Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | AMIM, Jefferson BIssat | - |
dc.creator | PLESE, Luís Pedro de Melo | - |
dc.creator | ANDRADE, Kelen Gleysse Maia | - |
dc.creator | MALDANER, José Jair | - |
dc.creator | RYTHOWEM, Marcelo | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-11T21:03:50Z | - |
dc.date.available | 2025-02-11T21:03:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-10 | - |
dc.identifier.citation | AMIM, Jefferson Bissat; PLESE, Luís Pedro de Melo; ANDRADE, Kelen Gleysse Maia; MALDANER, José Jair; RYTHOWEM, Marcelo. A educação profissional e tecnológica como política pública na Amazônia Ocidental: reflexões sobre o caso do Instituto Federal do Acre. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 15, p. 1-19, e45903, 2025. ISSN 2237-9444. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v15.45903. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-9444 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/263 | - |
dc.description.abstract | This review research aims to analyze the importance of Vocational Educational and Training (VET) for economic development and social emancipation. Using a methodological approach based on a critical analysis of secondary sources, the research explores the results and challenges faced by the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Acre (IFAC) in providing a public, free, high-quality, inclusive, and emancipatory education in the context of Western Amazon. The findings indicate that, despite significant progress, challenges related to internalization and the Amazonian cost persist. The article contributes to a comprehensive debate on the recognition of PTE as a priority State Public Policy, highlighting the need for specific policies to address the region's particularities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Pesquisa e Debate em Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas em EPT | pt_BR |
dc.subject | Custo Amazônico | pt_BR |
dc.subject.classification | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject.classification | Políticas Públicas em EPT | pt_BR |
dc.subject.classification | Custo Amazônico. | pt_BR |
dc.title | A educação profissional e tecnológica como política pública na Amazônia Ocidental: Reflexões sobre o caso do Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.title.alternative | The vocational educational and training as public policy in the Western Amazon: Reflections on the case of the Federal Institute of Acre | pt_BR |
dc.title.alternative | La educación profesional y tecnológica como política pública en la Amazonia Occidental: Reflexiones sobre el caso del Instituto Federal de Acre | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de revisão bibliográfica e documental tem como objetivo analisar o papel do Instituto Federal do Acre como política pública de EPT no contexto da Amazônia brasileira. Utilizando uma abordagem metodológica baseada em uma análise crítica de fontes secundárias, a pesquisa explora os resultados e desafios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) na oferta de uma educação pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e emancipatória no contexto da Amazônia Ocidental. Os resultados indicam que, apesar dos avanços significativos, persistem desafios
relacionados à interiorização e ao custo amazônico. O artigo contribui para um debate abrangente sobre o reconhecimento da EPT como uma Política Pública de Estado prioritária, destacando a necessidade de políticas específicas para enfrentar as particularidades da região. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.volume | 15 | pt_BR |
dc.citation.issue | e45903 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 19 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações - Outras Instituições
|