https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/300
Tipo: | Dissertação |
Título: | Tecnologia Social da Memória: uma contribuição para a preservação da memória da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica |
Autor(es): | Almeida Junior, Hildo Ferreira de |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Josina Maria Pontes |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Lobregat, Maria Cristina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ribeiro, Josina Maria Pontes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Edilene da Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | Gonçalves, Maria Salete Peixoto |
Resumo: | A memória institucional é um importante patrimônio para as organizações, permitindo preservar valores, conquistas e aprendizados acumulados ao longo do tempo. Nas instituições de educação, essa preservação torna-se ainda mais relevante, pois a memória institucional carrega significados históricos que, moldados em suas tradições, impactam diretamente as práticas educacionais. Neste contexto, investiga-se a institucionalidade e as práticas de preservação da memória da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, considerando sua importância como uma das maiores redes educacionais do Brasil e a complexidade de suas instituições. A pesquisa destaca a relevância das histórias de vida e das narrativas de pessoas que compõem a Rede Federal, valorizando suas trajetórias e experiências. Esses relatos não apenas preservam o passado, mas também servem como base para a construção de projetos coletivos de memória, fortalecendo a identidade institucional e promovendo vínculos entre as comunidades acadêmicas e a sociedade. Diante disso, o estudo busca responder ao seguinte problema: Como a Tecnologia Social da Memória pode contribuir para a preservação e valorização da identidade histórica e institucional da Rede Federal? O objetivo geral é desenvolver e validar um Produto Educacional que oriente a implementação de projetos de memória nas instituições da Rede, com base nos princípios da Tecnologia Social da Memória. Para isso, foram analisadas as diversidades e singularidades das instituições da Rede Federal, com consultas a dados do Portal de Dados Abertos do MEC e da Plataforma Nilo Peçanha, identificando inconsistências na representação dessas instituições. Além disso, a pesquisa mapeou Produtos Educacionais voltados à história e memória da Rede Federal disponíveis no Portal eduCAPES, identificando lacunas e tendências na preservação da memória institucional. O estudo também explora os conceitos fundamentais da Tecnologia Social da Memória e destaca sua aplicação na disseminação das narrativas históricas das instituições que integram a Rede Federal. O projeto foi desenvolvido entre janeiro de 2023 e setembro de 2024, com etapas organizadas para atender aos objetivos do estudo. Adotando o método materialismo-histórico-dialético, além de uma abordagem qualitativa e exploratória, esta pesquisa aplicada recorreu à análise bibliográfica e documental para coleta de dados, utilizando documentos e bancos de dados institucionais como principais fontes. Devido à natureza teórico-metodológica do estudo e à inexistência de intervenção direta com participantes, o projeto não se aplica a procedimentos de amostragem e está isento de submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa. Como resultado, a pesquisa culmina na elaboração do Produto Educacional intitulado “Tecnologia Social da Memória: uma contribuição para a preservação da memória da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, um caderno de orientações destinado a guiar a implementação de projetos de memória no âmbito da Rede. A conclusão do estudo reforça que a adoção da metodologia da Tecnologia Social da Memória pode promover a valorização da história e da memória institucional, contribuindo para a construção de uma identidade institucional mais coesa e representativa. |
Abstract: | Institutional memory is an important asset for organizations, enabling the preservation of values, achievements, and accumulated knowledge over time. In educational institutions, this preservation becomes even more relevant, as institutional memory carries historical meanings that, shaped by traditions, directly impact educational practices. In this context, this dissertation investigates the institutionalization and preservation practices of the memory of the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education, considering its importance as one of the largest educational networks in Brazil and the complexity of its institutions. The research highlights the relevance of life stories and narratives of individuals within the Federal Network, valuing their trajectories and experiences. These accounts not only preserve the past but also serve as a foundation for building collective memory projects, strengthening institutional identity, and promoting bonds between academic communities and society. Given this, the study aims to answer the following question: How can Memory’s Social Technology contribute to the preservation and enhancement of the historical and institutional identity of the Federal Network? The main objective is to develop and validate an Educational Product that guides the implementation of memory projects within the institutions of the Network, based on the principles of Memory’s Social Technology. To achieve this, the research analyzed the diversity and singularity of the institutions within the Federal Network, consulting data from the MEC Open Data Portal and the Nilo Peçanha Platform, identifying inconsistencies in the representation of these institutions. Additionally, the research mapped Educational Products focused on the history and memory of the Federal Network, available on the eduCAPES Portal, identifying gaps and trends in institutional memory preservation. The study also explores the fundamental concepts of Memory’s Social Technology and highlights its application in disseminating the historical narratives of the institutions that comprise the Federal Network. The project was developed between January 2023 and September 2024, with phases organized to meet the study's objectives. Adopting the materialism-historical-dialectical method, in addition to a qualitative and exploratory approach, this applied research used bibliographic and documentary analysis to collect data, using documents and institutional databases as the main sources. Due to the theoretical-methodological nature of the study and the absence of direct intervention with participants, the project does not involve sampling procedures and is exempt from submission to the Research Ethics Committee. As a result, the research culminates in the development of the Educational Product titled “Memory’s Social Technology: a contribution to the preservation of the memory of the Federal Network of Professional and Technological Education,” a guidebook aimed at guiding the implementation of memory projects within the Network. The study concludes that the adoption of the Social Technology of Memory methodology can foster the enhancement of institutional history and memory, contributing to the construction of a more cohesive and representative institutional identity. |
Palavras-chave: | Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Tecnologia social da memória Memória institucional História oral Preservação da memória |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre |
Sigla da Instituição: | IFAC |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Rio Branco |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/300 |
Data do documento: | 30-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - 2022 |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Tecnologia Social da Memória - uma contribuição para a preservação da memória da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.pdf | Dissertação | 2.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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