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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/316
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorARRUDA, Eder Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-08-06T20:37:53Z-
dc.date.available2025-08-06T20:37:53Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/316-
dc.description.abstractThis research aimed to develop a didactic-methodological strategy to encourage teachers to incorporate dialogical educational practices on sexual education in Integrated High School (EMI), within the research line of Educational Practices in Professional and Technological Education (EPT) and Macroproject 3 – Educational Practices in Integrated Curriculum. Adopting a quali-quantitative approach, a survey was conducted with 45 teachers from technical EMI programs across all campuses of the Federal Institute of Acre (Ifac). The study analyzed legal frameworks, public policies, teachers' conceptions, and practical challenges related to sexual education, culminating in three articles and the development of an Educational Product (EP). The first article examines the legal foundations and public policies for sexual education in the Brazilian school context, discussing their implications and possibilities for integration into EPT, focusing on comprehensive human development. The second article addresses the conceptions and challenges faced by teachers in implementing sexual education in Ifac's EMI programs. The third article deals with the systematic mapping of EPs from ProfEPT and the development of a catalog as a strategy to encourage the adoption of dialogical educational practices on sexuality in EMI, emphasizing a multidimensional approach to sexual education themes. Finally, the EP entitled "Where Knowledge Meets the Body": A Catalog of Educational Products from ProfEPT for Educational Practices in Sexuality in EMI is presented to address sexual education through a dialogical, reflective, and transformative approachpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículo integradopt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectIntegrated curriculumpt_BR
dc.subjectSex educationpt_BR
dc.subjectVocational educationpt_BR
dc.subjectSecondary educationpt_BR
dc.subjectSchool healthpt_BR
dc.titleEducação sexual e formação integral: análise das concepções docentes e dos desafios práticos no ensino médio integrado do Instituto Federal do Acrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1FREITAS, Renata Gomes de Abreu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4682352321646402pt_BR
dc.contributor.advisor-co1PEREIRA, Ricardo dos Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4372251203476914pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma estratégia didático-metodológica para incentivar docentes a incorporarem práticas educativas dialógicas sobre educação sexual no Ensino Médio Integrado (EMI), inserindo-se na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e no Macroprojeto 3 – Práticas Educativas no Currículo Integrado. Adotando abordagem quali quantitativa, realizou-se levantamento com 45 docentes do EMI técnico, abrangendo todos os campi do Instituto Federal do Acre (Ifac). O estudo analisou marcos legais, políticas públicas, concepções docentes e desafios práticos relacionados à educação sexual, culminando em três artigos e na elaboração de um Produto Educacional (PE). O primeiro artigo examina os fundamentos legais e as políticas públicas voltadas à educação sexual no contexto escolar brasileiro, discutindo suas implicações e possibilidades de inserção na EPT, com foco na formação humana integral. O segundo artigo aborda as concepções e os desafios enfrentados pelos docentes para efetivação da educação sexual no EMI do Ifac. O terceiro artigo trata do mapeamento sistemático de PEs do ProfEPT e do desenvolvimento de um catálogo como estratégia de incentivo à adoção de práticas educativas dialógicas sobre sexualidade no EMI, valorizando a abordagem multidimensional das temáticas relacionadas à educação sexual. Por fim, é apresentado o PE intitulado: “Onde o saber encontra o corpo”: catálogo de produtos educacionais do ProfEPT para práticas educativas em sexualidade no EMI para a abordagem da educação sexual a partir de uma abordagem dialógica, reflexiva e transformadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Brancopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.patentnoIFACpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314124156008604pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - 2025

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