Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | ARAÚJO, Norma Sueli Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-11T16:09:44Z | - |
dc.date.available | 2024-10-11T16:09:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/196 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino com gêneros | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais multimodais para o ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática interativa | pt_BR |
dc.subject | Oficinas para língua inglesa | pt_BR |
dc.title | Sequências didáticas interativas para o ensino de língua inglesa no ensino médio integrado com gêneros multimodais | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.description.resumo | Dada a importância da língua inglesa no Brasil e no mundo, especialmente
diante de grandes transformações tecnológicas e culturais, torna-se imprescindível
uma educação mais abrangente e que oportunize o desenvolvimento do indivíduo de
maneira interdisciplinar.
Apesar de alguns documentos norteadores oficiais entenderem que o ensino
médio tenha, entre suas funções, um compromisso para o trabalho, é necessário se
pensar em uma formação com competências e habilidades para a vida, e para o
desenvolvimento de um cidadão com consciência crítica.
A sociedade sempre esteve marcada por uma multiplicidade de linguagens e
informações disponíveis para o processo de interação humana, embora muitos
recursos semióticos ainda representem um campo de estudo e ensino relativamente
novo. É nesse contexto que os gêneros multimodais surgem como elementos
imprescindíveis para auxiliar no desenvolvimento da compreensão leitora crítica.
É significativo ressaltar a importância do trabalho com gêneros textuais em sala
de aula, como unidades formadoras de sentido, de maneira a auxiliar o
desenvolvimento do aluno e sua participação e posicionamento no ambiente em que
vive. Verifica-se o crescimento de estudos pautados nesta abordagem, não só em
linguagens, assim como em diferentes áreas do conhecimento.
Para isto, este estudo fundamenta-se em autores como Norman Fairclough,
um dos maiores expoentes da Análise de Discurso Crítica (ADC), cuja finalidade
consiste no estudo da linguagem nas sociedades contemporâneas, e a relevância de
se verificar como as práticas linguísticas, discursivas e sociais têm relação com as
estruturas fundamentadas em práticas ideológicas.
Refletindo sobre a sala de aula como espaço socialmente instituído, que deve
possibilitar a interação entre diferentes sujeitos, o desenvolvimento do conhecimento
e a formação integral do indivíduo, por meio de múltiplos movimentos interlocutivos,
a proposta dos gêneros multimodais no ensino de inglês, por suas particularidades
como elementos presentes no cotidiano dos estudantes e por se tratarem de
representações autênticas do uso da língua, contribui para um maior engajamento
nas atividades propostas, surgindo como uma forma de promover práticas de
letramento capazes de ampliar as possibilidades de interação dos estudantes no meio
social por intermédio da língua.
Assim, numa perspectiva histórico-crítica, o ensino de línguas não pode ser
feito apenas pelo estudo do signo linguístico em si, tampouco pela compreensão de
regras gramaticais, precisa considerar o contexto social e cultural, a intenção e a
percepção de que o homem é um sujeito histórico.
A importância atribuída à língua inglesa como língua internacional não só para
comunicar-se com outras pessoas, mas também compreender outras culturas,
consumir informações de diferentes lugares, acessar saberes científicos e atender ao
mercado de trabalho, nos conduz à concepção da importância de novas orientações
didático-pedagógicas para um ensino-aprendizagem mais crítico envolvendo essa
disciplina, de modo a responder, com efeito, às mudanças sociais, econômicas e
tecnológicas propostas pela sociedade, favorecendo o desenvolvimento e as
interações reais na vida do aprendiz, em uma perspectiva de formação integral.
Neste sentido, a educação e, consequentemente, a escola deve ser um espaço
que possibilite aprendizagens e vivências culturais e sociais, voltadas para o
humanismo e protagonismo de todos os indivíduos, sem dualidades ou distinção de
classes ou interesses.
Assim, a Sequência Didática Interativa é uma estratégia de organização de
oficinas de ensino, que propomos nesta neste produto educacional visam estimular o
protagonismo dos alunos, favorecendo o desenvolvimento de habilidades
socioemocionais e permitindo que os estudantes construam coletivamente o
conhecimento da língua inglesa, por meio dos gêneros textuais multimodais de forma
reflexiva e colaborativa.
A aplicação desse produto educacional foi feita em uma turma do 2º ano do
curso integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia da Bahia, Campus Euclides da Cunha.
As atividades foram elaboradas de forma a permitir o desenvolvimento de
habilidades linguísticas, como a produção oral e escrita, a compreensão e a leitura
em língua inglesa e, também, a construção do letramento dos alunos, a fim de que
compreendessem as entrelinhas do texto, sua intencionalidade, a intertextualidade,
escolhas linguísticas e os interesses presentes, como recomenda a ADC, tendo seu
objetivo definido, segundo Fairclough (2005), na análise das relações entre os
aspectos discursivos e não discursivos do social, a fim de se atingir uma
compreensão melhor da complexidade dessas relações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguagens | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Produtos Educacionais - 2018
|