Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Luiz Henrique Acosta de-
dc.creatorBandeira, Matheus Felix-
dc.date.accessioned2024-11-01T21:35:05Z-
dc.date.available2024-11-01T21:35:05Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/236-
dc.description.abstractThe Environmental Institute of Acre is the organ responsible to execute environmental policies of state of Acre, it’s principal objects are: licensing, monitoring, inspection and environmental Education. In 2015, an institution regulated by means of normative to grant of use of water resources, whose objective is to secure the control of superficial and underground of water in the Acre region. Daily, several producers from various state’s counties, protocol in the entity your orders of regularization of their lands through one of the applicable procedures, with the principal objective of fund their investments through bank loans. The IMAC currently has more than 5000 protocoled processes since 2015 and currently faces difficulty managing them, because they are controlled through Excel Spreadsheets, present program in the Microsoft Office package, this being, although it helped in the routine of the sector, it’s not recommended for administration, due to the lack of data security and the fact that users has difficulties of manipulation, thus causing slowness in serving entrepreneurs and even lose registered data. Thus, the Dispensing and Granting Management System – SGDO was desenvolved with the purpose of improve the departments process flow, presenting an interface with easy usability to ensure that employees can easily and safely manipulate the system. The software in question still promotes several improvements for the department, promoting integration with all regional regions of Acre and providing real-time reports of data registered on the platform, besides allowing to download the procedural information inserted in the program.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectgerenciamento de processospt_BR
dc.subjectAcrept_BR
dc.subjectSGDOpt_BR
dc.subjectIMACpt_BR
dc.titleSistema de gerenciamento de dispensa e outorga (SGDO) implementação no setor de recursos do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC).pt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.description.resumoO Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, é o órgão responsável pela execução das políticas ambientais do estado do Acre, seus principais objetivos são: Licenciamento, Monitoramento, Fiscalização e Educação Ambiental. No ano de 2015 a instituição regulamentou através de normativas a Outorga de Uso de Recursos Hídricos, cujo objetivo é assegurar o controle do uso das águas superficiais e subterrâneas da região acreana. Diariamente diversos produtores de variados municípios do estado, protocolam na entidade pedidos de regularização de suas terras, mediante a um dos procedimentos cabíveis, com o principal objetivo de custear seus investimentos através de empréstimos bancários. O IMAC possui atualmente mais de 5.000 processos protocolados desde o ano de 2015 e enfrentava dificuldade para geri-los, pois os mesmos eram controlados através de Planilhas Excel, programa presente no pacote Microsoft Office, sendo que este método, embora tenha ajudado na rotina do setor, não é o recomendável para a administração, devido à falta de segurança dos dados e ao fato de que os usuários tem dificuldades na manipulação, provocando assim lentidão no atendimento aos empreendedores e até mesmo perca de dados cadastrados. Assim, o Sistema De Gerenciamento De Dispensa E Outorga - SGDO foi desenvolvido com o propósito de melhorar o fluxo de processos do departamento, apresentando uma interface com fácil usabilidade para garantir que os funcionários possam manipular o sistema com facilidade e segurança. O software em questão ainda promoveu diversas melhorias para o departamento, com a possibilidade ainda de promover a integração com todas as regionais do Acre após o período de teste de 3 meses e proporcionando ainda, relatórios em tempo real dos dados cadastrados na plataforma, além de permitir exportações das informações processuais inseridas no programa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIfacpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS PARA INTERNET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2020 - LUIZ HENRIQUE - MATHEUS FELIX.pdf3.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.