Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/45
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, Jefferson Feitosa de-
dc.date.accessioned2022-10-10T13:50:00Z-
dc.date.available2022-10-10T13:50:00Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/45-
dc.description.abstractOne of the biggest problems in education today is the lack of spaces where students can learn in an integrated, meaningful and pleasurable way. In this sense, this research is justified by the theoretical and practical study of the Maker Laboratories, spaces that favor the transversality of teaching, its integration with various disciplines, in addition to enabling the student's autonomy in the face of problems that arise, seeking practical solutions. For the scope of the proposal, the contribution of the Maker Laboratories in the teaching and learning process in Integrated High School at Ifac will be evaluated. In this process, the contributions of active methodologies in the teaching and learning process will be emphasized, considering that they are part of the context of technological education in which we are experiencing. Thus, we deepened the study on Maker Learning, Maker Laboratories and Educational Technologies, aiming to understand the theoretical bases on the subject, raising information through questionnaires with the coordinators of these spaces throughout Brazil, as well as with high school teachers Integrated (EMI) of Ifac. Finally, the educational product entitled "LEARNING MAKER: GUIDE FOR ORIENTATION ON THE USE OF EDUCATIONAL TECHNOLOGIES FOR IFAC TEACHERS" was elaborated through Conversations with teachers of the Buildings Course of the IFAC, so that it can guide properly use the laboratory by teachers and students, with the assistance of the IFMaker Laboratory Team.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLaboratório Makerpt_BR
dc.subjectTecnologias Educacionaispt_BR
dc.subjectAprendizagem Makerpt_BR
dc.subjectMetodologias Ativapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.titleContribuições do Laboratório Maker para o Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Acrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1371344194192595pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Ricardo dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4372251203476914pt_BR
dc.description.resumoUm dos problemas atuais da educação é a falta de espaços em que os alunos possam aprender de forma integrada, significativa e prazerosa. Nesse sentido, esta pesquisa se justifica pelo estudo teórico e prático sobre os Laboratórios Maker, espaços que favorecem a transversalidade do ensino, sua integração com várias disciplinas, além de possibilitar autonomia do estudante frente aos problemas que surgirem, buscando soluções práticas. Para o alcance da proposta, será avaliada a contribuição dos Laboratórios Maker no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio Integrado do Ifac. Neste processo, será enfatizado as contribuições das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que elas fazem parte do contexto da educação tecnológica a qual estamos vivenciando. Assim, aprofundamo-nos no estudo sobre a Aprendizagem Maker, os Laboratórios Maker e as Tecnologias Educacionais, visando compreender as bases teóricas sobre a temática, levantando informações através de questionários com os coordenadores desses espaços pelo Brasil, bem como com os professores do Ensino Médio Integrado (EMI) do Ifac. Por fim, foi elaborado por meio de Rodas de Conversa com docentes do Curso de Edificações do CRB/IFAC o produto educacional intitulado “APRENDIZAGEM MAKER: GUIA DE ORIENTAÇÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DESTINADO AOS PROFESSORES DO IFAC”, de forma que possa orientar adequadamente a utilização do laboratório por professores e alunos, com o auxílio da Equipe do Laboratório IFMake.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentRio Brancopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação profissional e Tecnologia (PROFEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - 2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO MAKER PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE.pdfDissertação5.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Aprendizagem MAKER, guia de orientações sobre o uso de tecnologias educacionais destinado aos professores do IFAC.pdfProduto Educacional de Mestrado12.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.