Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHall, David Soares-
dc.date.accessioned2025-11-18T21:36:59Z-
dc.date.available2025-11-18T21:36:59Z-
dc.date.issued2025-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/349-
dc.description.abstractThis dissertation, developed within the Professional Master's Program in Vocational and Technological Education (ProfEPT), is part of Research Line 1 - Educational Practices in Vocational and Technological Education (EPT) and integrates Macroproject 1 - Methodological proposals and didactic resources in formal and nonformal teaching spaces in VTE. It aims to investigate the possibilities of interdisciplinarity between the teaching of philosophy and the technical course in Computer Networks at the Instituto Federal do Acre (IFAC), Campus Rio Branco, seeking to contribute to the consolidation of interdisciplinary pedagogical practices in Integrated High School (EMI in portuguese). The research, adopting a qualitative approach guided by action research, combined bibliographic review, documentary analysis (of the PPCs - Pedagogical Course Projects), and empirical data collection through teacher interviews, questionnaires, and the implementation of pedagogical workshops with students. Content analysis of the data identified central categories such as curricular fragmentation, philosophy's integrative potential, and resistance to interdisciplinarity, highlighting both the challenges and possibilities of articulating philosophical and technical knowledge. The practical intervention involved the application of three interactive workshops that promoted critical reflection and the connection between philosophical concepts and themes from the digital daily life. The results indicated that students began to value philosophical content more and recognized the importance of interdisciplinarity for better understanding contemporary challenges, although difficulties persisted in transposing abstract concepts into practical situations. As an educational product, an interdisciplinary didactic sequence was developed (attached), which systematizes the experience and provides support for teachers. The research concludes that curriculum integration, mediated by a critical and contextualized philosophical approach, represents a viable path for a more dynamic, reflective, and meaningful teaching of philosophy in the EMI context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectTeaching of Philosophypt_BR
dc.subjectIntegrated High School Educationpt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade e o ensino de Filosofia no contexto do Ensino Médio Integrado no Ifac/Campus Rio Brancopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, José Júlio César do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6371909502807124pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), insere-se na Linha de Pesquisa 1 - Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e integra o Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. Objetiva investigar as possibilidades de interdisciplinaridade entre o ensino de filosofia e o curso técnico em Redes de Computadores no IFAC/Campus Rio Branco, visando contribuir para a consolidação de práticas pedagógicas interdisciplinares no Ensino Médio Integrado (EMI). A pesquisa, de abordagem qualitativa e orientada pela pesquisa-ação, combinou levantamento bibliográfico, análise documental (PPCs) e coleta empírica por meio de entrevistas com o docente, questionários e a realização de oficinas pedagógicas com os estudantes. A análise de conteúdo dos dados permitiu identificar categorias centrais como fragmentação curricular, potencial integrador da filosofia e resistência à interdisciplinaridade, evidenciando tanto os desafios quanto as possibilidades de articulação entre os saberes filosóficos e técnicos. A intervenção prática consistiu na aplicação de três oficinas interativas que promoveram a reflexão crítica e a articulação entre conceitos filosóficos e temas do cotidiano digital. Os resultados indicaram que os estudantes passaram a valorizar mais os conteúdos filosóficos e reconheceram a relevância da interdisciplinaridade para compreender desafios contemporâneos, embora persistam dificuldades na transposição de conceitos abstratos para situações práticas. Como produto educacional, foi elaborada uma sequência didática interdisciplinar (em anexo), que sistematiza a experiência e oferece subsídios para docentes. A pesquisa conclui que a integração curricular, mediada por uma abordagem filosófica crítica e contextualizada, representa um caminho viável para um ensino de filosofia mais dinâmico, reflexivo e significativo no contexto do EMI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFAC – Campus Rio Brancopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.identifier.patentnoIFACpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7502205110649305pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - 2025

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao ProfEPT - David Hall.pdf4.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.