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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/30
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDINIZ, Antônia-
dc.date.accessioned2022-09-26T14:22:37Z-
dc.date.available2022-09-26T14:22:37Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/30-
dc.description.abstractThis research has as theme The Inclusion of Students with Visual Disabilities in Ifac - Campus Rio Branco, was carried out with the objective of analyzing and discussing the teaching perspective, the perception of students with disabilities, the performance of the Support Center for People with Specific Educational Needs and institutional management. It is, therefore, a qualitative and applied research. The method used is Case Study and had questionnaires, interviews and a focus group as instruments of data collection. For the analysis of the data, it was based on the Thematization of Fontoura (2011). The expected results were significant, since the discussions bring elements that clarify, guide, question and boost the inclusive educational process, in addition to enabling other research focused on the scope of inclusion of people with disabilities in all environments of society. It is anchored in the socio-historical theories of Vygotsky and the humanist of Paulo Freire. With this study it was possible to verify the problems that instigated us in addition to identifying others existing in the researched space, which resulted in two expanded abstracts and four scientific articles that make up this dissertation and in an educational product, whose analysisof the data indicates the urgency of a position taken by the institution that is the stage of the present study, the importance of rethinking educational practices in an integrated perspective, offering continuous teacher training aiming at accessible teaching in which all students can acquire and share knowledge, based on the principle of heterogeneity in the sense of deconstructing and reframing paradigmsand preconceptions in the light of equal conditions, albeit in different ways.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectRessignificação curricularpt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.titleA Inclusão dos Estudantes com Deficiência Visual no Instituto Federal do Acre sob Múltiplos Olhares numa Perspectiva Colaborativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3273257780160942pt_BR
dc.contributor.advisor1FREITAS, César Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7425147140892912pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por tema A Inclusão do Aluno com Deficiência Visual no Instituto Federal do Acre - Campus Rio Branco, foi realizada objetivando analisar e discutir o olhar docente, a percepção dos estudantes com deficiência, a atuação do Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e gestão institucional. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e aplicada. O método utilizado é Estudo de caso e teve por instrumentos de coleta de dados questionários, entrevistas e grupo focal. Para a análise dos dados, pautou-se na Tematização de Fontoura (2011). Os resultados esperados foram significativos, pois as discussões trazem elementos que esclarecem, orientam, questionam e impulsionam o processo educacional inclusivo, além de possibilitar outras voltadas para o âmbito da inclusão das pessoas com deficiência em todos os ambientes da sociedade. Ancora-se nas teorias interacionista de Vygotsky e humanista de Paulo Freire. Com esse estudo foi possível constatar os problemas que nos instigaram além de identificar outros existentes no espaço pesquisado, o que resultou em dois resumos expandidos e cincartigos científicos que compõem essa dissertação e em um produto educacional, cuja análise dos dados sinalizam para a urgência de uma tomada de posição por parte da instituição palco do presente estudo, a importância de se repensar as práticas educativas numa perspectiva integrada, ofertar formação contínua de professores a fim de proporcionar um ensino acessível no qual todos os educandos possam adquirir e compartilhar conhecimentos, partindo do princípio da heterogeneidade no sentido de se desconstruir e ressignificar paradigmas e preconceitos à luz da igualdade de condições, ainda que, por caminhos diferentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Brancopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - 2019

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DISSERTAÇÃO 16-08-2021.pdfDissertação2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Proposta Institucional de Ensino Acessível para educandos com deficiência visual.pdfProduto Educacional de Mestrado2.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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