Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/12
Tipo: Dissertação
Título: A Inclusão do Autista no Espaço Pedagógico do Instituto Federal do Acre do Campus Rio Branco.
Autor(es): OLIVEIRA, Roger Correa de.
Primeiro Orientador: FREITAS, CÉSAR GOMES DE.
Resumo: O trabalho teve por objetivo analisar sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA nos espaços formais pedagógicos do Instituto Federal do Acre – Câmpus Rio Branco. Ao problematizar a inclusão, buscou-se atender os objetivos designados no projeto: conhecer e conceituar o transtorno, analisar o avanço das matrículas nos cursos integrados, saber sobre como a gestão age no processo inclusivo, em particular de discentes com TEA. Composto por três artigos que foram alicerçados em compreender a necessidade de uma educação efetivamente para toda a sociedade. O método da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, e o desenvolvimento, aplicação e validação do produto educacional seguiram as etapas da pesquisa proposta. Os resultados inicias se traduzem na crescente ascensão matricular de alunos com o Espectro Autista e os avanços da Equipe Gestora da Instituição nas ações e práticas inclusivas, bem como revela os desafios para aprimorar a inclusão escolar. Fatos que culminaram na elaboração de produto educacional em forma de um Guia para Gestores do Ifac para lidar com ainclusão de alunos com TEA.
Abstract: The study aimed to analyze the inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder - ASD in the formal educational spaces of the Federal Institute of Acre - Campus Rio Branco. By problematizing the inclusion, we sought to meet the objectives designated in the project: knowing and conceptualizing the disorder, analyzing the progress of enrollment in integrated courses, knowing how management acts in the inclusive process, in particular for students with ASD. Composed of three articles that were based on understanding the need for effective education for the entire society. The research method followed a qualitative approach, and the development, application and validation of the educational product followed the steps of the proposed research. The initial results are reflected in the increasing enrollment of students with the Autistic Spectrum and the advances of the Institution's Management Team in inclusive actions and practices, as well as revealing the challenges to improve school inclusion. Facts that culminated in the development of an educational product in the form of a Guide for Ifac Managers to deal with the inclusion of students with ASD.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
Espaços pedagógicos
Gestão Democrática
Produto Educacional
CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Acre
Sigla da Instituição: IFAC
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Branco
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/12
Data do documento: 23-Jul-2021
Aparece nas coleções:Dissertações - 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_0428415_Dissertacao___Roger_Correa_de_Oliveira.pdfDissertação13.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Guia para gestores do Instituto Federal do Acre - Campus Rio Branco voltado para à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista..pdfProduto Educacional de Mestrado10 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.