https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/34
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Ensino de Administração para Surdos: o caso do Instituto Federal do Acre |
Autor(es): | BARRETO, Alexandre |
Primeiro Orientador: | FREITAS, César Gomes de |
Resumo: | Esta pesquisa buscou investigar como os professores promovem o ensino de administração para Surdos no Campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre. Para isso, foram estruturados os seguintes objetivos específicos: a) Contextualizar o ensino de administração no Brasil; b) Apresentar um panorama da surdez através da história e discussões recentes sobre ensino para Surdos no Brasil; c) Identificar os problemas enfrentados pelos professores no ensino de administração para Surdos nos cursos subsequentes técnico em Administração e técnico em Recursos Humanos; d) Desenvolver um produto educacional que auxilie os professores a solucionar os problemas enfrentados. Para atingir estes objetivos, foram estruturados quatro artigos. O primeiro artigo trata da organização do ensino de administração no Brasil e discussões no período 2015-2019. O segundo artigo faz uma retrospectiva sobre o universo da surdez e da educação dos Surdos e discussões no período 2015-2019. O terceiro artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada com professores do ensino de Administração. O quarto artigo refere-se a proposta de critérios para construção de um produto educacional para contribuir com a resolução de problemas identificados na pesquisa. O método de pesquisa utilizado foi o dedutivo, através de pesquisa aplicada com caráter exploratório e descritivo. Para os primeiros e segundos artigos, que tratam do desenho do contexto da pesquisa, e o quarto, que trata de uma proposta conceitual, utilizou-se a pesquisa bibliográfica como método de procedimento, com o uso de revisão narrativa e sistemática. Para o terceiro artigo, utilizou-se o estudo de caso conforme Gil (2008) com a aplicação de questionários, com as respostas analisadas conforme proposta de Gibbs (2009). Detectou-se que o ensino de administração, verificou-se que o mesmo possuiu reconhecimento e organização acadêmica bastante estruturada no ensino superior. Não foram encontradas publicações especificas tratando do ensino de administração no ensino médio, apesar do mesmo ocorrer no Brasil desde a década de 40, e não foram encontradas publicações tratando do ensino para Surdos. No artigo sobre o ensino para Surdos evidenciou-se que a percepção deste grupo minoritário linguístico mudou ao longo da história, inicialmente sofrendo exclusão e segregação, para a partir da segunda metade do século XX começarem a ser tratados sob o paradigma da inclusão, o qual também éconsiderado polêmico por alguns autores e membros da comunidade Surda. A maior parte das discussões no campo teórico tem por base educadores marxistas defendendo a educação bilíngue, os quais concentram a maior parte dos seus estudos sobre o ensino da Língua de Sinais, importância do canal de comunicação visuo-espacial dos Surdos e ensino da Língua Portuguesa como segunda língua. Foram encontradas muito poucas referências sobre o planejamento do ensino para Surdos, do ponto de vista didático. Verificou-se nas percepções de professores e intérpretes a necessidade de formação relacionada ao universo do Surdos e ao processo de planejamento do ensino. Por fim, apresentou-se uma proposta de critérios para construção de um produto educacional formativo na forma de roteiro de aprendizagem voltado para sensibilização dos professores para o contexto dos Surdos e seus fatores facilitadores de aprendizagem, bem como para o uso de metodologias ativas e recursos educacionais no planejamento do ensino. |
Abstract: | This research sought to investigate how teachers promote the teaching of administration for the Deaf at the Rio Branco Campus of the Federal Institute of Acre. For this, the following specific objectives were structured: a) To contextualize the teaching of administration in Brazil; b) Present an overview of deafness through history and recent discussions on teaching for the Deaf in Brazil; c) Identify the problems faced by teachers in the teaching of administration for the Deaf in the subsequent courses in Administration and Human Resources technicians; d) Develop an educational product that helps teachers to solve the problems they face. To achieve these objectives, four articles were structured. The first article deals with the organization of business education in Brazil and discussions in the period 2015-2019. The second article makes a retrospective on the universe of deafness and the education of the Deaf and discussions in the period 2015-2019. The third article presents the results of the research carried out with professors from the teaching of Administration. The fourth article refers to the proposal of criteria for the construction of an educational product to contribute to the resolution of problems identified in the research. The research method used was the deductive one, through applied research with an exploratory and descriptive character. For the first and second articles, which deal with the design of the research context, and the fourth, which deals with a conceptual proposal, bibliographic research was used as a method of procedure, with the use of a narrative and systematic review. For the third article, we used the case study according to Gil (2008) with the application of questionnaires, with the responses analyzed as proposed by Gibbs (2009). It was found that the teaching of administration had a highly structured academic organization and recognition in higher education. No specific publications were found dealing with the teaching of administration in high school, despite the same occurring in Brazil since the 1940s, and no publications were found dealing with teaching for the Deaf. In the article on teaching for the Deaf, it became evident that the perception of this linguistic minority group changed throughout history, initially suffering exclusion and segregation, so that from the second half of the twentieth century they began to be treated under the inclusion paradigm, which it is also considered controversial by some authors and members of the Deaf community. Most of the discussions in the theoretical field are based on Marxist educators defending bilingual education, which concentrate most of their studies on the teaching of Sign Language, the importance of the visual-spatial communication channel of the Deaf and the teaching of the Portuguese Language as a second language. Very few references were found on teaching planning for the Deaf, from a didactic point of view. It was verified in the perceptions of teachers and interpreters the need for training related to the universe of the Deaf and the teaching planning process. Finally, a proposal of criteria was presented for the construction of a training educational product in the form of a learning guide aimed at raising teachers' awareness of the context of the Deaf and its factors that facilitate learning, as well as the use of active methodologies and resources. educational planning. |
Palavras-chave: | Educação Profissional e Tecnológica Ensino de Administração para Surdos Recursos Educacionais Roteiro de Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Acre |
Sigla da Instituição: | IFAC |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Rio Branco |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Educação profissional e Tecnologia (PROFEPT) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/34 |
Data do documento: | 29-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - 2018 |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO PARA SURDOS, O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE.pdf | Dissertação | 1.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Chegou um aluno Surdo, e agora. Um roteiro de aprendizagem para professores do ensino de administração para Surdos.pdf | Produto Educacional de Mestrado | 14.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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