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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/19
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAES, Mary Clicia da Costa-
dc.date.accessioned2022-09-13T15:26:22Z-
dc.date.available2022-09-13T15:26:22Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/19-
dc.description.abstractThe overall objective of this study was to analyze the actions taken by IFAC, Campus Cruzeiro do Sul, aimed at the process of welcoming, integration and development of institutional identity aiming at the feeling of belonging as a permanence strategy for students of integrated high school. The research is characterized as a case study with a qualitative approach. It had as stages the bibliographic research and documentary research, and as an instrument of data collection we used the semistructured questionnaire applied via Google forms. The subjects of the research were students of Integrated High School and employees of the IFAC Campus Cruzeiro do Sul. The results of the research showed that it is necessary to deepen the work regarding dropout, acting preventively, knowing the reality of the student, tracing his socioeconomic profile, promoting moments with the community, publicizing the courses offered, intensifying teaching actions, improving the infrastructure and, above all, continuing to expand permanence and success policies. It showed that there is a prevalence of institutional factors over individual and socioeconomic ones on student permanence, and all this institutional permanence work must start with the welcoming. It also showed that it is necessary to expand the actions of welcoming and integrating students so that there is a greater integration between the incoming student, the environment, his peers, his teachers and other servants, in short, the whole school community to develop the feeling of belonging and expand their chances of permanence. Thus, an Educational Product - EP was built, which is a Guidance Booklet for student welcome and an artifact Student Diary, based on the perceptions of students about the welcome, understanding that this should be incorporated by the institution as a school practice. Thus, it is possible to conclude that: the transition from Elementary School to Integrated High School is a process of rupture for the young student, where he will need to integrate to a new environment, with its own rules, organization, and will need to be very well received, especially in the first year to create bonds with the institution through the feeling of belonging.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcolhimento estudantilpt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.titleAcolhimento Estudantil como Prática Escolar na EPT: uma busca pela permanência e superação da evasãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9736751580943485pt_BR
dc.contributor.advisor1AZEVEDO, José Marlo Araújo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7799603587206771pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral desse estudo foi analisar as ações realizadas pelo IFAC, Campus Cruzeiro do Sul, voltadas ao processo de acolhimento, integração e desenvolvimento da identidade institucional visando o sentimento de pertencimento como estratégia de permanência para os alunos do ensino médio integrado. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de abordagem qualitativa. Teve como etapas a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, e como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário semiestruturado aplicado via google forms. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do Ensino Médio Integrado e servidores do IFAC Campus Cruzeiro do Sul. Os resultados da pesquisa mostraram que é preciso aprofundar o trabalho em relação à evasão, agindo preventivamente, conhecendo a realidade do aluno, traçando seu perfil socioeconômico, promovendo momentos com a comunidade, divulgando os cursos ofertados, intensificando ações de ensino, melhorando a infraestrutura e, acima de tudo, continuar ampliando políticas de permanência e êxito. Evidenciou que existe uma prevalência dos fatores institucionais sobre os individuais e socioeconômicos sobre a permanência estudantil, e todo esse trabalho institucional de permanência deve iniciar pelo acolhimento. Também mostrou que é preciso ampliar as ações de acolhimento e integração estudantil para que haja uma maior integração entre o aluno ingressante, o ambiente, seus pares, seus professores e outros servidores, enfim, toda comunidade escolar para desenvolver o sentimento de pertencimento e ampliar suas possibilidades de permanência. Desse modo, construiu-se um Produto Educacional – PE, que é um Caderno de Orientações para o acolhimento estudantil e um artefato Agenda Estudantil, baseado nas percepções dos alunos sobre o acolhimento, compreendendo-se que este deve ser incorporado pela instituição como prática escolar. Assim, é possível concluir que: a passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio Integrado é um processo de ruptura para o jovem estudante, onde ele vai precisar integrar-se a um novo ambiente, com regras próprias, organização e precisará ser muito bem acolhido, principalmente no primeiro ano para criar vínculos com a instituição através do sentimento de pertencimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Brancopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFETP)pt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - 2019

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Acolhimento estudantil como prática escolar na ept.pdfDissertação2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Acolhimento estudantil, fortalecimento de vínculos e identidade institucional.pdfProduto Educacional de Mestrado56.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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