Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOURA, Paulo Costa de-
dc.date.accessioned2023-11-14T17:26:29Z-
dc.date.available2023-11-14T17:26:29Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.identifier.citationhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13838773pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/172-
dc.description.abstractInterpretive trails are used for academic purposes not only to develop ecological sensitivity, but also to bring school, scientific and interdisciplinary issues into the field, so that students at different levels of education can appropriate concepts and attitudes related to the environment. In this sense, the general objective of this research proposal is: to analyze the contributions of an interdisciplinary teaching practice to be carried out on an interpretive trail in the Croa River Sustainable Development Project. The study involved teachers from the Environmental Technical course at the Instituto Feral do Acre - Campus Cruzeiro do Sul, who were willing to take part in the research. The aim of this research was to collectively develop an educational product with teachers from the IFAC Cruzeiro do Sul campus in the form of a collaborative guide for a transdisciplinary practice based on the use of interpretive trails in the training of Environmental Technicians. Based on the above, this study proposal, from an interdisciplinary perspective, presented an analysis of the contributions of an interdisciplinary teaching practice carried out on an Interpretive Trail in the Croa River Sustainable Development Project in the comprehensive training of the IFAC Cruzeiro do Sul campus Environmental Technician. The conclusion is that in the school environment, cross-cutting themes need to be described and problematized in a comprehensive way, so that students understand that environmental issues affect the relationship between man and nature from a new perspective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherINSTITUTO FEDERAL DE DUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE/IFACpt_BR
dc.relationhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13838773pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectTrilha interpretativapt_BR
dc.subjectRio Crôapt_BR
dc.subject.classificationTrilha Interpretativa. Meio Ambiente. Educação Ambiental. Educação Profissional. Ensino Médio Integrado.pt_BR
dc.subject.classificationTrilha Interpretativa. Meio Ambiente. Educação Ambiental. Educação Profissional. Ensino Médio Integrado.pt_BR
dc.titleTrilha interpretativa no rio Croa como espaço pedagógico na formação do técnico em meio ambiente do Campus Cruzeiro do Sul do Instituto Federal do Acrept_BR
dc.title.alternativeInterpretive Trail on the Croa River as a Pedagogical Space in the Training of Environmental Technicians at the Cruzeiro do Sul Campus of the Federal Institute of Acre.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.ID340.015.812-72pt_BR
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981700230383426pt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Renata Gomes-
dc.contributor.advisor1ID4682352321646402pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4682352321646402pt_BR
dc.contributor.advisor2Azevedo, José Marlo-
dc.contributor.advisor2ID7799603587206771pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7799603587206771pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, José Marlo-
dc.contributor.referee1ID7799603587206771pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7799603587206771pt_BR
dc.description.resumoTrilhas interpretativas são utilizadas com finalidades acadêmicas para além de desenvolver uma sensibilidade ecológica, mas também trazer a campo questões escolares, científicas e interdisciplinares, no intuito de estudantes de diferentes níveis de formação se apropriarem de conceitos para atitudes relacionados ao meio ambiente. Nesse sentido, o objetivo geral dessa proposta de pesquisa é: analisar as contribuições de uma prática de ensino interdisciplinar a ser realizada em uma trilha interpretativa no Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Croa. O estudo envolveu docentes do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Feral do Acre – Campus Cruzeiro do Sul que se dispuseram a se integrar na pesquisa. Buscou-se com essa pesquisa a elaboração coletiva com docentes do IFAC campus Cruzeiro do Sul de um Produto Educacional na forma de um guia colaborativo para uma prática transdisciplinar a partir do uso de trilha interpretativa na formação do Técnico em Meio Ambiente. De base do exposto esta proposta de estudo, numa perspectiva interdisciplinar, apresentou uma análise das contribuições de uma prática de ensino interdisciplinar realizada em Trilha Interpretativa no Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Croa na formação integral do técnico em Meio Ambiente IFAC campus Cruzeiro do Sul. Conclui-se que o ambiente escolar os temas transversais precisam ser descritos e problematizados de forma compreensiva, pois assim os alunos compreenderão que as questões ambientais interferem na relação entre o homem e a natureza, sob uma nova perspectiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Brancopt_BR
dc.publisher.programPROFEPTpt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqHumanaspt_BR
dc.relation.referencesPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - 2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final entregue na coordenação 30.10.2023 (2).pdfTRILHA INTERPRETATIVA NO RIO CROA COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO CAMPUS CRUZEIRO DO SUL DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE2.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO EDUCACIONAL FINAL PAULO MOURA.pdfGUIA DIDÁTICO COLABORATIVO EM TRILHA INTERPRETATIVA17.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.