Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/25
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Cássia Andréia de Souza-
dc.date.accessioned2022-09-21T19:07:46Z-
dc.date.available2022-09-21-
dc.date.available2022-09-21T19:07:46Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/25-
dc.description.abstractOne of the challenges in teaching is teachers’ education. Usually, the initial education is not enough for a general understanding of the practice, and everyday situations in the classroom need to be discussed and resolved so learning can happen. It is in continuing education that we find possibilities to fill the gaps in the initial education. The general objective of this dissertation is to develop a proposal for continuing education of PTE teachers in a virtual learning environment focused on the inclusion of students with ASD. Methodologically, this is an instance of applied research, qualitative approach, and exploratory objective. Its method of procedure is collaborative research. To answer the research objectives, we structured the dissertation in three articles. The first article, entitled “Education of people with disabilities: from the historical and legal perspective to inclusion in professional and technological education,” is a bibliographic review in which historical aspects of PWD education are portrayed, passing through the challenge of inclusion in PTE and the need for permanent continuing education strategies for educators. The second article, entitled “The inclusion of people with autism spectrum disorder in Acre: an analysis of state and municipal legislation in Rio Branco,” discusses the inclusion of people with ASD in Acre centered on the state and municipal legislation of Rio Branco in relation to national and international legislation, addresses concepts, difficulties, and progress. This is a documentary analysis in which all local laws and regulations about people with autism spectrum disorder were reviewed. The third article, “Curriculum and methodological adaptation for inclusion of students with ASD in Ifac: analysis of a proposal for continuing education,” presents the results of the research field stage aiming at the situational survey and demands for continuing education in special education at Ifac's Rio Branco campus, as well as the process of development and evaluation of a proposal for continuing education focusing on methodological practices aimed at students with ASD, developed for a virtual learning environment and a version adapted to a hybrid format.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleProposta de Formação Continuada de Docentes em Ambiente Virtual de Aprendizagem com Foco na Inclusão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8845207158717847pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Cledir de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6838016040199595pt_BR
dc.description.resumoDentre os desafios da função docente podemos destacar sua formação. Normalmente a formação inicial não permite a compreensão geral da prática, e situações cotidianas da sala precisam ser discutidas e resolvidas para que a aprendizagem aconteça. É na formação continuada que encontramos possibilidades para que as lacunas da formação inicial sejam preenchidas. O objetivo geral desta dissertação foi desenvolver uma proposta de formação continuada de docentes da EPT em ambiente virtual de aprendizagem com foco na inclusão de estudantes com TEA. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, abordagem qualitativa e objetivo exploratório, tendo como método de procedimento a pesquisa colaborativa. Para responder os objetivos da pesquisa, estruturamos a dissertação em três artigos. O primeiro artigo, intitulado “Educação de pessoas com deficiência: da perspectiva histórica e legal à inclusão na educação profissional e tecnológica”, é uma revisão bibliográfica em que são retratados aspectos históricos da educação de PcD, perpassando pelo desafio da inclusão na EPT e da necessidade de permanentes estratégias de formação continuada dos educadores. O segundo artigo, com o título “A inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista no Acre: uma análise da legislação estadual e do município de Rio Branco”, discute a inclusão de pessoas com TEA no Acre centrada nas legislações estadual e municipal do Rio Branco em relação à legislação nacional e internacional, aborda conceitos, dificuldades e avanços. Trata-se de uma análise documental na qual foram levantadas todas as leis e normativas locais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista. O terceiro artigo, “Adaptação curricular e metodológica para inclusão de estudantes com TEA no Ifac: análise de uma proposta de formação continuada”, apresenta os resultados da etapa de campo da pesquisa objetivando o levantamento situacional e demandas de formação continuada em educação especial no Ifac Campus Rio Branco, bem como o processo de desenvolvimento e avaliação de uma proposta de formação continuada com foco em práticas metodológicas voltadas para estudantes com TEA, desenvolvido para um ambiente virtual de aprendizagem e uma versão adaptada para formato híbrido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Brancopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - 2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM AMBIENTECÁSSIA LIMA.pdfDissertação21.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Curso de Formação Continuada para Docentes sobre Práticas Metodológicas voltadas para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA.pdfProduto Educacional de Mestrado39.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.