https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/299
Tipo: | Outro |
Título: | Tecnologia social da memória: preservando a memória da Rede Federal |
Autor(es): | Almeida Junior, Hildo Ferreira de |
Resumo: | A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com suas raízes nas Escolas de Aprendizes Artífices fundadas em 1909, é um dos pilares do sistema educacional brasileiro. Ao longo de mais de um século, consolidou-se como referência na formação técnica, além de ser uma comunidade rica em histórias, experiências e saberes que têm moldado o desenvolvimento educacional e social do país. Formalmente instituída pela Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a Rede Federal abrange os Institutos Federais, os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), o Colégio Pedro II, a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e as escolas técnicas vinculadas às Universidades Federais. Essas instituições desempenham um papel essencial na formação técnico-profissional, refletindo a diversidade e a complexidade social e cultural do Brasil. A preservação das memórias dessa Rede é fundamental para valorizar as contribuições de todos aqueles que, com dedicação e compromisso, construíram essa trajetória ao longo do tempo. Como destaca Frigotto (2018), a memória institucional é indispensável para a construção de uma narrativa coesa, integrando as diversas etapas e desafios enfrentados ao longo de mais de um século de existência. Nesse contexto, este caderno de orientações foi elaborado para apoiar educadores, gestores e membros da comunidade da Rede Federal no resgate, organização e divulgação dessas memórias. O material resulta de um projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e utiliza a metodologia da Tecnologia Social da Memória, proposta pelo Museu da Pessoa. A história oral, como eixo metodológico central, permite captar e valorizar relatos individuais que, juntos, formam um mosaico rico da memória coletiva da Rede. Essa abordagem inclusiva oferece voz àqueles cujas experiências, muitas vezes ausentes dos registros oficiais, são cruciais para uma compreensão ampla e plural da história institucional. |
Abstract: | The Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, with its roots in the Schools of Apprentice Craftsmen founded in 1909, is one of the pillars of the Brazilian educational system. Over more than a century, it has established itself as a reference in technical training, in addition to being a community rich in stories, experiences and knowledge that have shaped the educational and social development of the country. Formally established by Law No. 11.892, of December 29, 2008, the Federal Network includes the Federal Institutes, the Federal Centers of Technological Education (CEFETs), Colégio Pedro II, the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) and the technical schools linked to the Federal Universities. These institutions play an essential role in technical and professional training, reflecting the diversity and social and cultural complexity of Brazil. Preserving the memories of this Network is essential to value the contributions of all those who, with dedication and commitment, built this trajectory over time. As Frigotto (2018) points out, institutional memory is essential for the construction of a cohesive narrative, integrating the various stages and challenges faced over more than a century of existence. In this context, this guidebook was prepared to support educators, managers and members of the Federal Network community in recovering, organizing and disseminating these memories. The material is the result of a research project of the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education (ProfEPT) and uses the Social Technology of Memory methodology, proposed by the Museum of the Person. Oral history, as a central methodological axis, allows us to capture and value individual accounts that, together, form a rich mosaic of the Network's collective memory. This inclusive approach gives a voice to those whose experiences, often absent from official records, are crucial to a broad and plural understanding of institutional history. |
Palavras-chave: | Tecnologia Social da Memória Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre |
Sigla da Instituição: | IFAC |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/299 |
Data do documento: | 20-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Produtos Educacionais - 2022 |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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