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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/44
Tipo: Dissertação
Título: Dungeons and Soils: uma prática gamificada para ensinar o conteúdo de índices físicos da disciplina de mecânica dos solos nos cursos profissionalizantes
Autor(es): DANTAS, Gabriel Assumpção Firmo
Primeiro Orientador: AZEVEDO, Jose Marlo Araujo de
Resumo: A Educação Profissional e Tecnológica propõe a formação omnilateral dos indivíduos, nesta seara, é necessário desenvolver/aplicar metodologias de ensino alternativas que cumprem a finalidade de promover a melhoria nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, o objetivo geral foi o de criar uma prática gamificada, apoiada em um produto educacional (jogo), como metodologia alternativa para o ensino do conteúdo de Índices Físicos, presente na disciplina de Mecânica dos Solos no curso Técnico em Edificações do Instituto Federal do Acre – IFAC. Portanto foi necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre uso da gamificação no contexto educacional, focando nas disciplinas de exatas e refletir sobre dificuldades das aprendizagens do raciocínio lógico a partir da matemática e física. Destarte, pode-se desenvolver uma proposta didática de ensino por meio da aplicação de um jogo como complementação metodológica. Posteriormente, foi aplicada a prática gamificada com a finalidade de discutir o uso de gamificação no processo de ensino e aprendizagem da disciplina Mecânica dos Solos no curso Técnico em Edificações. A dissertação está dividida em cinco capítulos. A problemática da pesquisa é evidenciada pelos fatores da evasão (Capítulo I) do curso técnico de edificações e sua relação com as disciplinas básicas, transversais e técnicas, dando uma atenção especial à disciplina de Mecânica dos Solos. Posteriormente, na busca de referenciais teóricos são realizados levantamentos bibliográficos mais aprofundados sobre a história dos jogos (Capítulo II) e como eles são alternativas metodológicas (Capítulo III) de ensino, procurando desde a sua origem até a sua chegada nas salas de aulas e no ensino profissional técnico e tecnológico. Na sequência, foi realizado uma discussão sobre as metodologias existentes para a criação de jogos/gamificações (Capítulo IV) para o ensino profissional técnico e tecnológico, nas quais inseriram meta, dinâmica, mecânica, elementos e necessidade pedagógica e, assim, elaborar um roteiro próprio para a criação de um jogo. Por último, foi desenvolvida uma metodologia própria, fundamentada pelos estudos realizados nos capítulos anteriores, roteirizando o processo de criação do jogo (Capítulo V) e execução da prática gamificada como uma atividade gamificada de ensino combinada, ao final, com uma análise dos resultados obtidos na sua execução. Oportunamente, devido aos eventos pandêmicos, o jogo foi adaptado em parte para atender ao modelo on-line das aulas. Assim, como resultado têm-se o produto educacional, intitulado “Dungeons & Soils: a jornada para aprender o conteúdo de Índices Físicos” como finalização (continuação) do processo de pesquisa da presente dissertação, no qual passado pelo crivo dos jogadores (alunos), foi considerado como um potencial complemento para as atividades de ensino da disciplina de Mecânica dos Solos, com possibilidade de replicação por outros docentes que ministram a mesma disciplina, ajudando a difundir uma alternativa metodológica de ensino por meio das práticas gamificadas, não como um substitutivo às aulas correntes, mas como um complemento e reforço do processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que o ensino seja um objeto atrativo para o aluno, de forma que este seja motivado por meio de um engajamento lúdico dentro desse processo.
Abstract: Professional and Technological Education proposes the omnilateral training of individuals, in this area, it is necessary to develop/apply alternative teaching methodologies that fulfill the purpose of promoting improvement in teaching and learning processes. Thus, the main goal was to create a gamified practice, supported by an educational product (game), as an alternative methodology for teaching the content of Physical Indexes, present in the discipline of Soil Mechanics in the Technical course in Buildings at the Federal Institute of Acre – IFAC. Therefore, it was necessary to carry out a bibliographical survey on the use of gamification in the educational context, focusing on the exact disciplines and reflecting on difficulties in learning logical reasoning from mathematics and physics. Thus, a didactic teaching proposal can be developed through the application of a game as a methodological complement. Subsequently, the gamification practice was applied to discuss the use of gamification in the teaching and learning process of the Soil Mechanics discipline in the Technical in Buildings course. The dissertation is divided into five chapters. The research problem is showed by the factors of evasion (Chapter I) from the technical course on buildings and its relationship with the basic, transversal and technical disciplines, giving special attention to the discipline of Soil Mechanics. Subsequently, in the search for theoretical references, more in-depth bibliographic surveys are conducted on the history of games (Chapter II) and how they are methodological alternatives (Chapter III) for teaching, looking from their origin to their arrival in classrooms and in the technical and technological professional education. Afterwards, a discussion was conducted on the existing methodologies for the creation of games/gamifications (Chapter IV) for technical and technological professional teaching, in which they inserted goal, dynamics, mechanics, elements and pedagogical needs and, thus, elaborate a script suitable for creating a game. Finally, a specific methodology was developed, based on the studies conducted in the previous chapters, scripting the process of creating the game (Chapter V) and executing the gamified practice as a gamified teaching activity combined, in the end, with an analysis of the results obtained in its execution. At the proper time, due to the pandemic events, the game was adapted in part to meet the online model of classes. Thus, as a result, there is the educational product, entitled "Dungeons & Soils: the journey to learn the content of Physical Indexes" as a finalization (continuation) of the research process of the present dissertation, in which it passed through the scrutiny of players (students), was considered as a potential complement to the teaching activities of the Soil Mechanics subject, with the possibility of replication by other teachers who teach the same subject, helping to spread a methodological alternative of teaching through gamified practices, not as a substitute to current classes, but as a complement and reinforcement of the teaching and learning process, making teaching an attractive object for the student, so that he is motivated by a playful engagement within this process.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Game
Gamificação
Jogo
Metodologia Alternativa de Ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Acre
Sigla da Instituição: IFAC
metadata.dc.publisher.department: Rio Branco
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação profissional e Tecnologia (PROFEPT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/44
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertações - 2019

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