Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | MENESES, Edvan Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T18:55:53Z | - |
dc.date.available | 2022-09-26T18:55:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/35 | - |
dc.description.abstract | This work walked on the conceptual bases of polytechnic education, integral and omnilateral. In its genesis, it visualized that the technician-based teaching work process in professional technical education in nursing leads to fragmented teaching with a focus on techniques and instrumentalization, being also out of context of its scientific basis, which is the systematization of nursing care (SAE) ) and the emotional, real, singular issues that involve individuals and society. In view of this context, it was asked whether the teaching action through a short course that uses the nursing process as a methodological tool could lead to a comprehensive and emotional education in graduating students in the technical course in nursing? Based on this question, a qualitative research was carried out that used the documentary study and the application of questionnaires at the Technical School in Health Maria Moreira da Rocha, where from the data collected it was possible to elaborate four articles with specific methodologies and procedures. . The first carried out the analysis of the Pedagogical Course Plan - PPC, the second investigated the emotional capacity of the students, the third described the ideation and prototyping of the course and the fourth described the application of the course. It was concluded that the course plan sometimes shows its bias for integral transformation, sometimes it shows bias for technical and limited training, that the emotional skills found did not have a direct correlation with sociodemographic factors and that students know the characteristics that surround the skills, but do not master them in some ways. In addition, SAE and the Nursing Process within the hybrid education modality is an excellent methodological tool for integral, emotional education and for the valorization of nursing as a science. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inteligência emocional | pt_BR |
dc.subject | SAE | pt_BR |
dc.subject | Metodologias educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.title | A Sistematização da Assistência de Enfermagem como Instrumento Metodológico para o Ensino Integral e Emocional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7702180016395052 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GARCIA, Amélia Maria Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4075618794299559 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho caminhou sobre as bases conceituais do ensino politécnico, integral e omnilateral. Visualizou em sua gênese que o processo de trabalho docente de base tecnicista no ensino técnico profissionalizante em enfermagem conduz para um ensino fragmentado com foco nas técnicas e na instrumentalização, estando também descontextualizado de sua base científica, que é a sistematização da assistência de enfermagem (SAE) e das questões emocionais, reais, singulares que envolvem os indivíduos e a sociedade. Diante deste contexto, perguntou-se se a ação docente por meio de um minicurso que utilize o processo de enfermagem como instrumento metodológico poderia conduzir uma formação integral e emocional em alunos concludentes do curso técnico em enfermagem? A partir desta questão, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou o estudo documental e aplicação de questionários na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, onde a partir dos dados coletados foi possível a elaboração de quatro artigos com metodologias e procedimentos específicos. O primeiro realizou a análise do Plano Pedagógico de Curso - PPC, o segundo investigou a capacitação emocional dos alunos, o terceiro descreveu a ideação e prototipagem do curso e o quarto descreveu a aplicação do curso. Concluiu-se que o plano de curso ora demonstra seu viés para a transformação integral, ora demonstra viés para a formação técnica e limitada, que as capacitações emocionais encontradas não tiveram correlação direta com os fatores sociodemográficos e que os alunos conhecem as características que circundam as habilidades, porém não as dominam em alguns aspectos. Além disso, a SAE e o Processo de Enfermagem dentro da modalidade de educação híbrida se constitui como um excelente instrumento metodológico para o ensino integral, emocional e para a valorização da enfermagem enquanto ciência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Branco | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - 2018
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