Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/321
Tipo: Dissertação
Título: O uso de laboratórios de Biologia como espaços pedagógicos para a educação integral na EPT.
Autor(es): Vargas, Marciele Marrane Dalman
Primeiro Orientador: Azevedo, José Marlo Araújo de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Diego Viana Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Jônatas Chagas de
metadata.dc.contributor.referee3: Azêvedo, Hellen Sandra Freires da Silva
Resumo: Esta dissertação, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vinculada a Linha de pesquisa 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ao Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos da EPT, foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa do Instituto Federal do Acre, sob protocolo número: 7.448.440, teve como objetivo analisar as potencialidades do laboratório de biologia do Instituto Federal do Acre, Campus Sena Madureira, como espaço emancipador na formação dos alunos fazendo um resgate das atividades práticas desenvolvidas pelos docentes de ciências biológicas do Ifac, que atuam no curso técnico integrado ao ensino médio em agropecuária no período de 2018 a 2023. O estudo baseou-se em observar se a estrutura do laboratório de biologia vem sendo utilizada em sua potencialidade para a formação do aluno do ensino médio integrado. As bases metodológicas seguem a abordagem qualitativa de natureza aplicada, embasada na revisão bibliográfica e na pesquisa documental. Quanto aos objetivos propostos, trata-se de uma pesquisa exploratória, complementada por um estudo de caso, utilizando como instrumento para coleta de dados a aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, sendo os dados fundamentados na análise descritiva e análise de conteúdo de Bardin. Como participante e público-alvo da pesquisa têm-se os professores de Biologia que atuam e ou atuaram no curso técnico integrado ao ensino médio em agropecuária no Campus Sena Madureira e no Campus Cruzeiro do Sul. Os laboratórios de Biologia têm-se demonstrado um espaço pedagógico essencial para a formação emancipadora voltada para o mundo do trabalho. As aulas práticas em laboratório contribuem com a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem, sendo uma metodologia pedagógica essencial ao concretizar a teoria da sala de aula mediante a prática. Assim, o produto Educacional (PE) “Práticas científicas para o estudo da biologia no curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária” surge como resultado da pesquisa tendo como finalidade propor roteiros de aulas práticas que auxiliem os docentes no planejamento curricular com atividades enriquecedoras e atrativas, direcionadas a formação integral dos alunos, aproveitando ao máximo os recursos e materiais disponíveis no laboratório de biologia do Ifac, do Campus Sena Madureira. Ademais, propomos o avanço do uso dos laboratórios como espaço que educa e não apenas a sala de aula, buscando apresentar aos gestores, professores e alunos as potencialidades que esse espaço possui para fomentar o ensino visando à formação emancipadora dos educandos.
Abstract: This dissertation, carried out within the scope of the Graduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), linked to Research Line 2 – Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (EPT) and to Macroproject 6 – Organization of Pedagogical Spaces in EPT, was approved by the Research Ethics Committee of the Federal Institute of Acre, under protocol number: 7.448.440. Its objective was to analyze the potential of the biology laboratory at the Federal Institute of Acre, Sena Madureira Campus, as an emancipatory space in student training, by reviewing the practical activities developed by the biological sciences teachers at Ifac, who work in the technical course integrated into high school in agriculture during the period from 2018 to 2023. The study was based on observing whether the structure of the biology laboratory has been used to its full potential for the training of students in the integrated high school program. The methodological foundations follow a qualitative applied approach, based on bibliographic review and documentary research. Regarding the proposed objectives, this is an exploratory research, complemented by a case study, using a questionnaire with open and closed questions as the data collection instrument, with the data supported by descriptive analysis and Bardin’s content analysis. The participants and target audience of the research are the Biology teachers who work or have worked in the technical course integrated into high school in agriculture at the Sena Madureira Campus and at the Cruzeiro do Sul Campus. The Biology laboratories have proven to be an essential pedagogical space for emancipatory training aimed at the world of work. Practical laboratory classes contribute to improving the quality of teaching and learning, being an essential pedagogical methodology by concretizing classroom theory through practice. Thus, the Educational Product (EP) “Scientific Practices for the Study of Biology in the Technical Course Integrated into High School in Agriculture” emerges as a result of the research, aiming to propose practical class scripts that assist teachers in curricular planning with enriching and engaging activities, directed toward the integral formation of students, making the most of the resources and materials available in the biology laboratory of Ifac, Sena Madureira Campus. Moreover, we propose the advancement of the use of laboratories as a space that educates, not just the classroom, seeking to present to managers, teachers, and students the potential that this space has to foster teaching aimed at the emancipatory formation of learners.
Palavras-chave: Biologia educacional.
Atividades práticas.
Educação emancipadora.
4.Espaço educativo.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Acre
Sigla da Instituição: IFAC
metadata.dc.publisher.department: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, do Instituto Federal do Acre
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/321
Data do documento: 18-Jul-2025
Aparece nas coleções:Dissertações - 2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Marciele Marrane Dalman Vargas.pdf7.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.