Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | SOUSA, Richarles de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-05T16:40:16Z | - |
dc.date.available | 2022-10-05T16:40:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/43 | - |
dc.description.abstract | As the importance of the provision of financial education assumes, they have taken an important place in the national and international education scenario, reaffirming its importance in the context of educational practices required for the integral formation of basic education. In Brazil, with the recent changes in the Common National Curriculum Base (BNCC), published in 2018, financial education became mandatory in school curricula, with a maximum deadline for incorporation in the country's basic education systems until the year 2024. Furthermore, the expansion of financial education has been fostered by initiatives from various institutions with national representation, as well as being based on news channels, virtual education portals and in the academic-scientific field. Therefore, it is necessary to implement the theme in primary schools, especially in integrated secondary education. Therefore, this study aimed to investigate how to promote the teaching of financial education from the dynamics of the Freirian Thematic Approach in the integrated high school of the Campus Sena Madureira/Ifac. It is a research with a qualitative approach, initially of an exploratory nature, whose data were collected through the use of questionnaires with open and closed questions, in which the analysis and interpretation was based on the Thematization methodology. Then, the study starts to configure itself under nature, which enabled the organization of a thematic network that enabled the transversal insertion of financial education from the use of the dynamics of the Freirian Thematic Approach. The study showed that the transversal practice of financial education, in light of the new BNCC, has not yet been implemented in the locus of study and that there are still no traces that point to initiatives for the transversal insertion of the theme. In addition, the results point to the relevance and acceptance of both the dynamics of the Freirian Thematic Approach and the educational product entitled "Financial education: guidelines for transversal education in the Integrated High School curriculum, via the Freirian Thematic Approach", as instruments that will enable the promotion of transversal education in financial education at the EMI Campus Sena Madureira/Ifac. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Temática Freiriana | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Transversalidade | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Educação Financeira no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Acre: uma proposta de ensino transversal com base na abordagem temática freiriana | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4164904682691875 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LOBÃO, Mário Sérgio Pedroza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9823948342207298 | pt_BR |
dc.description.resumo | As discussões sobre a oferta da educação financeira têm tomado importante espaço no cenário da educação nacional e internacional, reafirmando sua importância em meio as práticas educativas necessárias à formação integral dos estudantes da educação básica. No Brasil, com as recentes alterações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2018, a educação financeira passou a ter caráter obrigatório nos currículos escolares, com prazo máximo para incorporação nos sistemas de ensino básico do país até o ano de 2024. Ademais, a expansão da educação financeira tem sido fomentada por iniciativas de várias instituições com representatividade nacional, como também tem pautado discussões em canais de noticiários, portais virtuais de educação e no campo acadêmico-científico. Diante disso, torna-se necessária a implementação da temática nas escolas de ensino básico, sobretudo no ensino médio integrado. Portanto, este estudo objetivou investigar como promover o ensino da educação financeira a partir da dinâmica de Abordagem Temática Freiriana no ensino médio integrado do Campus Sena Madureira/Ifac. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, inicialmente de caráter exploratório, cujos dados foram coletados via utilização de questionários com perguntas abertas e fechadas, em que a análise e interpretação baseou-se na metodologia de Tematização. Em seguida, o estudo passa a configurar-se sob a natureza, o que possibilitou a organização de uma rede temática que viabilizou a inserção transversal da educação financeira a partir da utilização da dinâmica de Abordagem Temática Freiriana. O estudo demonstrou que a prática transversal da educação financeira, à luz da nova BNCC, ainda não foi implementada no lócus de estudo e que ainda não há vestígios que apontem para iniciativas de inserção transversal da temática. Além disso, os resultados apontam à pertinência e aceitação, tanto da dinâmica de Abordagem Temática Freiriana quanto do produto educacional intitulado “Educação financeira: orientações para o ensino transversal no currículo do Ensino Médio Integrado, via Abordagem Temática Freiriana”, como instrumentos que possibilitarão a promoção do ensino transversal em educação financeira no EMI do Campus Sena Madureira/Ifac. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Rio Branco | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação profissional e Tecnologia (PROFEPT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - 2019
|