Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/42
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBELCHIOR, Celle Cristianne Mendes Evangelista-
dc.date.accessioned2022-09-27T16:11:32Z-
dc.date.available2022-09-27T16:11:32Z-
dc.date.issued2021-10-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/42-
dc.description.abstractFinancial education, as a part of integral education, contributes to the integral formation of students in professional education, preparing them for capitalist relations. Once the students who go to the subsequent education are mostly looking for school training in order to enter the labor market, the role of integral education is the congruence between this technical training for the labor market and the complete formation of the student as an individual inserted in the capitalist society. This paper presents a methodological proposal for teaching financial education in the classroom, using videos as a learning resource in a didactic sequence - DS. The DS in question was designed for teachers of the Subsequent Technical Course in Administration of IFAC, Rio Branco Campus. This dissertation is structured in three articles that allow the understanding of the processes from creation to validation of the didactic sequence in financial education. The first article presents the planning and elaboration of the DS as a teaching product. The second article analyzes the methodologies of conversation circles and the approach of the themes with videos. The last article records the validation of the DS, based on the peer validation methodology of Guimarães and Giordan (2013). The data analysis indicated that the teaching proposal developed presents potentialities for the production of knowledge to which it is intended, with a high rate of approval among the teachers questioned. Resulting from the analysis of this research, it is made available as an educational product the "Didactic sequence in financial education: a methodological proposal with videos for the classroom", a teaching proposal aimed at teachers who intend to address financial education in their practice in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
dc.subjectRodas de Conversapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.titleSequência Didática em Educação Financeira: uma abordagem com vídeos em rodas de conversapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8375502884766968pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Cleilton Sampaio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4495648642048152pt_BR
dc.description.resumoA educação financeira, como parte da educação integral, vem a contribuir na formação integral dos alunos da educação profissional, preparando-os para as relações capitalistas. Uma vez que os estudantes que se voltam ao ensino subsequente buscam em sua maioria capacitação escolar com objetivo de inserção no mercado de trabalho, é papel da educação integral a congruência entre essa capacitação técnica ao mercado de trabalho e a completa formação do aluno enquanto indivíduo inserido na sociedade capitalista. Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para ensino de educação financeira em sala de aula, utilizando-se de vídeos como recurso de aprendizagem em uma sequência didática – SD. A SD em questão foi pensada para docentes do Curso Técnico Subsequente em Administração do IFAC, Campus Rio Branco. Essa dissertação está estruturada em três artigos que permitem a compreensão dos processos da criação à validação da sequência didática em educação financeira. O primeiro artigo apresenta o planejamento e elaboração da SD como produto de ensino. O segundo artigo analisa as metodologias de rodas de conversa e abordagem dos temas com vídeos.No último artigo é registrada a validação da SD, com base na metodologia de validação por pares de Guimarães e Giordan (2013). A análise dos dados indicou que a proposta de ensino desenvolvida apresenta potencialidades para a produção de conhecimento a que se destina, com elevado índice de aprovação entre os docentes questionados. Resultante da análise dessa pesquisa, disponibiliza-se como produto educacional a “Sequência didática em educação financeira: uma proposta metodológica com vídeos para sala de aula”, proposta de ensino direcionada aos docentes que pretendem abordar a educação financeira em sua prática na sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Brancopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação profissional e Tecnologia (PROFEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA, UMA ABORDAGEM COM VÍDEOS EM RODAS DE CONVERSA.pdfDissertação1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Sequência didática em educação financeira, uma proposta com vídeos para sala de aula.pdfProduto Educacional de Mestrado13.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.