Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssunção, Hiago Silva-
dc.creatorCunha, José Gabriel Coelho da-
dc.date.accessioned2024-10-31T15:19:27Z-
dc.date.available2024-10-31T15:19:27Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/226-
dc.description.abstractAcademic systems are increasingly being used to automate activities in education. With the profile of students becoming more and more users of new technologies, such as mobile devices, these systems need to adapt to serve them. At the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), the Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) was implemented in 2017. However, the mobile version of the system presents reduced functionalities, and problems with which students constantly deal. No evaluation of Human-Computer Interaction was performed for the system until then. The objective of this work was to evaluate the usability and user experience in mobile version os SIGAA of IFAC from the perspective of the students with the Userbility technique, based on heuristics, to identify which aspects are dificulting the interaction and what can be improved. The results show that aspects such as error prevention, for example, can be improved and that students are indifferent about satisfaction with the system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituo Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSIGAApt_BR
dc.subjectusabilidadept_BR
dc.subjectexperiência do usuáriopt_BR
dc.subjectheurísticaspt_BR
dc.titleAvaliação de usabilidade e experiência do usuário da versão mobile do SIGAApt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.description.resumoSistemas acadêmicos estão cada vez mais sendo usados para automatizar as atividades em Instituições de Ensino. Com o perfil dos estudantes cada vez mais usuários de novas tecnologias, como os dispositivos móveis, esses sistemas precisam se adaptar para servirem em diversos meios de acesso. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), o Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) foi implantado em 2017. Porém, a versão mobile do sistema apresenta funcionalidades reduzidas e problemas com os quais os alunos lidam constantemente. Nenhuma avaliação da Interação Humano-Computador foi realizada para o sistema, até então. O objetivo deste trabalho foi avaliar a usabilidade e experiência do usuário na versão mobile do SIGAA do IFAC na perspectiva dos alunos com a técnica Userbility, baseada em heurísticas, para identificar quais aspectos estão dificultando a interação e o que pode ser melhorado. Os resultados comprovam que aspectos como a prevenção de erros, por exemplo, podem ser melhorados e mostram que os alunos se posicionam com indiferença com relação à satisfação com o sistema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIfacpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS PARA INTERNET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF2.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.