Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | NOGUEIRA, HENRY A. S. | - |
dc.creator | GISI, MARIA L. | - |
dc.creator | AGUIAR, RUCELINO S. | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-04T13:44:19Z | - |
dc.date.available | 2023-09-04T13:44:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/148 | - |
dc.description.abstract | The present study investigates the importance of the Federal Institutes of
Education, Science, and Technology (IFEs) in reducing educational inequality in Brazil. The
research was conducted through a literature review and document analysis using data from the
Basic Education Census, INEP Reports, OECD/PISA, and the Nilo Peçanha Platform. The
results derived from the PISA analysis indicate that IFEs perform above the national average.
In addition, about IDEB, the average grades of IFEs are higher than the general average. When
considering the specific results of Institutes located in the North and Northeast regions, it is
observed that these institutions, in addition to surpassing the general average, approach the
highest grades achieved by private schools. Combined with the conception of education for
human emancipation, these results aim to offer comprehensive training and opportunities to
less privileged individuals, revealing that IFEs constitute an effective strategy for reducing
educational inequality. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Paraná | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de Política e Gestão Educacional (RPGE) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Institutos Federais | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade Educacional | pt_BR |
dc.title | A importância dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para a Redução da Desigualdade Educacional no Brasil. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo investigar a importância dos Institutos
Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFE's) na redução da desigualdade educacional no
Brasil. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica e análise de documentos,
utilizando dados provenientes do Censo da Educação Básica, Relatórios do INEP, OCDE/PISA
e Plataforma Nilo Peçanha. Os resultados derivados da análise do PISA indicam que os IFE’s
apresentam um desempenho superior à média nacional. Além disso, em relação ao IDEB, as
notas médias dos IFE’s são mais elevadas do que a média geral. Ao considerar os resultados
específicos dos Institutos localizados nas regiões Norte e Nordeste, observa-se que essas
instituições, além de superarem a média geral, aproximam-se das notas mais altas alcançadas
pelas escolas privadas. Esses resultados, aliados à concepção de educação para a emancipação
humana, visa oferecer uma formação integral e oportunidades aos indivíduos menos
privilegiados da sociedade, revelando que os IFE's constituem uma estratégia eficaz para a
redução da desigualdade educacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-PR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos
|