Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/61
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMELO JUNIOR, Valdenir Cardoso Gomes de-
dc.date.accessioned2022-10-14T14:32:26Z-
dc.date.available2022-10-14T14:32:26Z-
dc.date.issued2022-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/61-
dc.description.abstractTeacher training and the use of digital educational resources are currently at the heart of the new Brazilian education policy: the guidelines and legislation that are being promoted based on the logic of competences, as well as the use of digital technologies, driven by the pandemic proved by the coronavirus (COVID-19). For these reasons, this investigation addresses the following problem: a significant percentage of teachers do not have training related to selection, data protection, dissemination, sharing and use of digital technologies. In this sense, what discussions, challenges and notes can be developed on digital educational resources, for the promotion of continuing teacher education, in professional and technological education in the integrated high school of Ifac, Rio Branco campus? This dissertation aimed to train integrated high school teachers to use digital educational resources in professional and technological education, developing discussions, practices and notes for the promotion of teaching, education, work and critical thinking. The methodology of this research was adapted from collaborative research, which is characterized by an investigation in education between researcher and teachers, who work concomitantly in order to create a link between the theoretical framework of the person responsible for the investigation and the practical knowledge of teachers, in generation of knowledge in educational practices, permeated by an agreement of responsibilities and critical reflections, in a democratic way and that everyone has a voice. The results achieved were the construction of a dissertation with significant scientific results, as well as the elaboration of the continuing education course "Competences for the Future", with five options for the use of educational resources that included the production of questionnaires, online assessments, production of videos, infographics, presentations, image editing, collaborative content production, creation of books, cards, logos, podcasts, interactive quiz, word clouds, online polls, gamification and virtual wall with multimedia sharing. Finally, new research is expected to contribute to the expansion of interest and discussions related to continuing teacher education in professional and technological education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Acrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecursos Educacionais Digitaispt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectFormação Continuada Docentept_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleFormação Continuada Docente no Instituto Federal do Acre Para o uso de Recursos Educacionais Digitais no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Acre: desafios provocados pela pandemia e o ensino remotopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9978494168757299pt_BR
dc.contributor.advisor1GARCIA, Amélia Maria Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4075618794299559pt_BR
dc.description.resumoA formação docente e o uso de recursos educacionais digitais estão atualmente no centro da nova política de educação brasileira: as diretrizes e a legislação que estão sendo promovidas baseadas na lógica das competências, bem como, o uso de tecnologias digitais, impulsionada pela pandemia provada pelo coronavírus (COVID19). Por esses motivos, esta investigação aborda a seguinte problemática: um percentual significativo de docentes, não possui formação relacionada a seleção, proteção de dados, difusão, compartilhamento e uso de tecnologias digitais. Nesse sentido, quais discussões, desafios e apontamentos podem ser desenvolvidos sobre os recursos educacionais digitais, para a promoção da formação continuada docente, na educação profissional e tecnológica no ensino médio integrado do Ifac, campus Rio Branco? Esta dissertação teve como objetivo formar docentes do ensino médio integrado para uso recursos educacionais digitais na educação profissional e tecnológica, desenvolvendo Discussões, práticas e apontamentos para a promoção do ensino, da educação, do trabalho e do pensamento crítico. A metodologia dessa pesquisa foi adaptada a partir da pesquisa colaborativa, que é caracterizada por uma investigação na educação entre pesquisador e docentes, que trabalham concomitantemente de modo a criar um ele entre o arcabouço teórico do responsável pela investigação e o conhecimento prático dos professores, na geração de saberes nas práticas educativas, permeado por um acordo de responsabilidades e reflexões críticas, de modo democrático e que todos tenham voz. Os resultados alcançados foram a construção de uma dissertação com resultados científicos significativos, assim como, a elaboração do curso de formação continuada “Competências para o Futuro”, com cinco opções de utilização de recursos educacionais que englobaram a produção de questionários, avaliações online, produção de vídeos, infográficos, apresentações, edição de imagens, produção colaborativa de conteúdo, criação de livros, cartões, logotipos, podcasts, quiz interativo, nuvens de palavras, enquetes onlines, gameficação e mural virtual com compartilhamento multimídia. Por fim, espera-se com novas pesquisas possam contribuir para a ampliação do interesse e das discussões relacionadas a formação continuada docente na educação profissional e tecnológica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Brancopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFACpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - 2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE PARA O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE DESAFIOS PROVOCADOS PELA PANDEMIA E O ENSIN.pdfDissertação6.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Competências para o futuro.pdfProduto Educacional de Mestrado7.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.