Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMEDEIROS, Esmília Amélia Naves de-
dc.date.accessioned2023-11-30T16:15:28Z-
dc.date.available2023-11-30T16:15:28Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/180-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the dynamics and characterization of the development of organic agriculture in Rio Branco, Acre, focusing on commercial strategies and the relationship with municipalities in the Baixo Acre region. Organic agriculture has stood out as a sustainable agricultural practice, which seeks to produce healthy food, preserve the environment and strengthen family farming. The strengthening of organic agriculture in Rio Branco was driven by the creation of the Organic Fair of Natural Products in 1998 (Brasil, 1998), which enabled direct marketing between farmers and consumers and strengthened ties between them. Investments and training in the area were coordinated by a consortium of public institutions, NGOs and associations of family farmers. In this study, it is proposed to investigate the impact of the creation of the family farming fair with the inclusion of organic products, to evaluate the relationship between direct sales and the strengthening of organic agriculture, to analyze the role of training farmers and marketers in this development and to describe the current management process of the organic production chain in Rio Branco and related municipalities in Baixo Acre. The research used a mixed approach, combining a bibliographic review, primary data collection through interviews and qualitative and quantitative analyses. With analysis of data and information, the research revealed the need for efficient policies and continuous support from the public sectors to promote the production chain of organic food in Rio Branco, encouraging production, effectively accessing products and seeking technological solutions to facilitate distribution. Producers and traders express hope for a better future, with recognition of their work and improvements in the reward structure after the pandemic and that the results provide an in-depth understanding of the dynamics of organic agriculture in Rio Branco, contributing to the strengthening of this sustainable practice in the region.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgricultura orgânicapt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectEstratégias comerciaispt_BR
dc.subjectRelação com municípiospt_BR
dc.subjectBaixo Acrept_BR
dc.subjectOrganic agriculturept_BR
dc.subjectFamily farmingpt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectCommercial strategiespt_BR
dc.subjectRelationship with municipalitiespt_BR
dc.subjectBaixo Acrept_BR
dc.titleAgricultura orgânica em Rio Branco - Acre: um estudo sobre estratégias comerciais, institucionais e a relação com municípios da região do baixo Acre.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339727751438253pt_BR
dc.contributor.advisor1CRISÓSTOMO, Charle Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6808202308990137pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar a dinâmica e caracterização do desenvolvimento da agricultura orgânica em Rio Branco, Acre, com foco nas estratégias comerciais e na relação com os municípios da região do Baixo Acre. A agricultura orgânica tem se destacado como uma prática agrícola sustentável, que busca a produção de alimentos saudáveis, a preservação do meio ambiente e o fortalecimento da agricultura familiar. O fortalecimento da agricultura orgânica em Rio Branco foi impulsionado pela criação da Feira Orgânica de Produtos Naturais em 1998 (Brasil, 1998), que viabilizou a comercialização direta entre agricultores e consumidores e estreitou os laços entre eles. Investimentos e capacitações na área foram coordenados por um consórcio de instituições públicas, ONGs e associações de agricultores familiares. Neste estudo, propõe-se investigar o impacto da criação da feira da agricultura familiar com a inclusão de produtos orgânicos, avaliar a relação entre a venda direta e o fortalecimento da agricultura orgânica, analisar o papel da capacitação dos agricultores e feirantes nesse desenvolvimento e descrever o atual processo de gestão da cadeia produtiva orgânica em Rio Branco e municípios correlacionados no Baixo Acre. A pesquisa utilizou uma abordagem mista, combinando revisão bibliográfica, coleta de dados primários por meio de entrevistas e análises qualitativas e quantitativas. Com analise dos dados e informaçoes a pesquisa revelou a necessidade de políticas eficientes e apoio contínuo por parte dos setores públicos para promover a cadeia produtiva de alimentos orgânicos em Rio Branco, incentivando a produção, efetivamente o acesso aos produtos e buscando soluções tecnológicas para facilitar a distribuição. Os produtores e comeciantes expressam esperança de um futuro melhor, com reconhecimento de seu trabalho e melhorias na estrutura de recompensa após a pandemia e que os resultados proporcionem um entendimento aprofundado sobre a dinâmica da agricultura orgânica em Rio Branco, contribuindo para o fortalecimento dessa prática sustentável na região.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pós-graduação em Agricultura Familiar - Campus Baixada do Solpt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
Aparece nas coleções:Pós Graduação em Agricultura Familiar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESMÍLIA AMÉLIA NAVES DE MEDEIROS - MONOGRAFIA.pdfMonografia2.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ESMÍLIA AMÉLIA NAVES DE MEDEIROS - TERMO.pdfTermo154.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.