Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | LIMA, Cássia Andréia de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-21T19:07:46Z | - |
dc.date.available | 2022-09-21 | - |
dc.date.available | 2022-09-21T19:07:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/25 | - |
dc.description.abstract | One of the challenges in teaching is teachers’ education. Usually, the initial education is not enough for a general understanding of the practice, and everyday situations in the classroom need to be discussed and resolved so learning can happen. It is in continuing education that we find possibilities to fill the gaps in the initial education. The general objective of this dissertation is to develop a proposal for continuing education of PTE teachers in a virtual learning environment focused on the inclusion of students with ASD. Methodologically, this is an instance of applied research, qualitative approach, and exploratory objective. Its method of procedure is collaborative research. To answer the research objectives, we structured the dissertation in three articles. The first article, entitled “Education of people with disabilities: from the historical and legal perspective to inclusion in professional and technological education,” is a bibliographic review in which historical aspects of PWD education are portrayed, passing through the challenge of inclusion in PTE and the need for permanent continuing education strategies for educators. The second article, entitled “The inclusion of people with autism spectrum disorder in Acre: an analysis of state and municipal legislation in Rio Branco,” discusses the inclusion of people with ASD in Acre centered on the state and municipal legislation of Rio Branco in relation to national and international legislation, addresses concepts, difficulties, and progress. This is a documentary analysis in which all local laws and regulations about people with autism spectrum disorder were reviewed. The third article, “Curriculum and methodological adaptation for inclusion of students with ASD in Ifac: analysis of a proposal for continuing education,” presents the results of the research field stage aiming at the situational survey and demands for continuing education in special education at Ifac's Rio Branco campus, as well as the process of development and evaluation of a proposal for continuing education focusing on methodological practices aimed at students with ASD, developed for a virtual learning environment and a version adapted to a hybrid format. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | Proposta de Formação Continuada de Docentes em Ambiente Virtual de Aprendizagem com Foco na Inclusão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8845207158717847 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | AMARAL, Cledir de Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6838016040199595 | pt_BR |
dc.description.resumo | Dentre os desafios da função docente podemos destacar sua formação. Normalmente a formação inicial não permite a compreensão geral da prática, e situações cotidianas da sala precisam ser discutidas e resolvidas para que a aprendizagem aconteça. É na formação continuada que encontramos possibilidades para que as lacunas da formação inicial sejam preenchidas. O objetivo geral desta dissertação foi desenvolver uma proposta de formação continuada de docentes da EPT em ambiente virtual de aprendizagem com foco na inclusão de estudantes com TEA. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, abordagem qualitativa e objetivo exploratório, tendo como método de procedimento a pesquisa colaborativa. Para responder os objetivos da pesquisa, estruturamos a dissertação em três artigos. O primeiro artigo, intitulado “Educação de pessoas com deficiência: da perspectiva histórica e legal à inclusão na educação profissional e tecnológica”, é uma revisão bibliográfica em que são retratados aspectos históricos da educação de PcD, perpassando pelo desafio da inclusão na EPT e da necessidade de permanentes estratégias de formação continuada dos educadores. O segundo artigo, com o título “A inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista no Acre: uma análise da legislação estadual e do município de Rio Branco”, discute a inclusão de pessoas com TEA no Acre centrada nas legislações estadual e municipal do Rio Branco em relação à legislação nacional e internacional, aborda conceitos, dificuldades e avanços. Trata-se de uma análise documental na qual foram levantadas todas as leis e normativas locais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista. O terceiro artigo, “Adaptação curricular e metodológica para inclusão de estudantes com TEA no Ifac: análise de uma proposta de formação continuada”, apresenta os resultados da etapa de campo da pesquisa objetivando o levantamento situacional e demandas de formação continuada em educação especial no Ifac Campus Rio Branco, bem como o processo de desenvolvimento e avaliação de uma proposta de formação continuada com foco em práticas metodológicas voltadas para estudantes com TEA, desenvolvido para um ambiente virtual de aprendizagem e uma versão adaptada para formato híbrido. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Branco | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - 2019
|