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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/111
Tipo: Outro
Título: Produto Educacional: Modelo de Material Didático em Língua Inglesa para o Proeja
Título(s) alternativo(s): Modelo de Material Didático em Língua Inglesa para o Proeja
Autor(es): Souza, Amanda Gabriele Domingos de
Bevilacqua, Gabriela Dias
Resumo: Língua inglesa é disciplina obrigatória nas escolas públicas e privadas em todo território brasileiro a partir do segundo segmento do Ensino Fundamental, porém a dificuldade de definir estratégias de trabalho e recursos eficazes que se adaptem a quantidade de alunos de conhecimentos variados em uma mesma sala de aula comprometem a validade da disciplina. E, como resultado, ao concluir o Ensino Técnico voltado para o Proeja, etapa da educação que prepara os estudantes tanto para a vida social quanto para o mundo do trabalho, muitos alunos não conseguem recorrer a mecanismos básicos de compreensão ou utilização do idioma em interações essenciais no ambiente de trabalho, mídias sociais e/ou meios de comunicação de grande circulação. Tendo vista que o governo federal, através da Matriz de Avaliação da Educação Básica para os inscritos no Encceja, determina como saberes necessários para certificação de proficiência a capacidade de utilizar a língua como instrumento de acesso a informações, outras culturas e grupos sociais. Nos baseamos nas diretrizes preconizadas no documento para apresentar aos professores da língua estrangeira formas de desenvolver materiais que promovam o desenvolvimento dos estudantes tanto como indivíduos quanto como profissionais, ao mesmo passo que incitam as habilidades previstas para este público. Ainda, somando aos nossos estudos a necessidade de desenvolvimento de materiais que estruturalmente proporcionem uma experiência integral de aprendizagem em termos conceituais, pedagógicos e comunicacionais. Nosso objetivo é fazer das aulas de língua inglesa um ambiente propício para, além de aprender o idioma, fomentar interações e discussões acerca das realidades que assolam o nosso país, valorizar a cultura brasileira, possibilitar acesso a informações, além de motivar o posicionamento crítico e social. Para tanto, fizemos uso do documento Fundamentação das Matrizes de Avaliação da Educação Básica relacionada aos ensinamentos de Perrenoud, Paulo Freire, Kaplún e Leffa. Palavras-Chave: Matriz de avaliação da educação básica, ensino técnico profissional e competências e habilidades.
Abstract: English language is a compulsory discipline in public and private schools throughout Brazil from the second segment of Elementary School, but the difficulty of defining effective work strategies and resources that adapt to the amount of students of varied knowledge in the same classroom compromise the validity of the discipline. And, as a result, when completing the Technical Education focused on Proeja, stage of education that prepares students for both social life and the world of work, many students fail to resort to basic mechanisms of understanding or use of the language in essential interactions in the workplace, social media and/or mass media. Given that the federal government, through the Evaluation Matrix of Basic Education for those enrolled in the Encceja, determines as knowledge necessary for proficiency certification the ability to use language as an instrument of access to information, other cultures and social groups. We draw on the guidelines recommended in the document to present to foreign language teachers ways to develop materials that promote the development of students both as individuals and as professionals, while inciting the skills provided for this audience. Also, adding to our studies the need to develop materials that structurally provide a comprehensive learning experience in conceptual, pedagogical and communicational terms. Our goal is to make English language classes a conducive environment to, in addition to learning the language, foster interactions and discussions about the realities that plague our country, value the Brazilian culture, enable access to information, motivating the critical and social positioning. To this end, we used the document Foundation of the Evaluation Matrices of Basic Education related to the teachings of Perrenoud, Paulo Freire, Kaplún and Leffa. Key words: Evaluation matrix of basic education, vocational technical education and skills and abilities.
Palavras-chave: MATERIAL
LINGUA INGLESA
PROEJA
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: COLÉGIO PEDRO SEGUNDO
Sigla da Instituição: CPII
Citação: FREIRE, Paulo. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, Paulo. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS Á PRÁTICA PEDAGÓGICA. São Paulo: Paz e Terra, 1996. KAPLÚN, Gabriel. MATERIAL EDUCATIVO: A EXPERIÊNCIA DO APRENDIZADO. Comunicação apresentada no 6º Congresso da Alaic (AssociaçãoLatino-Americana de Pesquisadores da Comunicação), Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, 2002, p. 46- 60 LEFFA, Vilson J. LÍNGUA ESTRANGEIRA: ENSINO E APRENDIZAGEM. Rio Grande do Sul: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2016. KUENZER, Acácia (org). ENSINO MÉDIO: CONSTRUINDO UMA PROPOSTA PARA OS QUE VIVEM DO TRABALHO. São Paulo: Cortez Editora, 2000. MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. AFETIVIDADE E PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DE HENRI WALLON. São Paulo: Psicologia da Educação, 2005. Referências: BRASIL. FUNDAMENTAÇÃO DAS MATRIZES DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDOS E PROPOSTAS. Inep. Brasília, 2014. <https://www.ifgoiano.edu.br/home/images/RV/Cursos_Tecnicos/Matriz_PROEJA_Administracao.pdf>
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/111
Data do documento: 8-Abr-2023
Aparece nas coleções:Produtos Educacionais - 2018

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