Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | NERY, Patrícia Haeser Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-27T14:45:36Z | - |
dc.date.available | 2022-09-27T14:45:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/39 | - |
dc.description.abstract | This dissertation discourse about the Political Pedagogical Project within the scope of the Federal Institutes of Education, Science and Technology, which make up the Federal Network of Professional and Technological Education, established through Law 11.892/2008. It is a new institutionality, on which lies the responsibility to offer professional education at different levels and modalities, using the same physical structure and teaching staff. The main objective of this research was to investigate which elements are necessary for the collective construction of the Political Pedagogical Project of the Federal Institute of Acre – Baixada do Sol Campus, considering the theoretical and methodological references of the Federal Network of EPT, as well as the complexity of the teaching offer, at different levels and modalities in this network. The research is characterized as qualitative, and was developed through three distinct phases, namely, the apprehension of reality (bibliographic and documental survey), Data collection (Dialogical Wheels), and the intervention proposal itself, which will have as a result of the discussions, the elaboration of an educational product, a document of guidelines for the construction of the pedagogical political project entitled “Political Pedagogical Project: dialogues on the need for a participatory construction”. As a result, the realizing that the coletive construction of Political Pedagogical Project in the campus is a important tool of afirmation of the identity of the campus. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.title | Projeto Político Pedagógico no Instituto Federal do Acre: limites e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8831353362146229 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RIBEIRO, Josina Maria Pontes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7550278243707140 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação versa sobre o projeto político pedagógico no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que compõe a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – EPT, instituída através da Lei 11.892/2008. Trata-se de uma nova institucionalidade, sobre a qual recai a responsabilidade de ofertar educação profissional em diferentes níveis e modalidades de ensino, utilizando a mesma estrutura física e corpo docente. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar quais elementos são necessários à construção coletiva do projeto político pedagógico do Instituto Federal do Acre – Campus Rio Branco Avançado Baixada do Sol, considerando as referências teóricas e metodológicas da Rede Federal de EPT, bem como a complexidade da oferta de ensino, em seus diferentes níveis e modalidades nessa rede. A pesquisa configura-se como qualitativa, e se desenvolveu através de três fases distintas, a saber: a apreensão da realidade (levantamento bibliográfico e documental), coleta dos dados (rodas dialógicas), e a proposta de intervenção em si, que teve como resultado das discussões a elaboração de um produto educacional, documento esse de orientações para a construção do projeto político pedagógico intitulado “Projeto Político Pedagógico: diálogos sobre a necessidade de uma construção participativa”. Como resultado, a constação de que a construção coletiva do projeto político pedagógico do campus configura uma importante ferramenta de afirmação da identidade do campus. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Branco | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação profissional e Tecnologia (PROFEPT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - 2018
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