Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/40
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Elane Cristine Almeida da-
dc.date.accessioned2022-09-27T15:09:57Z-
dc.date.available2022-09-27T15:09:57Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/40-
dc.description.abstractThis dissertation aims to record the memory of Professional and Technological Education (EPT) undertaken by the Federal Institute of Professional, Scientific and Technological Education of Acre (Ifac)/Campus Rio Branco throughout its first 10 years of existence (2010-2020). Thus, it is also a contribution to the affirmation and strengthening of the identity of Ifac/Campus Rio Branco, as well as to the construction of an organizational/school culture that reflects the Network of which it integrates and, at the same time, the local particularities. The research took place within the scope of Ifac/Campus Rio Branco, the largest Campus of the Federal Network of Professional and Technological Education in the State of Acre and, considering the phenomenological approach, data collection was developed based on bibliographical, documentary and topical life histories. As a first result, the indication of a clear relation between the recording of memories (individual and collective) for the affirmation of an institutional identity and an organizational or school culture. Furthermore, by discussing the phenomenology and possible data analysis collection techniques that are aligned with the memory record, the dissertation contributes to the affirmation of a possible methodological path, which can be replicated in other works, especially in the field of Professional and Technological Education EPT. The history of the Network and Ifac, from different phases of capitalist modernity, is considered opportune for us to understand the process of implementing this Network at Ifac, the confrontations and challenges experienced and reported in the life and work histories of its members. Thus, the research constitutes the first memorial record of Ifac/Campus Rio Branco.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCultura Escolarpt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectHistória de Vidapt_BR
dc.title10 Anos do Instituto Federal Do Acre (IFAC): histórias de vida e trabalho no campus Rio Brancopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1349532948406208pt_BR
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Josina Maria Pontes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7550278243707140pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação objetiva registrar a memória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) empreendida pelo Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Acre (Ifac)/Campus Rio Branco ao longo dos seus primeiros 10 anos de existência (2010-2020). Assim, é também uma contribuição para afirmação e fortalecimento da identidade do Ifac/Campus Rio Branco, assim como para a construção de uma cultura organizacional/escolar que reflita a Rede da qual integra e, ao mesmo tempo as particularidades locais. A pesquisa se deu no âmbito do Ifac/Campus Rio Branco, o maior Campus da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Estado do Acre e, considerando a abordagem fenomenológica, desenvolveu-se a coleta de dados a partir de pesquisa bibliográfica, documental e histórias de vida tópicas. Como primeiro resultado, a indicação de uma relação clara entre o registro de memórias (individuais e coletivas) para afirmação de uma identidade institucional e de uma cultural organizacional ou escolar. Ademais, ao discorrer sobre a fenomenologia e possíveis técnicas de coleta de análise de dados que se alinham ao registro da memória, a dissertação colabora na afirmação de um caminho metodológico possível, que pode ser replicado em outros trabalhos sobretudo no campo da EPT. A história da Rede e do Ifac, a partir de diferentes fases da modernidade capitalista é considerada como oportuna para entendermos o processo de implantação dessa Rede no Ifac, os enfrentamentos e desafios vivenciados e reportados nas histórias de vida e trabalho de seus membros. Dessa forma, a pesquisa se constitui como primeiro registro memorial do Ifac/Campus Rio Branco.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Brancopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação profissional e Tecnologia (PROFEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
10 ANOS DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE (IFAC),HISTÓRIAS DE VIDA E TRABALHO NO CAMPUS RIO BRANCO.pdfDissertação51.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Campus Rio Branco Histórias de vida e trabalho (2010-2020).pdfProduto Educacional de Mestrado49.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.