Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Assunção, Hiago Silva | - |
dc.creator | Cunha, José Gabriel Coelho da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-31T15:19:27Z | - |
dc.date.available | 2024-10-31T15:19:27Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/226 | - |
dc.description.abstract | Academic systems are increasingly being used to automate activities in education.
With the profile of students becoming more and more users of new technologies,
such as mobile devices, these systems need to adapt to serve them. At the Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), the Sistema Integrado
de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) was implemented in 2017. However,
the mobile version of the system presents reduced functionalities, and problems with
which students constantly deal. No evaluation of Human-Computer Interaction was
performed for the system until then. The objective of this work was to evaluate the
usability and user experience in mobile version os SIGAA of IFAC from the
perspective of the students with the Userbility technique, based on heuristics, to
identify which aspects are dificulting the interaction and what can be improved. The
results show that aspects such as error prevention, for example, can be improved
and that students are indifferent about satisfaction with the system. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituo Federal do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | SIGAA | pt_BR |
dc.subject | usabilidade | pt_BR |
dc.subject | experiência do usuário | pt_BR |
dc.subject | heurísticas | pt_BR |
dc.title | Avaliação de usabilidade e experiência do usuário da versão mobile do SIGAA | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.description.resumo | Sistemas acadêmicos estão cada vez mais sendo usados para automatizar as
atividades em Instituições de Ensino. Com o perfil dos estudantes cada vez mais
usuários de novas tecnologias, como os dispositivos móveis, esses sistemas
precisam se adaptar para servirem em diversos meios de acesso. No Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), o Sistema Integrado de
Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) foi implantado em 2017. Porém, a
versão mobile do sistema apresenta funcionalidades reduzidas e problemas com os
quais os alunos lidam constantemente. Nenhuma avaliação da Interação
Humano-Computador foi realizada para o sistema, até então. O objetivo deste
trabalho foi avaliar a usabilidade e experiência do usuário na versão mobile do
SIGAA do IFAC na perspectiva dos alunos com a técnica Userbility, baseada em
heurísticas, para identificar quais aspectos estão dificultando a interação e o que
pode ser melhorado. Os resultados comprovam que aspectos como a prevenção de
erros, por exemplo, podem ser melhorados e mostram que os alunos se posicionam
com indiferença com relação à satisfação com o sistema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | Ifac | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS PARA INTERNET
|