Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBANDEIRA, AIEZA DOS SANTOS-
dc.date.accessioned2025-08-13T17:26:11Z-
dc.date.available2025-08-13T17:26:11Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/318-
dc.description.abstractThis dissertation, part of Research Line 1 (Educational Practices in Vocational and Technological Education) within Macroproject 1 (Methodological Proposals and Resources), investigated how the Vocational and Technological Education offered by the Federal Institute of Acre (IFAC) contributes to the civic formation of female students in the third year of the Integrated High School with the Technical Course in Internet Informatics, at the Rio Branco Campus, by encouraging political citizenship and conscious participation in the public sphere. Grounded in Marxist historical-dialectical materialism and articulating the concepts of omnilaterality and polytechnics, the research aims to address a gap identified in the state of the art: the absence, over the last five years, of studies that simultaneously address these three dimensions, as existing research only discusses thematic pairs (VTE and gender, or gender and politics). Methodologically, a qualitative approach was adopted, combining bibliographic research, document analysis, and fieldwork. Dialogic circles were conducted, and questionnaires were applied to fifteen students. Data analysis integrated the Marxist framework with French Discourse Analysis (Pecheutian strand), enabling the examination of both material conditions and discursive processes that shape students’ political formation in the context of peripheral capitalism. The results revealed three main axes: (1) the family remains the primary space for political socialization, although IFAC proves to be a favorable environment for the development of critical thinking; (2) the institution reproduces internal hierarchies that limit democratic practice; and (3) students, although aware of the underrepresentation of women in politics and the patriarchal mechanisms of exclusion, do not necessarily see themselves as agents of change. The analysis also highlighted the contradiction between the emancipatory potential of VTE and its role within the capitalist mode of production, manifested in the lack of institutional spaces for political debate, which are mostly confined to Sociology classes. As a practical contribution, the study proposes the development of teaching materials and pedagogical strategies that organically integrate political discussion into technical training, overcoming curricular fragmentation. The results indicate the need to reframe politics within the student space to promote emancipatory education and support the formation of citizens who are aware of their role in transforming unequal social structures.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherINSTITUTO FEDERAL DO ACREpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectProfessional Education and Technologicalpt_BR
dc.subject.classificationoficinapt_BR
dc.subject.classificationEDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
dc.titleCICLO DE OFICINAS EDUCAÇÃO CIDADÃ: Política com elas e para elaspt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação da Linha de pesquisa 1 (Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica), no Macroprojeto 1 (Propostas metodológicas e recursos), investigou de que maneira a Educação Profissional e Tecnológica ofertada pelo Instituto Federal do Acre (IFAC) contribui para a formação cidadã das alunas do 3° ano do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Informática para Internet, Campus Rio Branco, no estímulo ao exercício da cidadania política e à atuação consciente na esfera pública. Fundamentada no materialismo histórico-dialético marxista e articulando os conceitos de omnilateralidade e de politecnia, a pesquisa visa preencher uma lacuna identificada no estado da arte: a ausência, nos últimos cinco anos, de estudos que abordem simultaneamente essas três dimensões, visto que as pesquisas existentes tratam apenas de pares temáticos (EPT e gênero ou gênero e política). Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa que combinou pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Foram realizados círculos dialógicos e aplicados questionários com quinze discentes. A análise dos dados integrou o referencial marxista com a Análise do Discurso de linha francesa (vertente pêcheutiana), permitindo examinar tanto as condições materiais quanto os processos discursivos que constituem a formação política das estudantes no contexto do capitalismo periférico. Os resultados revelaram três eixos principais: (1) a família mantém-se como principal espaço de socialização política, embora o IFAC configure-se como ambiente propício ao desenvolvimento do pensamento crítico; (2) a instituição reproduz, em sua estrutura interna, hierarquias que limitam a prática democrática; e (3) as discentes, embora reconheçam a sub-representação feminina na política e os mecanismos patriarcais de exclusão, não necessariamente se percebem como agentes de transformação dessa realidade. A análise evidenciou ainda a contradição entre o potencial emancipatório da EPT e sua função no modo de produção capitalista, manifesta na carência de espaços institucionais para debate político, restritos principalmente às aulas de Sociologia. Como contribuição prática, o estudo propõe a elaboração de materiais didáticos e estratégias pedagógicas que integrem organicamente a discussão política na formação técnica, superando a fragmentação curricular. Os resultados indicam a necessidade de ressignificar a política dentro do espaço estudantil para uma formação emancipadora, auxiliando na construção de cidadãs conscientes de seu papel na transformação das estruturas sociais desiguaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
dc.identifier.patentnoIFACpt_BR
Aparece nas coleções:Produtos Educacionais - 2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto_Educacional_BANDEIRA_A.S_2025.pdf10.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.