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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/24
Tipo: Dissertação
Título: Projeto de Criação do Curso Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência Visual Aplicada ao Ensino: novas concepções para professores
Autor(es): NASCIMENTO, Francisco Héliton do
Primeiro Orientador: PLESE, Luís Pedro de
Resumo: processo inclusivo de estudantes com deficiência visual ainda é considerado ineficaz, em alguns casos, em função da falta de conhecimento sobre as especificidades dessas pessoas. Acredita-se que são necessárias novas concepções, apresentadas como relevantes neste estudo, as quais são: Modelo Biopsicossocial, Tecnologia Assistiva (TA) e o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) para acontecer igualdade de condições para o acesso e a permanência). Diante dessa assertiva, objetivou-se desenvolver essas novas concepções acerca do processo inclusivo de educandos com deficiência visual na formação inicial e continuada de professores no âmbito do Instituto Federal do Acre. Para atingir esse fim, perseguiuse quatro objetivos específicos, os quais foram: I) buscar e construir subsídios teóricos para fundamentar o desenvolvimento desses conceitos na formação inicial e continuada de professores; II) desenvolver uma pesquisa-ação durante a execução de duas ofertas da disciplina optativa “Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência visual aplicada ao ensino” no curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFAC, Campus Rio Branco para subsidiar a formatação de um curso de formação inicial e continuada (FIC); III) aperfeiçoar a ementa da disciplina; e IV) como produto educacional, formatar um curso de FIC para professores no âmbito do IFAC. Para tanto, como método, foi realizada uma pesquisa-ação por ocasião de duas ofertas de um componente curricular, tendo como amostra, 28 colaboradores, selecionados compulsoriamente a partir da condição de matriculados e, como abordagem teórica, o DUA. Fundamentou-se em pesquisa bibliográfica e documental exploratória descritiva que deu origem a três artigos científicos. Durante a pesquisa-ação, os instrumentos de coleta de dados foram: questionários semiestruturados, observações e registros das atividades de ensino aprendizagem desenvolvidas durante as duas ofertas. A análise dos resultados revela que a internalização desses conceitos, por parte dos professores em formação. pode fazer a diferença no que diz respeito a planejar e executar aulas, incluindo diferentes singularidades. Revelou também que o desenvolvimento das atividades com base no DUA foi eficaz para o alcance dos objetivos de aprendizagem. Indicou ainda que as pessoas com deficiência visual entrevistadas pelos colaboradores expressaram a necessidade de combater o capacitismo que se levanta através de atitudes de preconceito e discriminação motivadas pela existência de um padrão normocêntrico na sociedade. No que diz respeito ao aperfeiçoamento da disciplina, foi feita uma condensação do conteúdo, apresentando ao final uma ementa sólida com os conteúdos mais relevantes a serem desenvolvidos em apenas uma disciplina de 45 horas. Nas considerações finais, aponta-se para o produto educacional elaborado a partir da experiência com a disciplina que, segundo a opinião de especialistas da área da deficiência visual e egressos das duas ofertas, torna-se extremamente relevante e coerente com a demanda existente, bem como corrobora o Ensino Integrado da Rede EPT. Por fim, indica-se a necessidade do desenvolvimento de mais pesquisas com enfoque nas temáticas estudadas com vistas a consolidar um discurso realmente inclusivo capaz de enfrentar o capacitismo e práticas pedagógicas arcaicas que desconsideram a multiculturalidade presente nos espaços educativos.
Abstract: The inclusive process of students with visual impairment is still considered ineffective, in some cases, due to the lack of knowledge about the specificities of these people. It is believed that new concepts are needed, presented as relevant in this study, which are: Biopsychosocial Model, Assistive Technology (AT) and the Universal Design for Learning (UDL) for equal conditions for access and permanence). Given this assertion, the objective was to develop these new conceptions about the inclusive process of students with visual impairments in the initial and continuing education of teachers within the scope of the Federal Institute of Acre. To achieve this end, four specific objectives were pursued, which were: I) seek and build theoretical subsidies to support the development of these concepts in the initial and continuing education of teachers; II) to develop an action-research during the execution of two offers of the optional subject "Assistive Technology for people with visual impairment applied to teaching" in the Licentiate Course in Biological Sciences at IFAC, Campus Rio Branco to support the formatting of a training course initial and continued (FIC); III) improve the course's syllabus; and IV) as an educational product, format an FIC course for teachers within the scope of IFAC. For that, as a method, an action research was carried out on the occasion of two offers of a curricular component, with a sample of 28 employees, compulsorily selected from the condition of enrolled and, as a theoretical approach, the UDL. It was based on descriptive exploratory bibliographic and documentary research that gave rise to three scientific articles. During the action research, the data collection instruments were: semi-structured questionnaires, observations and records of teaching-learning activities developed during the two offers. The analysis of the results reveals that the internalization of these concepts by the teachers in training. can make a difference when it comes to planning and executing lessons, including different singularities. It also revealed that the development of activities based on the UDL was effective in achieving the learning objectives. It also indicated that the visually impaired people interviewed by the employees expressed the need to fight the capacity that arises through attitudes of prejudice and discrimination motivated by the existence of a normocentric pattern in society. With regard to the improvement of the discipline, the content was condensed, presenting at the end a solid menu with the most relevant contents to be developed in just one 45-hour course. In the final considerations, it is pointed out that the educational product elaborated from the experience with the discipline, which, according to the opinion of specialists in the field of visual impairment and graduates of the two offers, becomes extremely relevant and coherent with the existing demand, as well as corroborated by the Integrated Teaching of the EPT Network. Finally, it indicates the need to develop more research focusing on the themes studied, with a view to consolidating a truly inclusive discourse capable of facing the capacity and archaic pedagogical practices that disregard the multiculturality present in educational spaces.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inovação pedagógica
Saberes docentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Acre
Sigla da Instituição: IFAC
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Branco
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação profissional e Tecnologia (PROFEPT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/24
Data do documento: 1-Set-2021
Aparece nas coleções:Dissertações - 2019

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