Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | BANDEIRA, AIEZA DOS SANTOS | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T17:26:11Z | - |
dc.date.available | 2025-08-13T17:26:11Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/318 | - |
dc.description.abstract | This dissertation, part of Research Line 1 (Educational Practices in Vocational and
Technological Education) within Macroproject 1 (Methodological Proposals and Resources),
investigated how the Vocational and Technological Education offered by the Federal
Institute of Acre (IFAC) contributes to the civic formation of female students in the third year
of the Integrated High School with the Technical Course in Internet Informatics, at the Rio
Branco Campus, by encouraging political citizenship and conscious participation in the
public sphere. Grounded in Marxist historical-dialectical materialism and articulating the
concepts of omnilaterality and polytechnics, the research aims to address a gap identified
in the state of the art: the absence, over the last five years, of studies that simultaneously
address these three dimensions, as existing research only discusses thematic pairs (VTE
and gender, or gender and politics). Methodologically, a qualitative approach was adopted,
combining bibliographic research, document analysis, and fieldwork. Dialogic circles were
conducted, and questionnaires were applied to fifteen students. Data analysis integrated the
Marxist framework with French Discourse Analysis (Pecheutian strand), enabling the
examination of both material conditions and discursive processes that shape students’
political formation in the context of peripheral capitalism. The results revealed three main
axes: (1) the family remains the primary space for political socialization, although IFAC
proves to be a favorable environment for the development of critical thinking; (2) the
institution reproduces internal hierarchies that limit democratic practice; and (3) students,
although aware of the underrepresentation of women in politics and the patriarchal
mechanisms of exclusion, do not necessarily see themselves as agents of change. The
analysis also highlighted the contradiction between the emancipatory potential of VTE and
its role within the capitalist mode of production, manifested in the lack of institutional spaces
for political debate, which are mostly confined to Sociology classes. As a practical
contribution, the study proposes the development of teaching materials and pedagogical
strategies that organically integrate political discussion into technical training, overcoming
curricular fragmentation. The results indicate the need to reframe politics within the student
space to promote emancipatory education and support the formation of citizens who are
aware of their role in transforming unequal social structures. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | INSTITUTO FEDERAL DO ACRE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Citizenship | pt_BR |
dc.subject | Professional Education and Technological | pt_BR |
dc.subject.classification | oficina | pt_BR |
dc.subject.classification | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
dc.title | CICLO DE OFICINAS EDUCAÇÃO CIDADÃ: Política com elas e para elas | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação da Linha de pesquisa 1 (Práticas Educativas em Educação
Profissional e Tecnológica), no Macroprojeto 1 (Propostas metodológicas e recursos),
investigou de que maneira a Educação Profissional e Tecnológica ofertada pelo Instituto
Federal do Acre (IFAC) contribui para a formação cidadã das alunas do 3° ano do Ensino
Médio integrado ao Curso Técnico em Informática para Internet, Campus Rio Branco, no
estímulo ao exercício da cidadania política e à atuação consciente na esfera pública.
Fundamentada no materialismo histórico-dialético marxista e articulando os conceitos de
omnilateralidade e de politecnia, a pesquisa visa preencher uma lacuna identificada no
estado da arte: a ausência, nos últimos cinco anos, de estudos que abordem
simultaneamente essas três dimensões, visto que as pesquisas existentes tratam apenas
de pares temáticos (EPT e gênero ou gênero e política). Metodologicamente, adotou-se
uma abordagem qualitativa que combinou pesquisa bibliográfica, análise documental e
pesquisa de campo. Foram realizados círculos dialógicos e aplicados questionários com
quinze discentes. A análise dos dados integrou o referencial marxista com a Análise do
Discurso de linha francesa (vertente pêcheutiana), permitindo examinar tanto as condições
materiais quanto os processos discursivos que constituem a formação política das
estudantes no contexto do capitalismo periférico. Os resultados revelaram três eixos
principais: (1) a família mantém-se como principal espaço de socialização política, embora
o IFAC configure-se como ambiente propício ao desenvolvimento do pensamento crítico;
(2) a instituição reproduz, em sua estrutura interna, hierarquias que limitam a prática
democrática; e (3) as discentes, embora reconheçam a sub-representação feminina na
política e os mecanismos patriarcais de exclusão, não necessariamente se percebem como
agentes de transformação dessa realidade. A análise evidenciou ainda a contradição entre
o potencial emancipatório da EPT e sua função no modo de produção capitalista, manifesta
na carência de espaços institucionais para debate político, restritos principalmente às aulas
de Sociologia. Como contribuição prática, o estudo propõe a elaboração de materiais
didáticos e estratégias pedagógicas que integrem organicamente a discussão política na
formação técnica, superando a fragmentação curricular. Os resultados indicam a
necessidade de ressignificar a política dentro do espaço estudantil para uma formação
emancipadora, auxiliando na construção de cidadãs conscientes de seu papel na
transformação das estruturas sociais desiguais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA | pt_BR |
dc.identifier.patentno | IFAC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Produtos Educacionais - 2023
|