Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | OLIVEIRA, Pollyana Rufino de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T14:23:16Z | - |
dc.date.available | 2022-09-13T14:23:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/16 | - |
dc.description.abstract | The present work aimed to verify the possibility of meaningful learning in the teaching
of quality management concepts through the use of films as a learning resource. For
this purpose, the research was carried out with two classes from the 2nd period of the
Subsequent Technical Course in Administration at IFAC, Campus Rio Branco. This
work was structured in four articles that enable the reader to understand the process
of construction, application and analysis of a potentially significant teaching unit for
Quality Management concepts. Thus, the first article presents the perception of
professors working in the technical course of Administration at IFAC about the use of
films in teaching, through a bibliographic review on the list of films and teaching and
through data obtained through a questionnaire applied to teachers. The second article
presents the process of planning and building a UEPS, based on the steps presented
by Moreira (2011), built from situations related to the possibilities of approaching the
possible quality concepts. For this construction, bibliographic research on meaningful
learning and UEPS was carried out, and the elaboration of potentially significant
activities according to Moreira (2011b). The third article reported how UEPS was
applied in practice, observing the involvement and interest in the proposed theme,
especially in activities resulting from the exhibition of films. In the last article, an
analysis was made of the results obtained from the execution of the UEPS with
students, by observing the occurrence of significant learning signs. The data obtained
through the activities proposed and observations carried out by the researcher
indicated that it is a proposal for a viable teaching unit. The use of films and active
methodologies produced evidence of significant learning, mainly because it presents
possibilities for active participation through questions and reflections from their
experiences, contributing to the formation of a critical and participative citizen. As a
result, an educational product was produced entitled “Potentially Significant Teaching
Unit for teaching quality approaches with the use of films” to contribute to teachers
who wish to use films in their teaching practice, as well as to know activities that can
provide the meaningful learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão da Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Filmes | pt_BR |
dc.subject | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa | pt_BR |
dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
dc.title | O Ensino de Conceitos de Gestão da Qualidade com a Utilização de Filmes como Possibilidade de Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5652244141662808 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FREITAS, César Gomes de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7425147140892912 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | FARIAS, Cleiton Sampaio de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4495648642048152 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetivou verificar a possiblidade de uma aprendizagem
significativa no ensino de conceitos de gestão da qualidade por meio da utilização de
filmes como recurso de aprendizagem. Para tanto, a pesquisa foi realizada junto à
duas turmas do 2º período do Curso Técnico Subsequente em Administação do IFAC,
Campus Rio Branco. Este trabalho foi estruturado em quatro artigos que possibilitam
ao leitor compreender o processo de construção, aplicação e análise de uma unidade
de ensino potencialmente significativa para conceitos de Gestão da Qualidade. Desta
forma, o primeiro artigo apresenta a percepção dos docentes atuantes no curso
técnico de Administração do IFAC sobre a utilização de filmes no ensino, por meio de
revisão bibliográfica sobre a relação de filmes e ensino e mediante dados obtidos
através de questionário aplicado aos docentes. O segundo artigo apresenta o
processo de planejamento e contrução de uma UEPS, com base nos passos
apresentados por Moreira (2011), construída a partir de situações relacionadas às
possibilidades de abordagem dos possíveis conceitos de qualidade. Para esta
construção, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre aprendizagem significativa e
UEPS, e a elaboração de atividades potencialmente significativas de acordo com
Moreira (2011b). O terceiro artigo relatou como se deu a aplicação da UEPS na
prática, observando o envolvimento e interesse pela temática proposta, especialmente
nas atividades decorrentes da exibição de filmes. O conteúdo foi apresentado e
trabalhado de forma mais geral, caminhando para uma abordagem mais específica,
objetivando a diferenciação progressiva e depois, a reconciliação integrativa. No
último artigo, realizou-se uma análise sobre os resultados obtidos da execução da
UEPS junto aos estudantes, mediante a observação de ocorrência de indícios de
aprendizagem significativa. Foi possível constatar que a unidade de ensino mostrou
evidências de evolução de aprendizagem das abordagens da qualidade, percebidas
mediante a análise dos materiais produzidos, dos relatos orais e escritos e do
questionário final. Pode-se ainda observar que a utilização de filmes e metodologias
ativas produziu indícios de aprendizagem significativa, principalmente por apresentar
possibilidades de participação ativa mediante questionamentos e reflexões a partir de
suas vivências e experiências, contribuindo para a formação de um cidadão crítico e
participativo. Como resultado, construiu-se como produto educacional, a “Unidade de
Ensino Potencialmente Significativa para o ensino das abordagens da qualidade com
a utilização de filmes”, com os passos da UEPS para contribuir com docentes que
desejem utilizar filmes em sua prática docente, bem como conhecer atividades que
possam proporcionar a aprendizagem significativa. O produto pode ser implementado
e adaptado para diferentes disciplinas e contextos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Branco | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - 2018
|