IFEs constitute an effective strategy for reducing educational inequality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Paranápt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Política e Gestão Educacional (RPGE)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.subjectDesigualdade Educacionalpt_BR
dc.titleA importância dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para a Redução da Desigualdade Educacional no Brasil.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo investigar a importância dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFE's) na redução da desigualdade educacional no Brasil. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica e análise de documentos, utilizando dados provenientes do Censo da Educação Básica, Relatórios do INEP, OCDE/PISA e Plataforma Nilo Peçanha. Os resultados derivados da análise do PISA indicam que os IFE’s apresentam um desempenho superior à média nacional. Além disso, em relação ao IDEB, as notas médias dos IFE’s são mais elevadas do que a média geral. Ao considerar os resultados específicos dos Institutos localizados nas regiões Norte e Nordeste, observa-se que essas instituições, além de superarem a média geral, aproximam-se das notas mais altas alcançadas pelas escolas privadas. Esses resultados, aliados à concepção de educação para a emancipação humana, visa oferecer uma formação integral e oportunidades aos indivíduos menos privilegiados da sociedade, revelando que os IFE's constituem uma estratégia eficaz para a redução da desigualdade educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-PRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
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