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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/56
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Francisco Gilberto Mendes dos-
dc.date.accessioned2022-10-14T13:24:06Z-
dc.date.available2022-10-14T13:24:06Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/56-
dc.description.abstractThis dissertation deals with oral narratives of life history as a strategy to promote the teaching-learning process in integrated secondary education. It is a consequence of the research carried out in the Master's course in. Professional and Technological Education – PROFEPT, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of ACRE - IFAC / Campus Rio Branco. The research's guiding question was, How can the life stories of residents of Tarauacá-Acre become a didactic resource for promoting the practice of reading, interpreting and textual production? Thus, the general objective was to develop an educational product to support the teaching of reading, linguistic analysis and textual production, based on the student's life story. To achieve this, Oral History was chosen as a methodological approach, making use of the participants' narratives in order to generate data, based on recorded and directed interviews. Data were analyzed based on Textual Discursive Analysis (ATD), proposed by Moraes and Galiazzi (2007), based on Guimarães (2012). In the data analysis process, six categories emerged: a) profile of the Portuguese Language teacher at the Federal Institute of Acre b) temporal markers c) spatial markers; d) narrative focus; e) poetic language and f) cultural aspects. The results showed that working with the Memories-Stories of Life genre in the classroom, in addition to favoring interdisciplinary work, allows for interaction between different generations, contributes to the rescue of community memories, values the discourse and experiences of elderly people and also, lead the student to perceive and position himself as a subject within social processes. Considering the theoretical basis, the investigative path and its results, the educational product was built, a Didactic Sequence to support the work of reading, linguistic analysis and textual production in LP classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subject;Leitura e letramentopt_BR
dc.subjectNarrativas orais de histórias de vidapt_BR
dc.subjectProduto educacionalpt_BR
dc.titleHistórias de Vida como Estratégia para a Promoção da Leitura, Interpretação e Produção Textual no Ensino Médio Integradopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7544019348043288pt_BR
dc.contributor.advisor1LEÃO, João Ricardo Avelino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0798910105955250pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação trata das narrativas orais de história de vida como estratégia para o letramento no ensino médio integrado. Ela é resultado da pesquisa realizada no curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ACRE – IFAC, Campus Rio Branco. A pesquisa teve como questão norteadora: como os relatos de histórias de vidas de moradores de Tarauacá-Acre podem se transformar em um recurso didático de promoção da prática da leitura, interpretação e produção textual? A partir de uma abordagem qualitativa, de natureza intervencionista, o objetivo consistiu em investigar como acontece o ensino da leitura, análise linguística e produção textual no ensino médio integrado do IFAC e até que ponto, o professor considera o contexto sociocultural do aluno ao planejar as aulas. O percurso metodológico ancorou-se na História Oral (HO), com coleta de dados por meio entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudios de mídias e com emprego do questionário. Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2007) e, com base em Guimarães (2012), no que tange ao gênero de Memórias-Histórias de vida. Nesse processo, seis categorias emergiram: a) perfil dos sujeitos; b) marcadores temporais; c) marcadores espaciais; d) foco narrativo; e) linguagem poética; e f) aspectos culturais. Os resultados evidenciaram que o trabalho com histórias de vida em sala de aula, além contribuir com o processo de letramento, possibilita a interação entre diferentes gerações e o resgate de memórias da comunidade, valoriza o discurso e as experiências das pessoas idosas, leva o aluno a se perceber e se posicionar enquanto sujeito dentro dos processos sociais e, ainda, favorece o trabalho interdisciplinar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Brancopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - 2019

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HISTÓRIAS DE VIDA COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.pdfDissertação2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
História de vida como proposta de letramento no ensino médio integrado.pdfProduto Educacional de Mestrado9.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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