Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/37
Tipo: Dissertação
Título: Uma Sequência Didática para o Ensino Médio Integrado sobre a Temática Revolução Acreana com Auxílio da Literatura de Cordel
Autor(es): UGALDE, Maria Cecília Pereira
Primeiro Orientador: ROWEDER, Charlys
Resumo: Esse estudo teve por objetivo geral resgatar a identidade cultural do povo acreano através de elementos da história e da memória da composição e constituição do Estado do Acre. Os objetivos específicos foram: a) discutir a importância da Revolução Acreana para a formação do território acreano; b) compreender como a Literatura de Cordel expressa a identidade cultural do povo acreano; c) apresentar proposta de composição de uma sequência didática sobre a temática Revolução Acreana com auxílio da Literatura de Cordel para o ensino médio integrado; d) discorrer sobre a validação dos instrumentos de coleta de dados, da sequência didática sobre a temática Revolução Acreana e os resultados previamente alcançados; e) descrever a aplicação, os resultados e a avaliação da sequência didática sobre a temática Revolução Acreana com auxílio da Literatura de Cordel. A pesquisa pautou-se ainda, em verificar se a SD, ora construída, estava de acordo teórica e metodologicamente para ser um instrumento de ensino-aprendizagem. Participaram da pesquisa 28 alunos do 2º “A” e 31 alunos do 2º ano “B”, do ensino médio integrado ao curso Edificações do IFAC, Campus Rio Branco. Trata-se de abordagem de natureza qualitativa e método indutivo seguido de pesquisa bibliográfica, documental e exploratória. Este trabalho é composto por cinco artigos de modo a possibilitar ao leitor compreender o processo de planejamento, elaboração, validação, aplicação e avaliação da sequência didática construída. O primeiro artigo aborda o processo de criação do Estado do Acre, com foco na Revolução Acreana, que foi a luta armada entre brasileiros e bolivianos, na disputa pelas terras da região. O segundo artigo trata da Literatura de Cordel e utilização desse gênero literário como expressão da memória, da identidade cultural e como instrumento de ensino-aprendizagem. O terceiro artigo, traz a síntese das concepções teóricas sobre a construção de uma sequência didática, na visão de Zabala (1998), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004) e Oliveira (2013). No quarto artigo, apresenta-se as concepções teóricas e metodológicas sobre validação, aplicação e avaliação de instrumentos de coleta de dados e validação da sequência didática. No quinto e último artigo, explicita-se o processo de aplicação, avaliação da sequência didática e dos resultados alcançados no contexto de aulas remotas. Como parte dos resultados da aplicação da sequência didática sobre a temática “Revolução Acreana” com auxílio da Literatura de Cordel para o ensino médio integrado foram produzidos dez cordéis tematizando a Revolução e/ou identidade Acreana, com desenhos ilustrativos, nos quais observou-se maior desenvolvimento do senso crítico/reflexivo, da produção textual e imagética, da criatividade, da inventividade e inovação, inferindo-se que a proposta de ensino com o auxílio da Literatura de Cordel alcançou um resultado prático bastante satisfatório. Como resultado do projeto, foram publicados três artigos e elaborado um Produto Educacional que visa contribuir com os professores do Ensino Médio, na organização de conteúdos curriculares no formato de sequência didática.
Abstract: This study aimed to rescue the cultural identity of the people of Acre through elements of history and memory of the composition and constitution of the State of Acre. The specific objectives were: a) to discuss the importance of the Acre Revolution for the formation of the Acre territory; b) understand how Cordel Literature expresses the cultural identity of the Acre people; c) present a proposal for the composition of a didactic sequence on the theme of the Acrean Revolution with the help of Cordel Literature for integrated secondary education; d) discuss the validation of data collection instruments, the didactic sequence on the Acre Revolution theme and the results previously achieved; e) describe the application, results and evaluation of the didactic sequence on the theme Acre Revolution with the help of Cordel Literature. The research was also based on verifying whether the DS, now constructed, was in agreement theoretically and methodologically to be a teaching-learning instrument. Twenty-eight students from the 2nd year “A” and 31 students from the 2nd year “B”, from high school integrated to the Buildings course at IFAC, Campus Rio Branco, participated in the research. It is a qualitative approach and an inductive method followed by bibliographical, documentary and exploratory research. This work consists of five articles in order to enable the reader to understand the process of planning, elaboration, validation, application and evaluation of the didactic sequence built. The first article addresses the process of creation of the State of Acre, focusing on the Acre Revolution, which was the armed struggle between Brazilians and Bolivians in the dispute for land in the region. The second article deals with Cordel's Literature and the use of this literary genre as an expression of memory, cultural identity and as a teaching-learning instrument. The third article brings the synthesis of theoretical conceptions about the construction of a didactic sequence, in the view of Zabala (1998), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004) and Oliveira (2013). The fourth article presents the theoretical and methodological conceptions about validation, application and evaluation of data collection instruments and validation of the didactic sequence. In the fifth and last article, the application process, evaluation of the didactic sequence and the results achieved in the context of remote classes is explained. As part of the results of the application of the didactic sequence on the theme "Acrean Revolution" with the help of Cordel Literature for integrated high school, ten cordéis were produced thematizing the Revolution and/or Acrean identity, with illustrative drawings, in which there was greater development of critical/reflective sense, textual and image production, creativity, inventiveness and innovation, inferring that the teaching proposal with the help of Cordel's Literature achieved a very satisfactory practical result. As a result of the project, three articles were published and an Educational Product was prepared, which aims to contribute to high school teachers in organizing curriculum content in the format of a didactic sequence.
Palavras-chave: Identidade Cultural
Revolução Acreana
Literatura de Cordel
;Ensino-aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Acre
Sigla da Instituição: IFAC
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Branco
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/37
Data do documento: 19-Jul-2021
Aparece nas coleções:Dissertações - 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO SOBRE A TEMÁTICA REVOLUÇÃO ACREANA COM AUXÍLIO DA LITERATURA DE CORDEL.pdfDissertação6.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO SOBRE A TEMÁTICA REVOLUÇÃO ACREANA COM AUXÍLIO DA LITERATURA DE CORDEL.pdfProduto Educacional de Mestrado19.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.