Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/263
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAMIM, Jefferson BIssat-
dc.creatorPLESE, Luís Pedro de Melo-
dc.creatorANDRADE, Kelen Gleysse Maia-
dc.creatorMALDANER, José Jair-
dc.creatorRYTHOWEM, Marcelo-
dc.date.accessioned2025-02-11T21:03:50Z-
dc.date.available2025-02-11T21:03:50Z-
dc.date.issued2025-01-10-
dc.identifier.citationAMIM, Jefferson Bissat; PLESE, Luís Pedro de Melo; ANDRADE, Kelen Gleysse Maia; MALDANER, José Jair; RYTHOWEM, Marcelo. A educação profissional e tecnológica como política pública na Amazônia Ocidental: reflexões sobre o caso do Instituto Federal do Acre. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 15, p. 1-19, e45903, 2025. ISSN 2237-9444. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v15.45903.pt_BR
dc.identifier.issn2237-9444pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/263-
dc.description.abstractThis review research aims to analyze the importance of Vocational Educational and Training (VET) for economic development and social emancipation. Using a methodological approach based on a critical analysis of secondary sources, the research explores the results and challenges faced by the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Acre (IFAC) in providing a public, free, high-quality, inclusive, and emancipatory education in the context of Western Amazon. The findings indicate that, despite significant progress, challenges related to internalization and the Amazonian cost persist. The article contributes to a comprehensive debate on the recognition of PTE as a priority State Public Policy, highlighting the need for specific policies to address the region's particularities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acrept_BR
dc.relation.ispartofPesquisa e Debate em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas em EPTpt_BR
dc.subjectCusto Amazônicopt_BR
dc.subject.classificationEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subject.classificationPolíticas Públicas em EPTpt_BR
dc.subject.classificationCusto Amazônico.pt_BR
dc.titleA educação profissional e tecnológica como política pública na Amazônia Ocidental: Reflexões sobre o caso do Instituto Federal do Acrept_BR
dc.title.alternativeThe vocational educational and training as public policy in the Western Amazon: Reflections on the case of the Federal Institute of Acrept_BR
dc.title.alternativeLa educación profesional y tecnológica como política pública en la Amazonia Occidental: Reflexiones sobre el caso del Instituto Federal de Acrept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de revisão bibliográfica e documental tem como objetivo analisar o papel do Instituto Federal do Acre como política pública de EPT no contexto da Amazônia brasileira. Utilizando uma abordagem metodológica baseada em uma análise crítica de fontes secundárias, a pesquisa explora os resultados e desafios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) na oferta de uma educação pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e emancipatória no contexto da Amazônia Ocidental. Os resultados indicam que, apesar dos avanços significativos, persistem desafios relacionados à interiorização e ao custo amazônico. O artigo contribui para um debate abrangente sobre o reconhecimento da EPT como uma Política Pública de Estado prioritária, destacando a necessidade de políticas específicas para enfrentar as particularidades da região.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issuee45903pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage19pt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações - Outras Instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
45903-Texto do artigo-207863-1-10-20250123.pdf895.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.