Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/16
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Pollyana Rufino de Souza-
dc.date.accessioned2022-09-13T14:23:16Z-
dc.date.available2022-09-13T14:23:16Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/16-
dc.description.abstractThe present work aimed to verify the possibility of meaningful learning in the teaching of quality management concepts through the use of films as a learning resource. For this purpose, the research was carried out with two classes from the 2nd period of the Subsequent Technical Course in Administration at IFAC, Campus Rio Branco. This work was structured in four articles that enable the reader to understand the process of construction, application and analysis of a potentially significant teaching unit for Quality Management concepts. Thus, the first article presents the perception of professors working in the technical course of Administration at IFAC about the use of films in teaching, through a bibliographic review on the list of films and teaching and through data obtained through a questionnaire applied to teachers. The second article presents the process of planning and building a UEPS, based on the steps presented by Moreira (2011), built from situations related to the possibilities of approaching the possible quality concepts. For this construction, bibliographic research on meaningful learning and UEPS was carried out, and the elaboration of potentially significant activities according to Moreira (2011b). The third article reported how UEPS was applied in practice, observing the involvement and interest in the proposed theme, especially in activities resulting from the exhibition of films. In the last article, an analysis was made of the results obtained from the execution of the UEPS with students, by observing the occurrence of significant learning signs. The data obtained through the activities proposed and observations carried out by the researcher indicated that it is a proposal for a viable teaching unit. The use of films and active methodologies produced evidence of significant learning, mainly because it presents possibilities for active participation through questions and reflections from their experiences, contributing to the formation of a critical and participative citizen. As a result, an educational product was produced entitled “Potentially Significant Teaching Unit for teaching quality approaches with the use of films” to contribute to teachers who wish to use films in their teaching practice, as well as to know activities that can provide the meaningful learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão da Qualidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFilmespt_BR
dc.subjectUnidade de Ensino Potencialmente Significativapt_BR
dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
dc.titleO Ensino de Conceitos de Gestão da Qualidade com a Utilização de Filmes como Possibilidade de Aprendizagem Significativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5652244141662808pt_BR
dc.contributor.advisor1FREITAS, César Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7425147140892912pt_BR
dc.contributor.advisor-co1FARIAS, Cleiton Sampaio de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4495648642048152pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou verificar a possiblidade de uma aprendizagem significativa no ensino de conceitos de gestão da qualidade por meio da utilização de filmes como recurso de aprendizagem. Para tanto, a pesquisa foi realizada junto à duas turmas do 2º período do Curso Técnico Subsequente em Administação do IFAC, Campus Rio Branco. Este trabalho foi estruturado em quatro artigos que possibilitam ao leitor compreender o processo de construção, aplicação e análise de uma unidade de ensino potencialmente significativa para conceitos de Gestão da Qualidade. Desta forma, o primeiro artigo apresenta a percepção dos docentes atuantes no curso técnico de Administração do IFAC sobre a utilização de filmes no ensino, por meio de revisão bibliográfica sobre a relação de filmes e ensino e mediante dados obtidos através de questionário aplicado aos docentes. O segundo artigo apresenta o processo de planejamento e contrução de uma UEPS, com base nos passos apresentados por Moreira (2011), construída a partir de situações relacionadas às possibilidades de abordagem dos possíveis conceitos de qualidade. Para esta construção, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre aprendizagem significativa e UEPS, e a elaboração de atividades potencialmente significativas de acordo com Moreira (2011b). O terceiro artigo relatou como se deu a aplicação da UEPS na prática, observando o envolvimento e interesse pela temática proposta, especialmente nas atividades decorrentes da exibição de filmes. O conteúdo foi apresentado e trabalhado de forma mais geral, caminhando para uma abordagem mais específica, objetivando a diferenciação progressiva e depois, a reconciliação integrativa. No último artigo, realizou-se uma análise sobre os resultados obtidos da execução da UEPS junto aos estudantes, mediante a observação de ocorrência de indícios de aprendizagem significativa. Foi possível constatar que a unidade de ensino mostrou evidências de evolução de aprendizagem das abordagens da qualidade, percebidas mediante a análise dos materiais produzidos, dos relatos orais e escritos e do questionário final. Pode-se ainda observar que a utilização de filmes e metodologias ativas produziu indícios de aprendizagem significativa, principalmente por apresentar possibilidades de participação ativa mediante questionamentos e reflexões a partir de suas vivências e experiências, contribuindo para a formação de um cidadão crítico e participativo. Como resultado, construiu-se como produto educacional, a “Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino das abordagens da qualidade com a utilização de filmes”, com os passos da UEPS para contribuir com docentes que desejem utilizar filmes em sua prática docente, bem como conhecer atividades que possam proporcionar a aprendizagem significativa. O produto pode ser implementado e adaptado para diferentes disciplinas e contextos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Brancopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PRODUTO_COMPLETA.pdfDissertação26.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
UEPS Unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino das abordagens da qualidade com a utilização de filmes.pdfProduto Educacional de Mestrado22.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.