Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Amim, Jefferson Bissat | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-23T03:58:15Z | - |
dc.date.available | 2025-02-23T03:58:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/289 | - |
dc.description.abstract | The implementation of digital administrative processes through dedicated systems
within the scope of the federal public administration has offered several significant
benefits, which can be highlighted as follows: speed, cost-effectiveness, compliance,
and accountability. The objective of this research is to analyze the evolution of the
opening and processing of cases in the Electronic Information System (SEI), while
considering the experiences, context, challenges, and reflections on the case of the
Federal Institute of Acre. The aim is to identify and mitigate any issues in the
processing of cases and increase the efficiency of administrative processes through
proper case instruction. This will be achieved by developing a guidebook of best
practices for opening and processing administrative cases at the Federal Institute of
Acre, targeting employees and managers of the Professional and Technological
Education (PTE) sector. Regarding the methodological aspects, this research is
qualitative and based on a bibliographic investigation supported by data collection from
virtual archives and official documents (from 1909 to 2021) related to the subject
matter. This includes experiences from similar educational institutions and public
agencies such as the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre
(IFAC), the Federal University of Viçosa (UFV), the Federal University of Goiás (UFG),
the Federal Institute of Rondônia (IFRO), and the Ministry of Justice (MJ) concerning
the implementation of the SEI. The theoretical and methodological framework is based
on scientific articles, undergraduate papers, master's theses, books, and legislation
(from 2009 to 2022) published on digital platforms and databases such as Google
Scholar, Scielo, and the IFAC Portal.The analysis of the data aims to verify the
advantages and potential benefits provided by the SEI, with particular emphasis on the
aspects of speed and cost-effectiveness in case processing. Furthermore, efforts will
be made to identify areas for improvement through increased stakeholder
engagement, further training, and process optimization. Ultimately, the research seeks
to contribute to the enhancement of administrative procedures and the overall
efficiency of the Federal Institute of Acre in the context of PTE. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo Eletrônico; Ensino; Pesquisa; Extensão; SEI. | pt_BR |
dc.subject | Electronic Process; Administrative Processes; SEI. | pt_BR |
dc.title | Boas Práticas para Submissão de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão no SEI: Uma Proposta para o Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Plese, Luís Pedro de Melo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6163781969803474 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Plese, Luís Pedro de Melo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6163781969803474 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Edilene da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3963486063245298 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Freitas, César Gomes de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7425147140892912 | pt_BR |
dc.description.resumo | A implantação de processos administrativos digitais, por meio de sistemas
próprios, no âmbito da administração pública federal tem oferecido diversos
benefícios, dos quais podemos destacar como bastante relevantes: celeridade,
economicidade, compliance e accountability. A presente pesquisa tem como objetivo
realizar uma análise sobre a evolução da abertura e instrução de processos no
Sistema Eletrônico de Informações (SEI), dialogando com as experiências, contexto,
desafios e reflexões sobre os casos do Instituto Federal do Acre, com vistas a
identificar e mitigar eventuais problemas na instrução processual e aumentar a
eficiência dos processos administrativos através de uma correta instrução processual
com o desenvolvimento de cartilha de boas práticas de abertura e instrução de
processos administrativos na instituição, cujo público-alvo são servidores e gestores
da EPT. No que concerne aos aspectos metodológicos, a pesquisa é qualitativa de
caráter bibliográfico, apoiada na coleta de dados em acervos virtuais e documentos
oficiais (1909 a 2021) que regem a temática e estiveram relacionados às experiências
similares de instituições de ensino e órgãos públicos como o Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), a Universidade Federal de Viçosa
(UFV), a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto Federal de Rondônia (Ifro)
e o Ministério da Justiça (MJ), no que se refere à implementação do Sistema Eletrônico
de Informações (SEI), com a revisão do referencial teórico-metodológico na forma de
artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, livros
e legislação (2009 a 2022), publicados em plataformas e bancos de dados digitais,
tais como o Google Acadêmico, Scielo e o Portal do Ifac. Como resultado da análise
dos dados, buscou-se verificar as vantagens e potenciais agregados pelo SEI, com
destaque para os itens celeridade e economicidade na tramitação processual, bem
como buscar melhorias com o maior domínio de técnicas e informações de utilização
do sistema SEI, por meio de novas ferramentas de gestão, as quais podem ser
materializadas por meio de manual ou cartilha, com um olhar específico para o
público-alvo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Branco | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
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dc.identifier.patentno | IFAC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9826495032889144 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - 2022
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