Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/41
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Maria Lionilde Araujo da-
dc.date.accessioned2022-09-27T15:56:04Z-
dc.date.available2022-09-27T15:56:04Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/41-
dc.description.abstractUnder the aegis of omnilateralism and polytechnics, the Federal Institutes of Education, Science and Technology offer high school integrated to technical education, a teaching modality that can be historically considered as a crossing and a way to overcome the dichotomy between general education and technical education. Therefore, this dissertation starts from the assumption that the teaching of philosophy can be an ally for this integral and ominlateral formation, as long as the Freirian presuppositions of education are considered as a political, ethical and aesthetic act for teaching. Thus, this dissertation aims to describe the theoretical and methodological path built for teaching philosophy, anchored in a Freirian educational practice, in which the cinematographic art, especially the Star Wars saga, proposed interdisciplinary dialogues on politics. Anchored in dialectical historical materialism, our research was based on three outlined moments: 1) To apprehend reality (bibliographic and documental research); 2) Establish dialogues (interviews with employees of Ifac/Campus Rio Branco, submission of papers in events and dialogic circles with high school students integrated to the technician); and 3) Suggest interventions (preparation of teaching proposal). The hermeneutics-dialectic was used to analyze the data collected at each stage of the research. As a result, we obtained, in addition to the registration of the investigation of generating themes inspired by Freire's practice, a series of four issues in partnership with the Educational Innovations Sector of the Laboratory of Innovations in Therapies, Teaching and Bioproducts (LITEB), of the Oswaldo Cruz Institute.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.subjectPedagogia Freirianapt_BR
dc.subjectEsperançapt_BR
dc.titleQue a Política Esteja com Você: o ensino de filosofia a partir da saga Star Wars em cursos do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Acrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578940424500720pt_BR
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Josina Maria Pontes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7550278243707140pt_BR
dc.description.resumoSob a égide da omnilateralidade e politecnia os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ofertam o ensino médio integrado ao técnico, uma modalidade de ensino que pode ser historicamente considerada como uma travessia e uma forma de superar a dicotomia entre educação geral e educação técnica. Essa dissertação parte, portanto, do pressuposto de que o ensino de filosofia pode ser um aliado para essa formação integral e ominlateral, desde que se considere os pressupostos freirianos da educação como ato político, ético e estético para o ensino. Assim, essa dissertação objetiva descrever o caminho teóricos e metodológicos construído para um ensino de filosofia, ancorado em uma prática educativa freiriana, na qual a arte cinematográfica, em especial a saga Star Wars, fosse propositora de diálogos interdisciplinares sobre política. Ancorada no materialismo-histórico dialético nossa pesquisa se deu a partir de três momentos delineados: 1) Apreender a realidade (pesquisa bibliográfica e documental); 2) Estabelecer diálogos (entrevistas com servidores do Ifac/Campus Rio Branco, submissão de trabalhos em eventos e rodas dialógicas com educandos do ensino médio integrado ao técnico); e 3) Sugerir intervenções (elaboração de proposta de ensino). A hermenêutica-dialética foi utilizada para a análise dos dados coletados em cada etapa da pesquisa. Como resultado, obtivemos para além do registro da investigação de temas geradores inspirados na prática freiriana, uma série de quatro fascículos em parceria com o Setor de Inovações Educacionais do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), do Instituto Oswaldo Cruz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Brancopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação profissional e Tecnologia (PROFEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Que a Política Esteja com Você, o ensino de filosofia a partir da saga Star Wars em cursos do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Acre.pdfDissertação14.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CienciArte Star Wars no ensino de política.pdfProduto Educacional de Mestrado35.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.