Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | ARRUDA, Eder Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-06T20:37:53Z | - |
dc.date.available | 2025-08-06T20:37:53Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/316 | - |
dc.description.abstract | This research aimed to develop a didactic-methodological strategy to encourage
teachers to incorporate dialogical educational practices on sexual education in
Integrated High School (EMI), within the research line of Educational Practices in
Professional and Technological Education (EPT) and Macroproject 3 – Educational
Practices in Integrated Curriculum. Adopting a quali-quantitative approach, a survey
was conducted with 45 teachers from technical EMI programs across all campuses of
the Federal Institute of Acre (Ifac). The study analyzed legal frameworks, public
policies, teachers' conceptions, and practical challenges related to sexual education,
culminating in three articles and the development of an Educational Product (EP). The
first article examines the legal foundations and public policies for sexual education in
the Brazilian school context, discussing their implications and possibilities for
integration into EPT, focusing on comprehensive human development. The second
article addresses the conceptions and challenges faced by teachers in implementing
sexual education in Ifac's EMI programs. The third article deals with the systematic
mapping of EPs from ProfEPT and the development of a catalog as a strategy to
encourage the adoption of dialogical educational practices on sexuality in EMI,
emphasizing a multidimensional approach to sexual education themes. Finally, the EP
entitled "Where Knowledge Meets the Body": A Catalog of Educational Products from
ProfEPT for Educational Practices in Sexuality in EMI is presented to address sexual
education through a dialogical, reflective, and transformative approach | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Saúde escolar | pt_BR |
dc.subject | Integrated curriculum | pt_BR |
dc.subject | Sex education | pt_BR |
dc.subject | Vocational education | pt_BR |
dc.subject | Secondary education | pt_BR |
dc.subject | School health | pt_BR |
dc.title | Educação sexual e formação integral: análise das concepções docentes e dos desafios práticos no ensino médio integrado do Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FREITAS, Renata Gomes de Abreu | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4682352321646402 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | PEREIRA, Ricardo dos Santos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4372251203476914 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma estratégia didático-metodológica
para incentivar docentes a incorporarem práticas educativas dialógicas sobre
educação sexual no Ensino Médio Integrado (EMI), inserindo-se na linha de pesquisa
Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e no Macroprojeto
3 – Práticas Educativas no Currículo Integrado. Adotando abordagem quali
quantitativa, realizou-se levantamento com 45 docentes do EMI técnico, abrangendo
todos os campi do Instituto Federal do Acre (Ifac). O estudo analisou marcos legais,
políticas públicas, concepções docentes e desafios práticos relacionados à educação
sexual, culminando em três artigos e na elaboração de um Produto Educacional (PE).
O primeiro artigo examina os fundamentos legais e as políticas públicas voltadas à
educação sexual no contexto escolar brasileiro, discutindo suas implicações e
possibilidades de inserção na EPT, com foco na formação humana integral. O
segundo artigo aborda as concepções e os desafios enfrentados pelos docentes para
efetivação da educação sexual no EMI do Ifac. O terceiro artigo trata do mapeamento
sistemático de PEs do ProfEPT e do desenvolvimento de um catálogo como estratégia
de incentivo à adoção de práticas educativas dialógicas sobre sexualidade no EMI,
valorizando a abordagem multidimensional das temáticas relacionadas à educação
sexual. Por fim, é apresentado o PE intitulado: “Onde o saber encontra o corpo”:
catálogo de produtos educacionais do ProfEPT para práticas educativas em
sexualidade no EMI para a abordagem da educação sexual a partir de uma
abordagem dialógica, reflexiva e transformadora. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Branco | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.patentno | IFAC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9314124156008604 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - 2025
|