| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.creator | Hall, David Soares | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-18T21:36:59Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-18T21:36:59Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/349 | - |
| dc.description.abstract | This dissertation, developed within the Professional Master's Program in Vocational
and Technological Education (ProfEPT), is part of Research Line 1 - Educational
Practices in Vocational and Technological Education (EPT) and integrates
Macroproject 1 - Methodological proposals and didactic resources in formal and nonformal teaching spaces in VTE. It aims to investigate the possibilities of
interdisciplinarity between the teaching of philosophy and the technical course in
Computer Networks at the Instituto Federal do Acre (IFAC), Campus Rio Branco,
seeking to contribute to the consolidation of interdisciplinary pedagogical practices in
Integrated High School (EMI in portuguese). The research, adopting a qualitative
approach guided by action research, combined bibliographic review, documentary
analysis (of the PPCs - Pedagogical Course Projects), and empirical data collection
through teacher interviews, questionnaires, and the implementation of pedagogical
workshops with students. Content analysis of the data identified central categories
such as curricular fragmentation, philosophy's integrative potential, and resistance to
interdisciplinarity, highlighting both the challenges and possibilities of articulating
philosophical and technical knowledge. The practical intervention involved the
application of three interactive workshops that promoted critical reflection and the
connection between philosophical concepts and themes from the digital daily life. The
results indicated that students began to value philosophical content more and
recognized the importance of interdisciplinarity for better understanding contemporary
challenges, although difficulties persisted in transposing abstract concepts into
practical situations. As an educational product, an interdisciplinary didactic sequence
was developed (attached), which systematizes the experience and provides support
for teachers. The research concludes that curriculum integration, mediated by a critical
and contextualized philosophical approach, represents a viable path for a more
dynamic, reflective, and meaningful teaching of philosophy in the EMI context. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
| dc.subject | Interdisciplinarity | pt_BR |
| dc.subject | Teaching of Philosophy | pt_BR |
| dc.subject | Integrated High School Education | pt_BR |
| dc.title | A interdisciplinaridade e o ensino de Filosofia no contexto do Ensino Médio Integrado no Ifac/Campus Rio Branco | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Araújo, José Júlio César do Nascimento | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6371909502807124 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação
Profissional e Tecnológica (ProfEPT), insere-se na Linha de Pesquisa 1 - Práticas
Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e integra o Macroprojeto 1
- Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de
ensino na EPT. Objetiva investigar as possibilidades de interdisciplinaridade entre o
ensino de filosofia e o curso técnico em Redes de Computadores no IFAC/Campus
Rio Branco, visando contribuir para a consolidação de práticas pedagógicas
interdisciplinares no Ensino Médio Integrado (EMI). A pesquisa, de abordagem
qualitativa e orientada pela pesquisa-ação, combinou levantamento bibliográfico,
análise documental (PPCs) e coleta empírica por meio de entrevistas com o docente,
questionários e a realização de oficinas pedagógicas com os estudantes. A análise de
conteúdo dos dados permitiu identificar categorias centrais como fragmentação
curricular, potencial integrador da filosofia e resistência à interdisciplinaridade,
evidenciando tanto os desafios quanto as possibilidades de articulação entre os
saberes filosóficos e técnicos. A intervenção prática consistiu na aplicação de três
oficinas interativas que promoveram a reflexão crítica e a articulação entre conceitos
filosóficos e temas do cotidiano digital. Os resultados indicaram que os estudantes
passaram a valorizar mais os conteúdos filosóficos e reconheceram a relevância da
interdisciplinaridade para compreender desafios contemporâneos, embora persistam
dificuldades na transposição de conceitos abstratos para situações práticas. Como
produto educacional, foi elaborada uma sequência didática interdisciplinar (em anexo),
que sistematiza a experiência e oferece subsídios para docentes. A pesquisa conclui
que a integração curricular, mediada por uma abordagem filosófica crítica e
contextualizada, representa um caminho viável para um ensino de filosofia mais
dinâmico, reflexivo e significativo no contexto do EMI. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | IFAC – Campus Rio Branco | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
| dc.identifier.patentno | IFAC | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7502205110649305 | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertações - 2025
|