Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | SILVA, Maria Lionilde Araujo da | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-27T15:56:04Z | - |
dc.date.available | 2022-09-27T15:56:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/41 | - |
dc.description.abstract | Under the aegis of omnilateralism and polytechnics, the Federal Institutes of Education, Science and Technology offer high school integrated to technical education, a teaching modality that can be historically considered as a crossing and a way to overcome the dichotomy between general education and technical education. Therefore, this dissertation starts from the assumption that the teaching of philosophy can be an ally for this integral and ominlateral formation, as long as the Freirian presuppositions of education are considered as a political, ethical and aesthetic act for teaching. Thus, this dissertation aims to describe the theoretical and methodological path built for teaching philosophy, anchored in a Freirian educational practice, in which the cinematographic art, especially the Star Wars saga, proposed interdisciplinary dialogues on politics. Anchored in dialectical historical materialism, our research was based on three outlined moments: 1) To apprehend reality (bibliographic and documental research); 2) Establish dialogues (interviews with employees of Ifac/Campus Rio Branco, submission of papers in events and dialogic circles with high school students integrated to the technician); and 3) Suggest interventions (preparation of teaching proposal). The hermeneutics-dialectic was used to analyze the data collected at each stage of the research. As a result, we obtained, in addition to the registration of the investigation of generating themes inspired by Freire's practice, a series of four issues in partnership with the Educational Innovations Sector of the Laboratory of Innovations in Therapies, Teaching and Bioproducts (LITEB), of the Oswaldo Cruz Institute. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Freiriana | pt_BR |
dc.subject | Esperança | pt_BR |
dc.title | Que a Política Esteja com Você: o ensino de filosofia a partir da saga Star Wars em cursos do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Acre | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1578940424500720 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RIBEIRO, Josina Maria Pontes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7550278243707140 | pt_BR |
dc.description.resumo | Sob a égide da omnilateralidade e politecnia os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ofertam o ensino médio integrado ao técnico, uma modalidade de ensino que pode ser historicamente considerada como uma travessia e uma forma de superar a dicotomia entre educação geral e educação técnica. Essa dissertação parte, portanto, do pressuposto de que o ensino de filosofia pode ser um aliado para essa formação integral e ominlateral, desde que se considere os pressupostos freirianos da educação como ato político, ético e estético para o ensino. Assim, essa dissertação objetiva descrever o caminho teóricos e metodológicos construído para um ensino de filosofia, ancorado em uma prática educativa freiriana, na qual a arte cinematográfica, em especial a saga Star Wars, fosse propositora de diálogos interdisciplinares sobre política. Ancorada no materialismo-histórico dialético nossa pesquisa se deu a partir de três momentos delineados: 1) Apreender a realidade (pesquisa bibliográfica e documental); 2) Estabelecer diálogos (entrevistas com servidores do Ifac/Campus Rio Branco, submissão de trabalhos em eventos e rodas dialógicas com educandos do ensino médio integrado ao técnico); e 3) Sugerir intervenções (elaboração de proposta de ensino). A hermenêutica-dialética foi utilizada para a análise dos dados coletados em cada etapa da pesquisa. Como resultado, obtivemos para além do registro da investigação de temas geradores inspirados na prática freiriana, uma série de quatro fascículos em parceria com o Setor de Inovações Educacionais do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), do Instituto Oswaldo Cruz. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Branco | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação profissional e Tecnologia (PROFEPT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - 2018
|