https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/355| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Utilização de tecnologias digitais na formação de profissionais da educação para o uso do Suap |
| Autor(es): | João Paulo de Souza Araújo |
| Primeiro Orientador: | Cledir de Araújo Amaral |
| metadata.dc.contributor.referee1: | de Melo Plese, Luís Pedro |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Ana Carla Arruda de Holanda |
| Resumo: | As inovações tecnológicas são parte da história e da evolução das sociedades. Na educação profissional e tecnológica, os recursos digitais podem ser utilizados de diversas formas, contribuindo com a organização e gestão do ensino, possibilitando aos docentes a aplicação de práticas e abordagens inovadoras em sua forma de trabalho. No entanto, apesar dos avanços ocorridos, a utilização das tecnologias digitais no contexto educacional apresenta uma série de desafios, dentre os quais podem ser destacados a dificuldade de acesso a recursos e a insuficiência da capacitação profissional, situações que podem estar relacionadas a falta de investimento apropriado em suporte e equipamentos tecnológicos e a carência de práticas formativas oferecidas aos docentes. Nesse contexto, a presente pesquisa visou promover formação docente em tecnologias digitais para utilização do sistema unificado de administração pública Suap no Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco. O problema da pesquisa busca responder quais são as dificuldades encontradas pelos docentes do Campus Rio Branco relacionadas ao uso das tecnologias digitais na organização e prática do ensino. O presente trabalho doi desenvolvido no âmbito do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, e inserido no macroprojeto 3, Práticas Educativas no Currículo Integrado. A pesquisa realizou-se em etapas inicialmente propondo uma investigação do nível de conhecimento e competência dos professores para utilização das tecnologias digitais voltadas ao uso das plataformas e sistemas de gerenciamento educacionais Suap e Sigaa, necessários para a execução e organização de suas atividades. Com base no diagnóstico coletado a pesquisa evidenciou a percepção dos participantes em relação às lacunas na formação docente para o uso dos sistemas e plataformas educacionais, apontando a necessidade do desenvolvimento de estratégias e recursos formativos que atendam as especificidades destes profissionais. Os dados analisados subsidiaram o desenvolvimento e aplicação de uma proposta de formação docente para a utilização do sistema unificado de administração pública Suap no módulo ensino. Foi desenvolvido, um produto educacional em formato de curso de capacitação estruturado em módulos de aprendizagem, disponível em formato on-line. Os resultados da pesquisa indicam que existe um reconhecimento claro da necessidade e valor das tecnologias digitais na prática educacional, sendo a eficacia da formação docente promissoras quando esta é guiada por princípios pedagógicos e estruturada de forma adequada. Os dados reforçam ainda que a efetividade da utilização das tecnologias digitais na educação não reside exclusivamente nas ferramentas tecnológicas, mas na qualidade da integração pedagógica, na adequação aos contextos específicos de aprendizagem e na atenção às necessidades dos docentes. |
| Abstract: | Technological innovations are part of the history and evolution of societies. In vocational and technological education, digital resources can be utilized in various ways, contributing to the organization and management of teaching, enabling teachers to apply innovative practices and approaches in their work. However, despite the advances achieved, the use of digital technologies in the educational context presents a series of challenges, among which can be highlighted the difficulty of accessing resources and the insufficiency of professional training, situations that may be related to the lack of appropriate investment in technological support and equipment and the shortage of training practices offered to teachers. In this context, the present research aimed to promote teacher training in digital technologies for the use of the Suap (Unified System of Public Administration) at the Federal Institute of Acre, Rio Branco Campus. The research problem seeks to answer what are the difficulties encountered by teachers at Rio Branco Campus related to the use of digital technologies in the organization and practice of teaching. This study was conducted within the scope of the Professional Master’s Program in Professional and Tecnhological Education – ProfEPT, under research line Educational Practices in Professional and Technological Education, and as part of Macroproject 3, Education Practices in the Integrated Curriculum. The research developed in stages, initially proposing an investigation of the level of knowledge and competence of teachers for the use of digital technologies aimed at the use of Suap and Sigaa educational management platforms and systems, necessary for the execution and organization of their activities. Based on the diagnostic data collected, the research revealed the perception of participants regarding gaps in teacher training for the use of educational systems and platforms, pointing out the need for the development of training strategies and resources that meet the specificities of these professionals. The analyzed data supported the development and application of a teacher training proposal for the use of the Suap unified public administration system in the teaching module. An educational product was developed in the format of a training course structured in learning modules, available in online format. The research results indicate that there is a clear recognition of the need and value of digital technologies in educational practice, with the effectiveness of teacher training being promising when guided by pedagogical principles and structured appropriately. The data further reinforce that the effectiveness of using digital technologies in education does not reside exclusively in technological tools, but in the quality of pedagogical integration, in adaptation to specific learning contexts and in attention to teacher needs |
| Palavras-chave: | Tecnologias digitais. Formação docente. Sistemas educacionais. EPT. Suap Digital technologies. Teacher training. Educational systems. EPT. Suap. |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Instituto Federal do Acre |
| Sigla da Instituição: | IFAC |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto Federal do Acre |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/355 |
| Data do documento: | 30-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações - 2025 |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertacao_Joao Paulo Araujo.pdf | Dissertação | 15.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.