Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | MOURA, Paulo Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T17:26:29Z | - |
dc.date.available | 2023-11-14T17:26:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
dc.identifier.citation | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13838773 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/172 | - |
dc.description.abstract | Interpretive trails are used for academic purposes not only to develop ecological
sensitivity, but also to bring school, scientific and interdisciplinary issues into the field,
so that students at different levels of education can appropriate concepts and attitudes
related to the environment. In this sense, the general objective of this research
proposal is: to analyze the contributions of an interdisciplinary teaching practice to be
carried out on an interpretive trail in the Croa River Sustainable Development Project.
The study involved teachers from the Environmental Technical course at the Instituto
Feral do Acre - Campus Cruzeiro do Sul, who were willing to take part in the research.
The aim of this research was to collectively develop an educational product with
teachers from the IFAC Cruzeiro do Sul campus in the form of a collaborative guide
for a transdisciplinary practice based on the use of interpretive trails in the training of
Environmental Technicians. Based on the above, this study proposal, from an
interdisciplinary perspective, presented an analysis of the contributions of an
interdisciplinary teaching practice carried out on an Interpretive Trail in the Croa River
Sustainable Development Project in the comprehensive training of the IFAC Cruzeiro
do Sul campus Environmental Technician. The conclusion is that in the school
environment, cross-cutting themes need to be described and problematized in a
comprehensive way, so that students understand that environmental issues affect the
relationship between man and nature from a new perspective. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | INSTITUTO FEDERAL DE DUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE/IFAC | pt_BR |
dc.relation | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13838773 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Trilha interpretativa | pt_BR |
dc.subject | Rio Crôa | pt_BR |
dc.subject.classification | Trilha Interpretativa. Meio Ambiente. Educação Ambiental. Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. | pt_BR |
dc.subject.classification | Trilha Interpretativa. Meio Ambiente. Educação Ambiental. Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. | pt_BR |
dc.title | Trilha interpretativa no rio Croa como espaço pedagógico na formação do técnico em meio ambiente do Campus Cruzeiro do Sul do Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.title.alternative | Interpretive Trail on the Croa River as a Pedagogical Space in the Training of Environmental Technicians at the Cruzeiro do Sul Campus of the Federal Institute of Acre. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.ID | 340.015.812-72 | pt_BR |
dc.contributor.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4981700230383426 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Renata Gomes | - |
dc.contributor.advisor1ID | 4682352321646402 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4682352321646402 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Azevedo, José Marlo | - |
dc.contributor.advisor2ID | 7799603587206771 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7799603587206771 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, José Marlo | - |
dc.contributor.referee1ID | 7799603587206771 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7799603587206771 | pt_BR |
dc.description.resumo | Trilhas interpretativas são utilizadas com finalidades acadêmicas para além de desenvolver uma sensibilidade ecológica, mas também trazer a campo questões escolares, científicas e interdisciplinares, no intuito de estudantes de diferentes níveis de formação se apropriarem de conceitos para atitudes relacionados ao meio ambiente. Nesse sentido, o objetivo geral dessa proposta de pesquisa é: analisar as contribuições de uma prática de ensino interdisciplinar a ser realizada em uma trilha interpretativa no Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Croa. O estudo envolveu docentes do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Feral do Acre – Campus Cruzeiro do Sul que se dispuseram a se integrar na pesquisa. Buscou-se com essa pesquisa a elaboração coletiva com docentes do IFAC campus Cruzeiro do Sul de um Produto Educacional na forma de um guia colaborativo para uma prática transdisciplinar a partir do uso de trilha interpretativa na formação do Técnico em Meio Ambiente. De base do exposto esta proposta de estudo, numa perspectiva interdisciplinar, apresentou uma análise das contribuições de uma prática de ensino interdisciplinar realizada em Trilha Interpretativa no Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Croa na formação integral do técnico em Meio Ambiente IFAC campus Cruzeiro do Sul. Conclui-se que o ambiente escolar os temas transversais precisam ser descritos e problematizados de forma compreensiva, pois assim os alunos compreenderão que as questões ambientais interferem na relação entre o homem e a natureza, sob uma nova perspectiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Branco | pt_BR |
dc.publisher.program | PROFEPT | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Humanas | pt_BR |
dc.relation.references | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - 2021
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