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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/326
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Osmildo Ferreira-
dc.date.accessioned2025-10-27T14:49:26Z-
dc.date.available2025-10-27T14:49:26Z-
dc.date.issued2025-08-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/326-
dc.description.abstractThis research investigated the Student Movement as an educational principle within the context of Professional and Technological Education (PTE), focusing on the Integrated High School (IHS) program offered by the Federal Institute of Acre (IFAC). The central objective was to analyze how the student movement can contribute to students’ omnilateral development by promoting youth protagonism, democratic participation, and civic education. Grounded in historical-dialectical materialism and inspired by theorists such as Gramsci, Saviani, and Manacorda, the study views the student movement as a formative space that integrates scientific, technical, ethical, and political knowledge. The methodology adopted was action research with a qualitative approach, involving thematic workshops with students enrolled in integrated technical courses at IFAC – Rio Branco Campus. The investigation included a systematic literature review, questionnaires, and content analysis of student responses. The results revealed limited knowledge among students about the student movement and low participation in institutional representation spaces. However, following the workshops, there was a notable increase in interest, critical understanding, and sense of student belonging. As an educational product, a practical guide was developed to support the creation and strengthening of student councils. The study concludes that, when understood as an educational principle, the student movement becomes a powerful tool for social transformation, capable of significantly contributing to the comprehensive formation of individuals within PTE. The research was approved by the Research Ethics Committee (CEP) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre (IFAC) on November 14, 2024, under opinion no. 7.227.444, CAAE no. 78134024.0.0000.0233. This dissertation is linked to Research Line 1 – Educational Practices in Professional and Technological Education (PTE) and to Macroproject 3 – Educational Practices in the Integrated Curriculum of the Professional and Technological Education Graduate Program (PROFEPT).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPalavras-chaves: Educação Profissional e Tecnológica; Movimento Estudantil; Princípio Educativo; Ensino Médio Integrado; Formação Omnilateral.pt_BR
dc.subjectPalavras-chaves: Educação Profissional e Tecnológica; Movimento Estudantil; Princípio Educativo; Ensino Médio Integrado; Formação Omnilateral.pt_BR
dc.titleMOVIMENTO ESTUDANTIL COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.ID359475352-20pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, josé Júlio César do nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttps:integra.ifac.edu.br/p/jose-julio-cesar-do-nascimento-araujopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou o movimento estudantil como princípio educativo no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco no Ensino Médio Integrado (EMI), ofertado pelo Instituto Federal do Acre (IFAC). O objetivo central foi analisar como o movimento estudantil pode contribuir para a formação omnilateral dos discentes, promovendo o protagonismo juvenil, a participação democrática e a formação cidadã. Fundamentado no materialismo histórico-dialético e em autores como Gramsci, Saviani e Manacorda, o estudo compreende o movimento estudantil como espaço formativo que articula saberes científicos, técnicos, éticos e políticos. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, envolvendo oficinas temáticas com alunos dos cursos técnicos integrados do IFAC - campus Rio Branco. A investigação incluiu revisão sistemática da literatura, aplicação de questionários e análise de conteúdo das respostas. Os resultados revelaram baixo conhecimento dos estudantes sobre o movimento estudantil e escassa participação em espaços institucionais de representação. Entretanto, após as oficinas, observou-se ampliação do interesse, da compreensão crítica e do sentimento de pertencimento estudantil. Como produto educacional, elaborou-se um guia prático para a criação e fortalecimento de grêmios estudantis. Conclui-se que o movimento estudantil, quando compreendido como princípio educativo, é um potente instrumento de transformação social, capaz de contribuir significativamente para a formação integral dos sujeitos no âmbito da EPT. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) em 14 de novembro de 2024, por meio do parecer nº 7.227.444, CAAE nº 78134024.0.0000.0233. Essa dissertação é vinculada a linha de pesquisa 1 – Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológicas (EPT) e ao Macroprojeto 3- Práticas Educativas no Currículo Integrado do Programa de Pós – Graduação em Educação Profissional e Tecnológico PROFEPT.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Federal do Acrept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçao Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqEstá inserido na área de avaliação de Ensino.pt_BR
dc.identifier.patentnoIFACpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4559439862297140pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - 2025

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OSMILDO LIVRO 15.pdfDissertação de Mestrado em Educação Profissional e tecnológica19.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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