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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/308
Tipo: Dissertação
Título: CONTRIBUIÇÕES E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS PROMOVIDAS POR CURSOS DO PRONATEC/IFAC NA RESERVA EXTRATIVISTA DO CAZUMBÁ-IRACEMA, EM SENA MADUREIRA
Autor(es): Farias, Cleudo Araujo
Primeiro Orientador: Azevedo, Marlo Araujo de
metadata.dc.contributor.referee1: Garcia, Amélia Maria Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Susana Maria Melo
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vinculado a Linha de pesquisa 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ao Macroprojeto 4 - História e memórias no contexto da EPT, teve como objetivo analisar as contribuições e transformações sociais promovidas pelos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ofertados pelo Instituto Federal do Acre (IFAC), no período de 2014 a 2017, na Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, no município de Sena Madureira, estado do Acre. O estudo foi motivado pela lacuna de estudos institucionais que avaliem os efeitos dessas formações junto às populações tradicionais que vivem nesta unidade de conservação, e propondo como solução um documentário que registra, por meio das memórias dos egressos e ex-gestores, as repercussões da educação profissional no território. Do ponto de vista metodológico, adotou-se abordagem qualitativa, de natureza aplicada e caráter exploratório, fundamentada no estudo de caso e na análise do discurso, utilizando como principais procedimentos a realização de entrevistas semiestruturadas, além da análise documental e bibliográfica. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comité de Ética e Pesquisa (CEP), sob o CAAE: 82953024.0.0000.0233. Além disso, a pesquisa foi concedida pelo Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade – SISBIO, número 95530-1. Os sujeitos da pesquisa foram os extrativistas egressos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ex-gestores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), ex-gestores do IFAC e docentes participantes do programa. Os resultados indicam que as formações ofertadas contribuíram significativamente para o fortalecimento da autonomia produtiva dos moradores, o reconhecimento da educação como instrumento de emancipação social, o resgate e a valorização da identidade cultural, a ampliação da consciência ambiental e a melhoria da renda familiar. Além disso, o estudo resultou na produção de um Produto Educacional do tipo documentário, intitulado “Memória dos Povos Extrativistas: significação dos saberes com o Pronatec em foco”, que visa divulgar os saberes locais e as experiências transformadoras vivenciadas pelos participantes, contribuindo para a valorização da Educação Profissional e Tecnológica em contextos amazônicos. A relevância e a originalidade do estudo residem em seu potencial para subsidiar a formulação e a implementação de políticas públicas voltadas à educação profissional, bem como à promoção do desenvolvimento sustentável em comunidades localizadas em unidades de conservação, como a Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema.
Abstract: This dissertation, developed within the scope of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), under Research Line 2 – Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (PTE) and Macroproject 4 – History and Memories in the Context of PTE, aimed to analyze the contributions and social transformations promoted by the courses of the National Program for Access to Technical Education and Employment (Pronatec), offered by the Federal Institute of Acre (IFAC), between 2014 and 2017, in the Cazumbá-Iracema Extractive Reserve, located in the municipality of Sena Madureira, in the state of Acre, Brazil. The study was motivated by the lack of institutional research assessing the effects of these training programs on traditional populations living in this conservation unit. As a response, a documentary was proposed to record, through the memories of former students and former managers, the impacts of professional education in the territory. From a methodological standpoint, the study adopted a qualitative approach, with an applied nature and exploratory character, based on a case study and discourse analysis. The main procedures included semi-structured interviews, as well as documentary and bibliographic analysis. This research was approved by the Research Ethics Committee (CEP), under protocol CAAE: 82953024.0.0000.0233. Additionally, it was authorized by the National System of Biodiversity Authorization and Information – SISBIO, under authorization number 95530-1. The research participants were extractivist residents who completed Initial and Continuing Education (FIC) courses, former managers of the Chico Mendes Institute for Biodiversity Conservation (ICMBIO), former IFAC managers, and teachers who participated in the program. The results indicate that the courses significantly contributed to strengthening the productive autonomy of local residents, the recognition of education as a tool for social emancipation, the recovery and appreciation of cultural identity, the expansion of environmental awareness, and the improvement of family income. Furthermore, the study resulted in the development of an Educational Product in the form of a documentary, entitled “Memory of the Extractivist Peoples: Meaning of Knowledge with Pronatec in Focus”, which aims to disseminate local knowledge and transformative experiences lived by the participants, contributing to the appreciation of Professional and Technological Education in Amazonian contexts. The relevance and originality of the study lie in its potential to support the formulation and implementation of public policies focused on professional education, as well as the promotion of sustainable development in communities located within conservation units, such as the Cazumbá-Iracema Extractive Reserve.
Palavras-chave: FIC; Educação Profissional e Tecnológica; Egresso; Memórias; Resex.
CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
Sigla da Instituição: IFAC - Campus Rio Branco
metadata.dc.publisher.department: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - Campus Rio Branco
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/308
Data do documento: 4-Jul-2025
Aparece nas coleções:Dissertações - 2023

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