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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Dion Alves de-
dc.date.accessioned2025-11-18T20:18:41Z-
dc.date.available2025-11-18T20:18:41Z-
dc.date.issued2022-03-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/344-
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.classificationCompetência gerencialpt_BR
dc.subject.classificationCoordenador de curso superiorpt_BR
dc.subject.classificationIFACpt_BR
dc.titleCompetência gerencial do coordenador do curso superior da rede federal do acrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ghedine, Tatiana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3961207364227453pt_BR
dc.contributor.referee1Lizote, Suzete Antonieta-
dc.contributor.referee2Ghedine, Tatiana-
dc.contributor.referee3Stefano, Silvio Roberto-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa é sobre a abordagem da competência gerencial do coordenador de curso superior do Instituto Federal do Acre - IFAC. O Gestor deste cargo desempenha a função de gerenciamento das atividades em que estão envolvidas a comunidade acadêmica e a instituição, e o desenvolvimento dessas atribuições estão relacionadas com a qualidade do ensino e manutenção do curso. Nesta pesquisa, faz-se o questionamento sobre quais são as competências gerenciais percebidas como necessárias para a execução das funções da coordenação de cursos no IFAC, além do mapeamento destas capacidades constatadas. O objetivo desta pesquisa é compreender as competências gerenciais necessárias para a execução das tarefas do professor/gestor no curso bacharelado e/ou tecnólogo no IFAC. A abordagem do projeto de pesquisa é qualitativa para compreensão da realidade das funções do gestor educacional, por essa ótica o trabalho é um estudo qualitativo com análise de conteúdo. O resultado alcançado na pesquisa, que é o mapeamento das competências gerenciais para os coordenadores de cursos superior no IFAC procederam as capacidades de: desenvolvimento e comunicação de uma visão, estabelecimento de metas e objetivos, planejamento e organização, produtividade do trabalho, fomento de um ambiente de trabalho produtivo e gerenciamento do tempo e do estresse, compreensão de si próprio e dos outros, comunicação eficaz e desenvolvimento dos empregados. Essas capacidades tornam a gestão do curso eficiente. A pesquisa também demonstrou a predominância dos papéis dos gestores como Diretor, Produtor e Mentor. Há a necessidade do desenvolvimento de competências atreladas a coordenadores de cursos superiores, já que vem sendo destacada a importante há mais de uma década. As competências gerenciais são essenciais para a transformação do desenvolvimento organizacional, com o foco em modelos gerenciais que ajudam na tomada de decisão. Sendo assim, a organização pública deve auxiliar os gestores na melhoria da eficiência que tem a importância do custo/benefícios, ou seja, o mapeamento das competências gerenciais do coordenador de curso superior, para o desenvolvimento do treinamento na função.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentÁrea de concentração: ESTRATÉGIA, GESTÃO E SOCIEDADEpt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação Mestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIVALIpt_BR
dc.subject.cnpqESTRATÉGIA, GESTÃO E SOCIEDADEpt_BR
dc.identifier.patentnoUNIVALIpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4360706435025584pt_BR
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