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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, José William Menezes-
dc.date.accessioned2024-10-31T14:17:12Z-
dc.date.available2024-10-31T14:17:12Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/224-
dc.description.abstractAccessibility in educational institutions is fundamental to ensure a better education. Many of the managers of these institutions promote physical accessibility, but neglect the virtual environment. The most accessed virtual medium by the whole community certainly are the websites that present the services offered by these institutions, as well as relevant information for their students. Therefore, the promotion of virtual accessibility is necessary for the inclusion policies within educational institutions. In order for these portals to be accessible, it is necessary to invest in web content accessibility standardization. Among the most relevant standards are the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0, which encompasses several recommendations for the purpose of making Web content more accessible. The present research presents data on the accessibility level of the portals of brazilian federal institutes and universities according to the WCAG success criteria. Data analysis, automated with the use of software, has shown that many websites are at odds with several of the success criteria, indicating a low level of accessibility. On the other hand, institutions such as the Federal Institute of Maranhão and the University of Brasilia have demonstrated a great optimization for accessibility.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.relation.ispartofAnálise automatizada de acessibilidade de portais federais de ensino brasileiro com base nas diretrizes de acessibilidade para conteúdos web (WCAG) 2.0pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectacessibilidade webpt_BR
dc.subjectdiretrizes de acessibilidadept_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectinclusão socialpt_BR
dc.titleAnálise automatizada de acessibilidade de portais federais de ensino brasileiro com base nas diretrizes de acessibilidade para conteúdos web (WCAG) 2.0pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoA acessibilidade nas instituições de ensino é algo fundamental para garantia de uma educação melhor. Muitos dos gestores dessas instituições promovem a acessibilidade física, mas negligenciam o meio virtual. O meio virtual mais acessado por toda comunidade certamente são os websites que apresentam os serviços oferecidos pelas instituições, além de informações relevantes para os alunos. Portanto, a promoção da acessibilidade virtual é necessária às políticas de inclusão dentro das instituições de ensino. Para que tais portais sejam acessíveis é necessário investir em padronizações da acessibilidade de conteúdos para web. Entre os padrões mais relevantes estão as Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0, que abrangem diversas recomendações com a finalidade de tornar o conteúdo Web mais acessível. A presente pesquisa apresenta dados sobre o nível de acessibilidade dos portais brasileiro de institutos e universidades federais segundo os critérios de sucesso do WCAG. A análise dos dados, feita de forma automatizada com o uso de software, demonstrou que muitos websites estão em desacordo com vários dos critérios de sucesso, o que indica um baixo nível de acessibilidade. Por outro lado, instituições como o Instituto Federal do Maranhão e a Universidade de Brasília demonstraram uma grande otimização para a acessibilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIfacpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
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