Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | SANTOS, Sérgio Torres dos | - |
dc.creator | FERREIRA, Edilene da Silva | - |
dc.creator | PEREIRA, Ricardo dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-11T16:23:09Z | - |
dc.date.available | 2024-10-11T16:23:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/197 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Argumentação dialógica | pt_BR |
dc.subject | Linguística textual | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
dc.title | Sequências didáticas interativas para o ensino da argumentação no Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.description.resumo | A produção escrita de textos no ambiente escolar não deve ser concebida como prática de aferição de conhecimentos linguísticos. Para além disso, deve favorecer o desenvolvimento da autonomia, da livre expressão do pensamento, da construção individual e coletiva de estratégias capazes de estimular as potencialidades relacionadas aos diferentes contextos de comunicação. Nessa direção, a presente pesquisa buscou avaliar as contribuições de uma Sequência Didática Interativa (SDI), para a aprendizagem significativa da produção escrita de textos dissertativo-argumentativos em uma turma do 3º Ano do Ensino Médio Integrado, do Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco, na modalidade de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para esse fim, foram lançados quatro objetivos específicos: a) analisar, por meio de uma revisão literária, conceitos relacionados ao eixo Trabalho e Educação, Ensino Médio Integrado (EMI) e à História da Educação Profissional no Brasil, com o objetivo de se discutir as possibilidades de emancipação dos sujeitos a partir do estudo da escrita argumentativa; b) mapear estudos sobre o uso de Sequências Didáticas no ensino de produção de textos argumentativos, para avaliar propostas afins ao nosso objetivo; c) realizar um diagnóstico junto aos discentes sobre o processo de ensino e aprendizagem do texto dissertativo-argumentativo, a fim de se verificar a percepção deles sobre essa modalidade de texto; d) elaborar e aplicar uma Sequência Didática Interativa (SDI) como ferramenta de ensino do texto dissertativo-argumentativo em sala de aula. Para a consecução desses objetivos, foram elaborados quatro artigos e um material didático. Os dois primeiros artigos apresentam uma opção metodológica qualitativa, de natureza básica, exploratória, com procedimentos bibliográfico e documental. Os dois últimos artigos têm natureza aplicada e utilizam entrevistas semiestruturadas e realização de oficinas, respectivamente. O método foi a pesquisa-ação, conforme Thiollent (2011). A metodologia valeu-se dos pressupostos de uma prática educativa freiriana e do percurso metodológico proposto por Oliveira (2013). Após os resultados, foi elaborado um Produto Educacional (PE), no formado de uma Sequência Didática Interativa (SDI), composto por cinco oficinas. Na estrutura do material pedagógico, abordam-se o conceito de argumentar, o conteúdo temático, a estrutura dessa modalidade de texto, os operadores argumentativos e as estratégias argumentativas. O material pedagógico foi aplicado aos educandos e apresentado aos educadores para avaliação e validação. Os resultados demonstraram que existe a necessidade de ampliação de metodologias de ensino que facilitem a integração dos diferentes saberes e que a Sequência Didática Interativa (SDI) mostrou-se uma ferramenta exitosa para essa mudança, visto que, de forma unânime, os educadores consultados confirmaram a eficácia do produto no processo de ensino e aprendizagem de textos argumentativos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Produtos Educacionais - 2018
|