| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Competência gerencial do coordenador do curso superior da rede federal do acre |
| Autor(es): | Oliveira, Dion Alves de |
| Primeiro Orientador: | Ghedine, Tatiana |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Lizote, Suzete Antonieta |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Ghedine, Tatiana |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Stefano, Silvio Roberto |
| Resumo: | O presente trabalho de pesquisa é sobre a abordagem da competência gerencial do coordenador de curso superior do Instituto Federal do Acre - IFAC. O Gestor deste cargo desempenha a função de gerenciamento das atividades em que estão envolvidas a comunidade acadêmica e a instituição, e o desenvolvimento dessas atribuições estão relacionadas com a qualidade do ensino e manutenção do curso. Nesta pesquisa, faz-se o questionamento sobre quais são as competências gerenciais percebidas como necessárias para a execução das funções da coordenação de cursos no IFAC, além do mapeamento destas capacidades constatadas. O objetivo desta pesquisa é compreender as competências gerenciais necessárias para a execução das tarefas do professor/gestor no curso bacharelado e/ou tecnólogo no IFAC. A abordagem do projeto de pesquisa é qualitativa para compreensão da realidade das funções do gestor educacional, por essa ótica o trabalho é um estudo qualitativo com análise de conteúdo. O resultado alcançado na pesquisa, que é o mapeamento das competências gerenciais para os coordenadores de cursos superior no IFAC procederam as capacidades de: desenvolvimento e comunicação de uma visão, estabelecimento de metas e objetivos, planejamento e organização, produtividade do trabalho, fomento de um ambiente de trabalho produtivo e gerenciamento do tempo e do estresse, compreensão de si próprio e dos outros, comunicação eficaz e desenvolvimento dos empregados. Essas capacidades tornam a gestão do curso eficiente. A pesquisa também demonstrou a predominância dos papéis dos gestores como Diretor, Produtor e Mentor. Há a necessidade do desenvolvimento de competências atreladas a coordenadores de cursos superiores, já que vem sendo destacada a importante há mais de uma década. As competências gerenciais são essenciais para a transformação do desenvolvimento organizacional, com o foco em modelos gerenciais que ajudam na tomada de decisão. Sendo assim, a organização pública deve auxiliar os gestores na melhoria da eficiência que tem a importância do custo/benefícios, ou seja, o mapeamento das competências gerenciais do coordenador de curso superior, para o desenvolvimento do treinamento na função. |
| CNPq: | ESTRATÉGIA, GESTÃO E SOCIEDADE |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade do Vale do Itajaí |
| Sigla da Instituição: | UNIVALI |
| metadata.dc.publisher.department: | Área de concentração: ESTRATÉGIA, GESTÃO E SOCIEDADE |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação Mestrado em Administração |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/344 |
| Data do documento: | 15-Mar-2022 |
| Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações - Outras Instituições
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