Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Ribeiro, José William Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-31T14:17:12Z | - |
dc.date.available | 2024-10-31T14:17:12Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/224 | - |
dc.description.abstract | Accessibility in educational institutions is fundamental to ensure a better education. Many of
the managers of these institutions promote physical accessibility, but neglect the virtual
environment. The most accessed virtual medium by the whole community certainly are the
websites that present the services offered by these institutions, as well as relevant information
for their students. Therefore, the promotion of virtual accessibility is necessary for the
inclusion policies within educational institutions. In order for these portals to be accessible, it
is necessary to invest in web content accessibility standardization. Among the most relevant
standards are the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0, which encompasses
several recommendations for the purpose of making Web content more accessible. The
present research presents data on the accessibility level of the portals of brazilian federal
institutes and universities according to the WCAG success criteria. Data analysis, automated
with the use of software, has shown that many websites are at odds with several of the success
criteria, indicating a low level of accessibility. On the other hand, institutions such as the Federal Institute of Maranhão and the University of Brasilia have demonstrated a great
optimization for accessibility. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Análise automatizada de acessibilidade de portais federais de ensino brasileiro com base nas diretrizes de acessibilidade para conteúdos web (WCAG) 2.0 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | acessibilidade web | pt_BR |
dc.subject | diretrizes de acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject | inclusão social | pt_BR |
dc.title | Análise automatizada de acessibilidade de portais federais de ensino brasileiro com base nas diretrizes de acessibilidade para conteúdos web (WCAG) 2.0 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | A acessibilidade nas instituições de ensino é algo fundamental para garantia de uma educação
melhor. Muitos dos gestores dessas instituições promovem a acessibilidade física, mas
negligenciam o meio virtual. O meio virtual mais acessado por toda comunidade certamente
são os websites que apresentam os serviços oferecidos pelas instituições, além de informações
relevantes para os alunos. Portanto, a promoção da acessibilidade virtual é necessária às
políticas de inclusão dentro das instituições de ensino. Para que tais portais sejam acessíveis é
necessário investir em padronizações da acessibilidade de conteúdos para web. Entre os
padrões mais relevantes estão as Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0, que
abrangem diversas recomendações com a finalidade de tornar o conteúdo Web mais acessível.
A presente pesquisa apresenta dados sobre o nível de acessibilidade dos portais brasileiro de
institutos e universidades federais segundo os critérios de sucesso do WCAG. A análise dos
dados, feita de forma automatizada com o uso de software, demonstrou que muitos websites
estão em desacordo com vários dos critérios de sucesso, o que indica um baixo nível de
acessibilidade. Por outro lado, instituições como o Instituto Federal do Maranhão e a
Universidade de Brasília demonstraram uma grande otimização para a acessibilidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | Ifac | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS PARA INTERNET
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