Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | SILVA JÚNIOR, Raimundo Nonato da | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T13:52:44Z | - |
dc.date.available | 2022-09-26T13:52:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/29 | - |
dc.description.abstract | The work focuses on the applicability of Sociolinguistics assumptions in the
content of linguistic variation in the perspective of a more plural, democratic and
social teaching of Portuguese language. Consequently, we are interested in
motivating the student to learn, valuing the linguistic repertoire that he brings
when he enters the integrated technical courses of the Federal Institute of
Education, Science and Technology of Acre-IFAC, campus Sena Madureira.
Thus, the work proposes to answer the following research problem: what are the
implications for teaching linguistic variation through a pedagogical intervention
based on Educational Sociolinguistics? General objective to investigate the
implications of teaching linguistic variation through a pedagogical intervention
based on Educational Sociolinguistics. Regarding the specific objective, to verify
with the students of the Integrated Courses at IFAC, Campus Sena Madureira,
what previous knowledge they have in relation to the content of linguistic
variation; Conduct a bibliographical review on the contributions that Educational
Sociolinguistics assumptions can help in teaching and learning linguistic variation
content; Develop and apply an interactive didactic sequence that contributes to
an improvement in the teaching and learning of linguistic variation content. The
study was based primarily on the writings of the Variationist Sociolinguistics of
Labov (2018) and the Educational Sociolinguistics of Bortoni-Ricardo (2018,
2019a and 2019b) and Bagno (2007, 2020). In relation to the research approach,
it will be qualitative, applied with exploratory objectives, and in relation to the
procedure, it will be guided by action research. Data were collected through the
application of a questionnaire and the results of the application of the educational
product. Finally, construction and application of an interactive didactic sequence
in order to contribute to the development of teaching, where linguistic variation
needs to be valued as a rich material for the beginning of a work in Portuguese
and not to be treated in a prejudiced and stigmatized, thus contributing to a more
investigative and less prescriptive Portuguese language teaching. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Variação Linguística | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística Educacional | pt_BR |
dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
dc.title | Variação Linguística nos Cursos Integrados do Ifac, Campus Sena Madureira: sequência didática interativa à luz da sociolinguística educacional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9488165359164609 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ROWEDER, Charlys | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6967946875072552 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho se debruça sobre a aplicabilidade de pressupostos da Sociolinguística no conteúdo de variação linguística na perspectiva de um ensino de Língua Portuguesa mais plural, democrático e social. Consequentemente interessa-nos motivar o aluno para a aprendizagem, valorizando o repertório linguístico que ele traz ao ingressar nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre-IFAC, campus Sena Madureira. Dessa forma, o trabalho se propõe a responder o seguinte problema de pesquisa: quais as implicações ao ensino de variação linguística por meio de uma intervenção pedagógica pautada na Sociolinguística Educacional? Objetivo geral investigar quais as implicações do ensino de variação linguística por meio de uma intervenção pedagógica pautada na Sociolinguística Educacional. Já em relação ao objetivo específico verificar junto aos alunos dos Cursos Integrados do IFAC, Campus Sena Madureira, quais conhecimentos prévios eles possuem em relação ao conteúdo de variação linguística; Fazer uma revisão bibliográfica sobre as contribuições que os pressupostos da Sociolinguística Educacional podem auxiliar no ensino e aprendizagem do conteúdo de variação linguística; Elaborar e aplicar uma sequência didática interativa que contribua para uma melhoria no ensino e aprendizagem do conteúdo de variação linguística. O estudo teve como base, prioritariamente, os escritos da Sociolinguística Variacionista de Labov (2018) e a Sociolinguística Educacional de BortoniRicardo (2018, 2019a e 2019b) e Bagno (2007, 2020). Em relação a abordagem da pesquisa será qualitativa de natureza aplicada com objetivos exploratórios, já em relação ao procedimento será norteada pela pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de aplicação de um questionário e dos resultados da aplicação do produto educacional. Por fim, construção e aplicação de uma sequência didática interativa com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento do ensino, onde a variação linguística precisa ser valorizada como um rico material para o início de um trabalho em Língua Portuguesa e não ser tratada de forma preconceituosa e estigmatizada, contribuindo assim, com um ensino de língua portuguesa mais investigativo e menos prescritivista. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Branco | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - 2019
|