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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/189
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de docentes em estratégias didáticas para a inclusão de estudantes surdos no processo ensino-aprendizagem na educação profissional e tecnológica
Título(s) alternativo(s): Continuing training of teachers in didactic strategies for the inclusion of deaf students in the teaching-learning process in professional and technological education
Autor(es): Lima, Elizanildo Weseu
Primeiro Orientador: Amaral, Cledir de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Ricardo dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: AMARAL, Cledir de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: FARIAS, Cleilton Sampaio
metadata.dc.contributor.referee3: BANDEIRA, Maria Salete Chalub
metadata.dc.contributor.referee4: OCHIUTO, Eliane Francisca da Silva
Resumo: A inclusão de estudantes surdos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é um fenômeno relativamente novo e requer uma série de ações destinadas à quebra de barreiras ainda existentes na esfera didático-pedagógica. O objetivo geral desta dissertação foi promover a formação continuada de docentes com foco em estratégias didáticas como possibilidades de inclusão no processo ensino-aprendizagem de estudantes surdos na educação profissional e tecnológica. A pesquisa tem como objetivos específicos: compreender o processo ensino-aprendizagem de estudantes surdos, com ênfase nas potencialidades dos alunos e dificuldades docentes; discutir a adoção de tecnologias educacionais e de metodologias ativas como estratégias didáticas para inclusão de estudantes surdos no Ifac; e, por fim, construir uma proposta de curso de formação continuada de docentes como produto educacional, pautado por reflexões teóricas e sugestões práticas de estratégias metodológicas voltadas para a inclusão de estudantes surdos no contexto da EPT. Dessa forma, a presente dissertação está organizada em dois artigos. O primeiro, intitulado “Inclusão de estudantes surdos na Educação Profissional e Tecnológica: desafios, possibilidades e estratégias pedagógicas”, parte de uma pesquisa indireta, com técnicas de revisão da literatura, e identifica as potencialidades e dificuldades do processo ensino-aprendizagem do estudante surdo; apresenta tecnologias educacionais e metodologias ativas como estratégias didáticas potenciais para inclusão de estudantes surdos na EPT. O segundo artigo, com o título “Formação continuada docente na EPT: uma proposta centrada em estratégias didáticas para inclusão de estudantes surdos”, apresenta os resultados da etapa da pesquisa de campo, que teve o aporte metodológico pautado na abordagem qualitativa, de natureza aplicada e objetivo exploratório, sendo a pesquisa participante o método de procedimento utilizado. Foram aplicados questionários aos docentes e aos tradutores e intérpretes em Libras e Português (Tilsp) do Instituto Federal do Acre (Ifac), Campus Rio Branco, cujos dados foram sistematizados e analisados com emprego das técnicas de análise temática, objetivando identificar o processo de inclusão do estudante surdo no campus e as demandas de formação continuada em educação especial, bem como descrever o processo de desenvolvimento e avaliação, por um painel de especialistas, de uma proposta de formação continuada com foco em práticas metodológicas voltadas para a inclusão de estudantes surdos no contexto da EPT. Os referenciais teóricos e os dados empíricos subsidiaram a estruturação de uma proposta de formação continuada aos docentes do Ifac como Produto Educacional (PE), desenvolvido em duas versões: a primeira organizada em ambiente virtual de aprendizagem (Moodle do Ifac), e a segunda disponível em arquivo digital PDF para estudo. Ambas proposições preveem o ensino híbrido, com atividades de estudos online e presencial. Concluiu-se que esta pesquisa oferece uma contribuição valiosa para o campo da inclusão de estudantes surdos que não apenas identifica os desafios e oportunidades, mas propõe soluções práticas, por meio do desenvolvimento de um Produto Educacional (PE) abrangente. Espera-se que os resultados deste estudo inspirem e orientem futuras iniciativas em prol de uma educação mais inclusiva e acessível para todos.A inclusão de estudantes surdos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é um fenômeno relativamente novo e requer uma série de ações destinadas à quebra de barreiras ainda existentes na esfera didático-pedagógica. O objetivo geral desta dissertação foi promover a formação continuada de docentes com foco em estratégias didáticas como possibilidades de inclusão no processo ensino-aprendizagem de estudantes surdos na educação profissional e tecnológica. A pesquisa tem como objetivos específicos: compreender o processo ensino-aprendizagem de estudantes surdos, com ênfase nas potencialidades dos alunos e dificuldades docentes; discutir a adoção de tecnologias educacionais e de metodologias ativas como estratégias didáticas para inclusão de estudantes surdos no Ifac; e, por fim, construir uma proposta de curso de formação continuada de docentes como produto educacional, pautado por reflexões teóricas e sugestões práticas de estratégias metodológicas voltadas para a inclusão de estudantes surdos no contexto da EPT. Dessa forma, a presente dissertação está organizada em dois artigos. O primeiro, intitulado “Inclusão de estudantes surdos na Educação Profissional e Tecnológica: desafios, possibilidades e estratégias pedagógicas”, parte de uma pesquisa indireta, com técnicas de revisão da literatura, e identifica as potencialidades e dificuldades do processo ensino-aprendizagem do estudante surdo; apresenta tecnologias educacionais e metodologias ativas como estratégias didáticas potenciais para inclusão de estudantes surdos na EPT. O segundo artigo, com o título “Formação continuada docente na EPT: uma proposta centrada em estratégias didáticas para inclusão de estudantes surdos”, apresenta os resultados da etapa da pesquisa de campo, que teve o aporte metodológico pautado na abordagem qualitativa, de natureza aplicada e objetivo exploratório, sendo a pesquisa participante o método de procedimento utilizado. Foram aplicados questionários aos docentes e aos tradutores e intérpretes em Libras e Português (Tilsp) do Instituto Federal do Acre (Ifac), Campus Rio Branco, cujos dados foram sistematizados e analisados com emprego das técnicas de análise temática, objetivando identificar o processo de inclusão do estudante surdo no campus e as demandas de formação continuada em educação especial, bem como descrever o processo de desenvolvimento e avaliação, por um painel de especialistas, de uma proposta de formação continuada com foco em práticas metodológicas voltadas para a inclusão de estudantes surdos no contexto da EPT. Os referenciais teóricos e os dados empíricos subsidiaram a estruturação de uma proposta de formação continuada aos docentes do Ifac como Produto Educacional (PE), desenvolvido em duas versões: a primeira organizada em ambiente virtual de aprendizagem (Moodle do Ifac), e a segunda disponível em arquivo digital PDF para estudo. Ambas proposições preveem o ensino híbrido, com atividades de estudos ongame e presencial. Concluiu-se que esta pesquisa oferece uma contribuição valiosa para o campo da inclusão de estudantes surdos que não apenas identifica os desafios e oportunidades, mas propõe soluções práticas, por meio do desenvolvimento de um Produto Educacional (PE) abrangente. Espera-se que os resultados deste estudo inspirem e orientem futuras iniciativas em prol de uma educação mais inclusiva e acessível para todos.
Abstract: The inclusion of deaf students in Professional and Technological Education (EPT) is a relatively new phenomenon and requires a series of actions aimed at breaking down barriers that still exist in the didactic-pedagogical sphere. The general objective of this dissertation was to promote the continued training of teachers with a focus on teaching strategies as possibilities for inclusion in the teaching-learning process of deaf students in professional and technological education. The research has the following specific objectives: to understand the teaching-learning process of deaf students, with an emphasis on the students' potentialities and teaching difficulties; discuss the adoption of educational technologies and active methodologies as teaching strategies for the inclusion of deaf students in Ifac; and, finally, build a proposal for a continuing teacher training course as an educational product, guided by theoretical reflections and practical suggestions for methodological strategies aimed at the inclusion of deaf students in the context of EPT. Therefore, this dissertation is organized into two articles. The first, entitled “Inclusion of deaf students in Professional and Technological Education: challenges, possibilities and pedagogical strategies”, is based on indirect research, using literature review techniques, and identifies the potentialities and difficulties of the teaching-learning process for deaf students; presents educational technologies and active methodologies as potential teaching strategies for the inclusion of deaf students in EPT. The second article, with the title “Continued teacher training at EPT: a proposal centered on teaching strategies for the inclusion of deaf students”, presents the results of the field research stage, which had a methodological contribution based on a qualitative approach, of an applied nature and exploratory objective, with participatory research being the procedural method used. Questionnaires were applied to teachers and translators and interpreters in Libras and Portuguese (Tilsp) of the Federal Institute of Acre (Ifac), Rio Branco Campus, whose data were systematized and analyzed using thematic analysis techniques, aiming to identify the inclusion process of deaf students on campus and the demands for continued training in special education, as well as describing the process of development and evaluation, by a panel of experts, of a proposal for continued training with a focus on methodological practices aimed at the inclusion of deaf students in context of EPT. The theoretical references and empirical data supported the structuring of a proposal for continued training for Ifac teachers as an Educational Product (PE), developed in two versions: the first organized in a virtual learning environment (Ifac Moodle), and the second available in PDF digital file for study. Both proposals provide for hybrid teaching, with online and in-person study activities. It was concluded that this research offers a valuable contribution to the field of inclusion of deaf students that not only identifies challenges and opportunities, but proposes practical solutions, through the development of a comprehensive Educational Product (EP). It is hoped that the results of this study will inspire and guide future initiatives towards more inclusive and accessible education for all.
Palavras-chave: Estudante surdo
Inclusão
Prática docente
Formação continuada
Educação Profissional e Tecnológica
Deaf Student
Inclusion
Teaching Practice
Continuing Training
Professional and Technological Education
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Acre
Sigla da Instituição: IFAC
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Branco
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/189
Data do documento: 27-Set-2023
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