https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/12
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Inclusão do Autista no Espaço Pedagógico do Instituto Federal do Acre do Campus Rio Branco. |
Autor(es): | OLIVEIRA, Roger Correa de. |
Primeiro Orientador: | FREITAS, CÉSAR GOMES DE. |
Resumo: | O trabalho teve por objetivo analisar sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA nos espaços formais pedagógicos do Instituto Federal do Acre – Câmpus Rio Branco. Ao problematizar a inclusão, buscou-se atender os objetivos designados no projeto: conhecer e conceituar o transtorno, analisar o avanço das matrículas nos cursos integrados, saber sobre como a gestão age no processo inclusivo, em particular de discentes com TEA. Composto por três artigos que foram alicerçados em compreender a necessidade de uma educação efetivamente para toda a sociedade. O método da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, e o desenvolvimento, aplicação e validação do produto educacional seguiram as etapas da pesquisa proposta. Os resultados inicias se traduzem na crescente ascensão matricular de alunos com o Espectro Autista e os avanços da Equipe Gestora da Instituição nas ações e práticas inclusivas, bem como revela os desafios para aprimorar a inclusão escolar. Fatos que culminaram na elaboração de produto educacional em forma de um Guia para Gestores do Ifac para lidar com ainclusão de alunos com TEA. |
Abstract: | The study aimed to analyze the inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder - ASD in the formal educational spaces of the Federal Institute of Acre - Campus Rio Branco. By problematizing the inclusion, we sought to meet the objectives designated in the project: knowing and conceptualizing the disorder, analyzing the progress of enrollment in integrated courses, knowing how management acts in the inclusive process, in particular for students with ASD. Composed of three articles that were based on understanding the need for effective education for the entire society. The research method followed a qualitative approach, and the development, application and validation of the educational product followed the steps of the proposed research. The initial results are reflected in the increasing enrollment of students with the Autistic Spectrum and the advances of the Institution's Management Team in inclusive actions and practices, as well as revealing the challenges to improve school inclusion. Facts that culminated in the development of an educational product in the form of a Guide for Ifac Managers to deal with the inclusion of students with ASD. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Transtorno do Espectro Autista Espaços pedagógicos Gestão Democrática Produto Educacional |
CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Acre |
Sigla da Instituição: | IFAC |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Rio Branco |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/12 |
Data do documento: | 23-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - 2018 |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_0428415_Dissertacao___Roger_Correa_de_Oliveira.pdf | Dissertação | 13.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Guia para gestores do Instituto Federal do Acre - Campus Rio Branco voltado para à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista..pdf | Produto Educacional de Mestrado | 10 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.