https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/305
Tipo: | Outro |
Título: | O teatro científico como organizador prévio de conceitos da eletrostática: manual de orientação ao professor |
Título(s) alternativo(s): | O teatro científico como organizador prévio de conceitos da eletrostática: manual de orientação ao professor |
Autor(es): | Nascimento, Erlande Neto, João |
Resumo: | O manual “O teatro científico como organizador prévio de conceitos da eletrostática: Manual de Orientação ao Professor, é o produto da pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM. A proposta deste manual, é apresentar o teatro científico como um instrumento capaz de proporcionar ao professor trabalhar os conceitos de força, energia e campo que são conhecimentos prévios fundamentais no estudo do Eletromagnetismo, no conteúdo eletrostática de forma a favorecer a compreensão dos conhecimentos prévios dos alunos, trabalhando o potencial lúdico, a expressão e a comunicação perspicaz. Dessa forma, o teatro científico como organizador prévio, pode ser considerado um espaço para aulas diferentes, aulas que incentivam a produção de conhecimento em ambientes não-formais, podendo convergir de uma aula expositiva para um ambiente lúdico que estimula a memória, atenção, a concentração e que promova nos alunos a aprendizagem de novos conhecimentos. |
Abstract: | The manual "The scientific theater as a previous organizer of electrostatic concepts: Manual of Orientation to the teacher, is the product of the research carried out during the Professional Master's in Technological Teaching developed by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas- IFAM. The purpose of this manual is to present the scientific theater as an instrument capable of providing the teacher with the concepts of force, energy and field that are fundamental knowledge in the study of electromagnetism , in the electrostatic content in order to favor the understanding of previous knowledge of the students, working the playful potential, expression and insightful communication. In this way, the scientific theater as a previous organizer can be considered a space for different classes, classes that encourage the production of knowledge in non-formal environments, being able to converge from an expositive class to a playful environment that stimulates memory, attention, students to learn new knowledge. |
Palavras-chave: | Eletrostática Aprendizagem Significativa |
CNPq: | Educação, Física |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas |
Sigla da Instituição: | Ifam |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/305 |
Data do documento: | 27-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Produtos Educacionais - 2018 |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O teatro cientifico como organizador prévio da ele_250318_063324.pdf | 2.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.